Actualidade Nacional

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,941
5,952
imagino certo pessoal a ler isto... até têm um ataque de pânico:

🌍 Situação atual e crescimento histórico

População em 2025: Cerca de 1,55 mil milhões, representando aproximadamente 18–19 % da população mundial.

Desde 1960, a população africana aumentou mais de cinco vezes, de ~284 milhões para mais de 1,5 mil milhões.

Fatores que impulsionam o crescimento

Taxas de fertilidade altas: Média de 4 filhos por mulher, com regiões como a África Central a ultrapassar os 5,5.

Queda na mortalidade: A mortalidade infantil caiu de cerca de 145 para 38 por 1.000 nascimentos (1960–2024); a esperança média de vida subiu de 43 para cerca de 66 anos.

População muito jovem: Cerca de 60 % dos africanos têm menos de 25 anos, e a idade mediana ronda os 19–20 anos.

Taxa de crescimento anual

Atualmente cerca de 2,3 % ao ano, o que representa cerca de 34 milhões de pessoas a mais por ano.

Projeções futuras

Até 2050, a população africana deverá atingir entre 2,4 e 2,5 mil milhões, cerca de 25–28 % da população mundial.

O aumento de cerca de 950 milhões de pessoas até 2050 representará mais de 60 % do crescimento populacional global.

Até 2100, a África poderá representar cerca de 38 % da população mundial.

Destaques regionais

Os países que mais contribuem para este crescimento são Nigéria, RDC (República Democrática do Congo), Etiópia, Egipto e Tanzânia.

O crescimento mais acelerado verifica-se em África Central, Oriental e Ocidental.

Cidades como Lagos, Kinshasa e Cairo estão a crescer rapidamente; prevê-se que existam seis megacidades com mais de 10 milhões de habitantes até 2035.
Já há empresas africanas a trabalhar nesse conceito, que em poucas décadas, serão a maior força laboral mundial, e consequentemente os maiores exportadores de trabalhadores remotos, e não só.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,941
5,952
Que é que o sistema neoliberal te ensina ? Que só vais ter direito a uma vida ? E que sendo assim, é melhor pensar como a queres viver ? Pensei que era uma cena de lógica. O do víveres uma vez.
Eu tenho filhos, não pensei nisso.
Mas também não quis ter filhos para o proletariado coletivo.
O sistema neoliberal ensina-te essencialmente que a tua liberdade está acima de tudo o resto.

Depois vende-te o conceito de felicidade através do consumismo.

Não apenas isso, mas principalmente isso. Mas nem todos somos iguais, como tal, decisões diferenciadas são tomadas por todos nós.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,792
6,212
Tenho para comigo que, tal como referes essas tantas nacionalidades, o problema está na mentalidade incutida pelo sistema neoliberal que temos na sociedade ocidental... O mais conheço são casais que não têm filhos porque não querem ficar presos, querem é curtir a vida, viajar, e ter essencialmente a sua própria liberdade.

A falta de dinheiro, e parcos salários nunca foi desculpa para ter ou deixar de ter filhos.

Mas é só uma opinião minha.
Conheço casais que gostariam de ter mais um filho, mas depois põem-se a fazer contas e concluem que seria demasiado esforço, financeiro e não só.
Mas a maior parte dos meus amigos só tem um filho e não é por falta de dinheiro, é porque preferem o seu conforto e a sua liberdade.
Portanto, concordo que é sobretudo uma questão de mentalidade. Mas eu não os posso criticar por isso, porque eu nem filho nenhum quis ter.

Há cem anos as pessoas tinham muitos filhos porque precisavam de braços para a lavoura e os filhos eram vistos como uma segurança na velhice (quando não havia segurança social). Portanto, eram encarados como uma necessidade e um investimento. Hoje não é assim. As pessoas são muito mais individualistas e hedonistas. Mas, uma vez mais, não sou que tenho o direito de as criticar. Mas que este desequilíbrio demográfico é insustentável, é mais que óbvio.

wolfheart

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2015
6,560
7,908
Bragança
O sistema neoliberal ensina-te essencialmente que a tua liberdade está acima de tudo o resto.

Depois vende-te o conceito de felicidade através do consumismo.

Não apenas isso, mas principalmente isso. Mas nem todos somos iguais, como tal, decisões diferenciadas são tomadas por todos nós.
Entendo perfeitamente. E é verdade que principalmente as novas gerações, se regem muito pelo ter, isto aquilo, quanto mais caro melhor.
Arrependo-me de muitas coisas na vida. Ter filhos certamente não. Nunca mais tive descanso, nem manhãs inteiras na cama e as vezes sinto falta disso. Mas o resto compensa.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,941
5,952
Entendo perfeitamente. E é verdade que principalmente as novas gerações, se regem muito pelo ter, isto aquilo, quanto mais caro melhor.
Arrependo-me de muitas coisas na vida. Ter filhos certamente não. Nunca mais tive descanso, nem manhãs inteiras na cama e as vezes sinto falta disso. Mas o resto compensa.
Só tenho um, mas sei bem do que falas e concordo a 100%.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,941
5,952
Conheço casais que gostariam de ter mais um filho, mas depois põem-se a fazer contas e concluem que seria demasiado esforço, financeiro e não só.
Mas a maior parte dos meus amigos só tem um filho e não é por falta de dinheiro, é porque preferem o seu conforto e a sua liberdade.
Portanto, concordo que é sobretudo uma questão de mentalidade. Mas eu não os posso criticar por isso, porque eu nem filho nenhum quis ter.

