O problema é o efeito contagiante que isso provoca. Uma Primark na rua de santa catarina sobe os preços todos em volta e é só uma loja em 100 ou 200.
Eu até citei o FMI, insuspeito de ser de esquerda, para não dizeres que tenho bias ideológico.
É importante distinguir o que é a esquerda em Portugal e a extrema esquerda, nunca vi ninguém de esquerda estar a ponderar um arrendamento coercivo, isso não existe..
Quanto aos vistos gold enfim é o que é se achas que essas 12 mil casas é que fazem a diferença...
Falando de negacionismo ideológico.

O Moedas até disse por estes dias que não podia limitar o AL em Lisboa porque tinham feito isso em NY e os preços dos hotéis tinham subido e que não podiam fazer isso em Lisboa porque senão os turistas nem vinham, porque para essa gente que governa a CML são mais importantes os turistas do que os habitantes locais.
por um lado os vistos gold não têm influência no aumento do preço das casas mas a vinda de milionários já influencia. Está certo.
Toda a procura influencia, é uma questão de dimensão, não é porque tens um visto gold que os 500 mil euros que dás por uma casa vai ter um impacto diferente de outro que compra uma casa por 500K..
O Negacionismo é achar que se tirasses 1M de estrangeiros que vieram viver para Portugal nos últimos anos o mercado era o mesmo.. o aumento é muito grande porque as casas eram muito baratas porque haviam muitas, não estavam num preço normal. Como disse vai construir uma casa e vê quanto te fica por m2..
Mas no final voltamos ao mesmo isso para ti e para mim vai basicamente dar ao mesmo temos casa.. e cada vez mais vai havendo fratura geracional em Portugal por essa razão.
Habitação é só uma parte, e imigração turismo e habitação estão muito interligadas, Portugal não tem um plano a longo nem sequer a médio prazo, tem este do turismo para ir aguentando o bote por uns tempos, é aproveitar enquanto dura..
Olha, bitcoin é que não é para mim.
tambem não tenho nada ai.