Actualidade Nacional

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,928
5,945
Entendo perfeitamente. E é verdade que principalmente as novas gerações, se regem muito pelo ter, isto aquilo, quanto mais caro melhor.
Arrependo-me de muitas coisas na vida. Ter filhos certamente não. Nunca mais tive descanso, nem manhãs inteiras na cama e as vezes sinto falta disso. Mas o resto compensa.
Só tenho um, mas sei bem do que falas e concordo a 100%.

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,928
5,945
Conheço casais que gostariam de ter mais um filho, mas depois põem-se a fazer contas e concluem que seria demasiado esforço, financeiro e não só.
Mas a maior parte dos meus amigos só tem um filho e não é por falta de dinheiro, é porque preferem o seu conforto e a sua liberdade.
Portanto, concordo que é sobretudo uma questão de mentalidade. Mas eu não os posso criticar por isso, porque eu nem filho nenhum quis ter.

Há cem anos as pessoas tinham muitos filhos porque precisavam de braços para a lavoura e os filhos eram vistos como uma segurança na velhice (quando não havia segurança social). Portanto, eram encarados como uma necessidade e um investimento. Hoje não é assim. As pessoas são muito mais individualistas e hedonistas. Mas, uma vez mais, não sou que tenho o direito de as criticar. Mas que este desequilíbrio demográfico é insustentável, é mais que óbvio.
Eu também não critico quem não os tem, e aqui onde moro é até norma e quase lei (leia-se pressão social) de ter 2, se possível no menor espaço de tempo possível, para depois a vida seguir. No entanto, conheço mesmo muitos que não os têm porque querem curtir as vidas sem ter de prestar contas a ninguém.

E estão no seu direito.

• Like
Reações: Dagerman

Cheue

12 Maio 2016
27,485
43,497
Conquistas
7
109
Conheço casais que gostariam de ter mais um filho, mas depois põem-se a fazer contas e concluem que seria demasiado esforço, financeiro e não só.
Mas a maior parte dos meus amigos só tem um filho e não é por falta de dinheiro, é porque preferem o seu conforto e a sua liberdade.
Portanto, concordo que é sobretudo uma questão de mentalidade. Mas eu não os posso criticar por isso, porque eu nem filho nenhum quis ter.

Há cem anos as pessoas tinham muitos filhos porque precisavam de braços para a lavoura e os filhos eram vistos como uma segurança na velhice (quando não havia segurança social). Portanto, eram encarados como uma necessidade e um investimento. Hoje não é assim. As pessoas são muito mais individualistas e hedonistas. Mas, uma vez mais, não sou que tenho o direito de as criticar. Mas que este desequilíbrio demográfico é insustentável, é mais que óbvio.
antigamente muitas pessoas tinham filhos porque sim, porque saiam.
contraceptivos e pull out eram heresia e aborto muito mais...

mesmo pessoa sem condições financeiras para isso tinham vários filhos

era igual ao que ainda acontece hoje em vários países africanos e asiáticos.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,580
15,620

Há uma piada que vejo muitas vezes no instagram graças ao algoritmo que é “um filho é um filho, 2 filhos são 5 filhos, 3 filhos são 9473837 filhos, 8 tempestades e um burro”. Posso confirmar que é verdade.

Quando não estou a resmungar com vocês aqui no fórum, estou de certeza a ralhar com um deles. Só tenho paz depois das 11 da noite.

percebo inteiramente quem fica só pelo primeiro, ou até resolve não ter filhos, mas é amor a multiplicar, nunca a dividir. Enche o coração vê-los crescer.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,776
6,183
antigamente muitas pessoas tinham filhos porque sim, porque saiam.
contraceptivos e pull out eram heresia e aborto muito mais...

mesmo pessoa sem condições financeiras para isso tinham vários filhos

era igual ao que ainda acontece hoje em vários países africanos e asiáticos.
Antigamente era normal quase uma barrigada por cada pinocada. A minha avó materna teve 14 filhos, mas a mãe dela só teve dois, e isso num tempo onde ter só dois era raro. Ou seja, sempre houve forma de controlar a coisa, se as pessoas quisessem e soubessem como. Mas muitas vezes eram tão analfabetos que achavam que tinha de ser como deus queria.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,580
15,620
O Halal é feito para que ? Quem disse essa ? O alcorão ?
Tantas décadas a estudar, quem de direito, cientistas, o abate menos desumano possível e agora vamos escutar religiosos ?
O abate é só parte da vida do animal, o que interessa o abate ser misericordioso e rapido se depois vivem como os frangos, que nem patas têm, ou como os porcos, que são encurralados e morrem em pânico porque percebem longos minutos antes do abate que vão ser abatidos?

infelizmente a produção de animais para consumo em massa é um problema sério e “desumano”.
O melhor é aderir ao veganismo ou, na impossibilidade de evitar o consumo (porque é bom, fdx) tentar diminuir o número de vezes que se come bichos.

• Like
Reações: Mike_Walsh

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,776
6,183
Há uma piada que vejo muitas vezes no instagram graças ao algoritmo que é “um filho é um filho, 2 filhos são 5 filhos, 3 filhos são 9473837 filhos, 8 tempestades e um burro”. Posso confirmar que é verdade.