Há cem anos as pessoas tinham muitos filhos porque precisavam de braços para a lavoura e os filhos eram vistos como uma segurança na velhice (quando não havia segurança social). Portanto, eram encarados como uma necessidade e um investimento. Hoje não é assim. As pessoas são muito mais individualistas e hedonistas. Mas, uma vez mais, não sou que tenho o direito de as criticar. Mas que este desequilíbrio demográfico é insustentável, é mais que óbvio.
Eu também não critico quem não os tem, e aqui onde moro é até norma e quase lei (leia-se pressão social) de ter 2, se possível no menor espaço de tempo possível, para depois a vida seguir. No entanto, conheço mesmo muitos que não os têm porque querem curtir as vidas sem ter de prestar contas a ninguém.

E estão no seu direito.

• Like
Reações: Dagerman

Cheue

12 Maio 2016
27,533
43,590
Conquistas
7
109

antigamente muitas pessoas tinham filhos porque sim, porque saiam.
contraceptivos e pull out eram heresia e aborto muito mais...

mesmo pessoa sem condições financeiras para isso tinham vários filhos

era igual ao que ainda acontece hoje em vários países africanos e asiáticos.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,596
15,658

Há uma piada que vejo muitas vezes no instagram graças ao algoritmo que é “um filho é um filho, 2 filhos são 5 filhos, 3 filhos são 9473837 filhos, 8 tempestades e um burro”. Posso confirmar que é verdade.

Quando não estou a resmungar com vocês aqui no fórum, estou de certeza a ralhar com um deles. Só tenho paz depois das 11 da noite.

percebo inteiramente quem fica só pelo primeiro, ou até resolve não ter filhos, mas é amor a multiplicar, nunca a dividir. Enche o coração vê-los crescer.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,792
6,212
antigamente muitas pessoas tinham filhos porque sim, porque saiam.
contraceptivos e pull out eram heresia e aborto muito mais...

mesmo pessoa sem condições financeiras para isso tinham vários filhos

era igual ao que ainda acontece hoje em vários países africanos e asiáticos.
Antigamente era normal quase uma barrigada por cada pinocada. A minha avó materna teve 14 filhos, mas a mãe dela só teve dois, e isso num tempo onde ter só dois era raro. Ou seja, sempre houve forma de controlar a coisa, se as pessoas quisessem e soubessem como. Mas muitas vezes eram tão analfabetos que achavam que tinha de ser como deus queria.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,596
15,658
O Halal é feito para que ? Quem disse essa ? O alcorão ?
Tantas décadas a estudar, quem de direito, cientistas, o abate menos desumano possível e agora vamos escutar religiosos ?
O abate é só parte da vida do animal, o que interessa o abate ser misericordioso e rapido se depois vivem como os frangos, que nem patas têm, ou como os porcos, que são encurralados e morrem em pânico porque percebem longos minutos antes do abate que vão ser abatidos?

infelizmente a produção de animais para consumo em massa é um problema sério e “desumano”.
O melhor é aderir ao veganismo ou, na impossibilidade de evitar o consumo (porque é bom, fdx) tentar diminuir o número de vezes que se come bichos.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,792
6,212
Há uma piada que vejo muitas vezes no instagram graças ao algoritmo que é “um filho é um filho, 2 filhos são 5 filhos, 3 filhos são 9473837 filhos, 8 tempestades e um burro”. Posso confirmar que é verdade.

Quando não estou a resmungar com vocês aqui no fórum, estou de certeza a ralhar com um deles. Só tenho paz depois das 11 da noite.

percebo inteiramente quem fica só pelo primeiro, ou até resolve não ter filhos, mas é amor a multiplicar, nunca a dividir. Enche o coração vê-los crescer.
A vantagem de ter dois filhos, sobretudo se forem de idades próximas, é que eles se podem entreter um ao outro e não passam o tempo a chatear os pais.
Digo eu, com a minha vasta experiência de zero filhos.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,596
15,658
A vantagem de ter dois filhos, sobretudo se forem de idades próximas, é que eles se podem entreter um ao outro e não passam o tempo a chatear os pais.
Digo eu, com a minha vasta experiência de zero filhos.
Conheço muitas pessoas que pensam assim e tem toda a lógica porque “sacrificas” a tua vida durante 5 ou 6 anos enquanto ainda és jovem e podes voltar a viver ainda na faixa dos 30, quando eles se entretém um ao outro. Eu como tive um aos 22, outro aos 28 e outro aos 35, fodi um pouco a lógica.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,446
7,779
46
Lisboa
Já há empresas africanas a trabalhar nesse conceito, que em poucas décadas, serão a maior força laboral mundial, e consequentemente os maiores exportadores de trabalhadores remotos, e não só.
Estão um bocado desfasados. Em poucas décadas os trabalhadores não vão ser precisos para quase nada.