Eu que me lembre batí nos meus filhos uma vez em cada um e arrependo-me amargamente e não esqueço porque fui injusto.Opá eu disse o que disse por causa desta tua frase "No meu tempo, se chegasse a casa e dissesse que o professor me havia ralhado ou até mesmo dado uma reguada (anos 80), antes da pergunta "porquê" já estava a levar outra vez, desta vez da minha mãe. E, pasme-se, ajudou-me a ser um ser humano educado e a respeitar o próximo."
Era uma característica muito comum na geração dos anos 80, a geração dos meus irmãos.
Como se vê actualmente, levar reguadas do professor e a seguir levar em casa, não ajudou a que a geração que foi educada assim, passasse aos seus filhos os valores do respeito. Quando eram miúdos "comiam" do professor e dos pais, agora deixam os seus ricos filhinhos fazerem o que bem lhes apetece. Os mimados actuais são os filhos da geração que foi educada com base no tabefe.
Não precisei de tabefes para os educar, bastava dizer não e eles obedeciam - posso ter sido um sortudo mas foi assim, a minha falecida mãe andava sempre a ralhar-me deles mas eu não ligava porque as notas escolares eram boas e eu sabia como agir se não fossem, nunca fui chamado à escola para me fazerem queixas deles. Só uma vez fui chamado já o meu filho andava no 9º ano de escolaridade e a diretora perguntou-me porque não vem saber nada dele, eu perguntei; ele é mau aluno, tem más notas que eu saiba são boas, foi deselegante com algum professor? Resposta dela meia encabutada; nada disso, é bom aluno e educado mas anda no recreio isolado dos outros, respondi-lhe; sai ao pai é chato mas não perturba ninguém pois não? E vim embora.
Mas se tivesse necessidade de agir eu saberia fazer só que não encontrava motivos, um exemplo ridículo; a minha filha já com 16 anos queria sair e a mãe dela dizia; vai pedir autorização ao teu pai - eu ficava fodido com aquilo. Ainda por cima a minha mãe a remoer por trás e eu sabia porquê; foi educada num colégio de freiras e tinha uma educação severa que me tentou transmitir mas com 14 anos eu já não lhe obedecia e porque ia impor a outros o que aprendi e não serviu para mim?
PS;
fui expulso uma vez de uma aula por estar a conversar, o professor era o mítico Óscar Lopes e apenas me disse em voz muito serena; pode sair.
Nunca mais o ví, anos mais tarde soube que foi preso pela DGS/Pide e não foi por esta cena seguramente.
Mas nos tempos do Liceu tive um professor de português que se entusiasmava com o que ensinava, era brilhante mas era louco, constava que tinha sido expulso de outra escola por ter deitado pela janela fora, R-C, um aluno. Eu conhecia o seu estilo e estava sempre calado a olhar para ele mas havia um que chegava atrasado; se se sentasse ele nem o via mas o calhau interpelou-o uma vez com um papel na mão; está aqui a justificação da minha mãe, o tipo ficou furibundo rasgou o papel e creio que o expulsou. Dias depois a mesma cena; dessa vez rasgou o papel e deu-lhe um pontapé no cu e disse fora desta merda aqui. Memórias que me vieram agora à lembrança.
Última edição: