O Ruben Amorim ia ser campeão este ano com uma perna às costas. Chega a Manchester, e consegue fazer ainda pior do que o adepto mais pessimista esperaria.
Deixou de saber treinar? Ele e a sua equipa técnica?
A meu ver, a palavra chave, é contexto.
O Anselmi pode vir a ser o melhor ou o pior treinador da nossa história. Não faço ideia. Mas uma coisa eu tenho a certeza, encontrou o pior contexto possível, e por isso acho que uma avaliação só será justa a partir da próxima época.
Tínhamos um plantel fraco, que ficou ainda pior em Janeiro, com jogadores emprestados a fazer uma tour pelo Porto durante um ano, jogadores contrariados por não terem dado o salto, jogadores em fim de ciclo, agentes a soprar aos ouvidos e jogadores manifestamente fracos para um nível que se quer elevado.
O treinador mantém as suas ideias, e pode até vir a morrer com elas. Entre isso e jogar como o Boavista para o pontinho, com a desculpa que o plantel é fraco e o importante é amealhar umas migalhas, eu sei bem o que prefiro.
Que se separe o trigo do joio e que na próxima temporada só esteja cá quem efetivamente quer e tem capacidades para jogar no nosso clube.
Aconselho também, a quem não viu, que assista ao documentário do Luis Enrique. A diferença entre ter um grupo de jogadores, muitos deles com um talento absurdo, ou ter uma verdadeira equipa, é gigante. Para implementares as tuas ideias, tens que ter jogadores para isso e é também preciso que eles estejam recetivos.