Quando não estou a resmungar com vocês aqui no fórum, estou de certeza a ralhar com um deles. Só tenho paz depois das 11 da noite.

percebo inteiramente quem fica só pelo primeiro, ou até resolve não ter filhos, mas é amor a multiplicar, nunca a dividir. Enche o coração vê-los crescer.
A vantagem de ter dois filhos, sobretudo se forem de idades próximas, é que eles se podem entreter um ao outro e não passam o tempo a chatear os pais.
Digo eu, com a minha vasta experiência de zero filhos.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
11,580
15,620
A vantagem de ter dois filhos, sobretudo se forem de idades próximas, é que eles se podem entreter um ao outro e não passam o tempo a chatear os pais.
Digo eu, com a minha vasta experiência de zero filhos.
Conheço muitas pessoas que pensam assim e tem toda a lógica porque “sacrificas” a tua vida durante 5 ou 6 anos enquanto ainda és jovem e podes voltar a viver ainda na faixa dos 30, quando eles se entretém um ao outro. Eu como tive um aos 22, outro aos 28 e outro aos 35, fodi um pouco a lógica.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,428
7,748
46
Lisboa
Já há empresas africanas a trabalhar nesse conceito, que em poucas décadas, serão a maior força laboral mundial, e consequentemente os maiores exportadores de trabalhadores remotos, e não só.
Estão um bocado desfasados. Em poucas décadas os trabalhadores não vão ser precisos para quase nada.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,776
6,183
Estão um bocado desfasados. Em poucas décadas os trabalhadores não vão ser precisos para quase nada.
Pelo menos parecer ser esse o plano. Não vejo é como é que uma sociedade sem trabalhadores nem contribuintes poderia funcionar. Quem é que ia comprar os bens e serviços produzidos pela automação e pela IA, e pagar os respectivos impostos? As próprias máquinas? Não. Os 10% do topo? Não seria suficiente. Uma economia que incluísse apenas os 10% do topo não geraria capital suficiente para manter as coisas de que os ricos precisam, como uma força policial ou a manutenção de infraestruturas como estradas e aeroportos.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,428
7,748
46
Lisboa
Pelo menos parecer ser esse o plano. Não vejo é como é que uma sociedade sem trabalhadores nem contribuintes poderia funcionar. Quem é que ia comprar os bens e serviços produzidos pela automação e pela IA, e pagar os respectivos impostos? As próprias máquinas? Não. Os 10% do topo? Não seria suficiente. Uma economia que incluísse apenas os 10% do topo não geraria capital suficiente para manter as coisas de que os ricos precisam, como uma força policial ou a manutenção de infraestruturas como estradas e aeroportos.
Que tal um mundo com menos pessoas com acesso a bens? E no fim um mundo com menos pessoas? Isto seria um extremo, mas que pode acontecer se as pessoas não acordarem.

Mas voltando a um futuro mais próximo e ao que estás a dizer. Por isso mesmo é que acho que como sociedade estamos a ir no sentido oposto do que devíamos (economias de direita em vez de esquerda). A segurança social do futuro vai ter que suportar muito mais do que suporta hoje. Varias ordens de grandeza mais. E isso só vai poder acontecer se os poucos que vão ter cada vez mais riqueza descontarem muito mais do que descontam hoje (impostos muito mais altos). Imagina que tens uma economia que só precisa de uns 10% da população (até pode ser menos), como manténs os outros? Mais tarde ou mais cedo isto vai acontecer, que ninguém tenha dúvidas disto.
A classe baixa, a média ou até uma parte da alta ainda não lhes caiu a ficha, mas os Peter Thiels estão todos mais do que conscientes disto, e já estão várias jogadas à frente de todos os outros.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,776
6,183
Que tal um mundo com menos pessoas com acesso a bens? E no fim um mundo com menos pessoas? Isto seria um extremo, mas que pode acontecer se as pessoas não acordarem.

Mas voltando a um futuro mais próximo e ao que estás a dizer. Por isso mesmo é que acho que como sociedade estamos a ir no sentido oposto do que devíamos (economias de direita em vez de esquerda). A segurança social do futuro vai ter que suportar muito mais do que suporta hoje. Varias ordens de grandeza mais. E isso só vai poder acontecer se os poucos que vão ter cada vez mais riqueza descontarem muito mais do que descontam hoje (impostos muito mais altos). Imagina que tens uma economia que só precisa de uns 10% da população (até pode ser menos), como manténs os outros? Mais tarde ou mais cedo isto vai acontecer, que ninguém tenha dúvidas disto.
A classe baixa, a média ou até uma parte da alta ainda não lhes caiu a ficha, mas os Peter Thiels estão todos mais do que conscientes disto, e já estão várias jogadas à frente de todos os outros.
Nesse mundo em que só os ricos teriam acesso a serviços prime, os 90% não teriam acesso a cuidados de saúde na velhice. O que significa que em vez de viverem em média até aos 85, viveriam até aos 65-70 e portanto morreriam antes de chegar à reforma. Segurança social? Problem solved.

A ideia de que 80% da população poderia ser mantida, mesmo que apenas com o básico, através das contribuições dos outros 20% é completamente impossível.
É a aquela tecno-utopia de que um dia as máquinas iam trabalhar pelos humanos e estes iam passar a vida na praia. Como utopia, acho que é uma das mais estúpidas que alguma vez se conceberam.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,776
6,183
Mesmo esses. Vão ser precisos gradualmente cada vez menos. Em última análise a AI será capaz de se contruir a si própria.
Os únicos empregos para humanos que estão absolutamente seguros são os que exijam motricidade fina (de mãos e de pernas) ou flexibilidade física e mental. Ou seja trabalhos como de trolha, electricista, picheleiro, prostituta ou futebolista.