Actualidade Nacional

Tails

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,525
14,935
E com isso distanciar-se ainda mais do PS e dos restantes partidos à sua esquerda?
Até ao dia que seja o partido mais votado..

Quem ficou contente com o que aconteceu ao PS no domingo, percebe de muita coisa, de história não é uma delas de certeza.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,522
8,033
Podes interpretar o que quiseres, o Montenegro sempre falou em relação à entrada do governo do Chega. TODOS os partidos negoceiam entre si. O PS negociou com o Chega, especialmente na oposição.

O PSD não precisará do Chega para nada caso o PS seja responsável.
Não, o Montenegro disse expressamente: "Não é não. Eu nunca farei nenhum acordo político de governação com o Chega".

• Like
  • Não gosto
Reações: Tails e Michael Dsp

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,266
4,420
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
se aprovarem medidas com o Chega também podem passar orçamentos com o Chega.
O Chega é muito mais próximo do PS na matéria económica do que do PSD. Tipo, não estou a tentar ser pedante e a tentar dizer que o Chega e o PS são iguais, prefiro mil vezes o PS.

Agora, o argumento de que a AD é mais liberal é verdadeiro.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,712
14,366
Esmoriz
O PS não será mais a segunda força política em termos parlamentares. Para se reconstruir e em nome da democracia, precisará de ceder bastante ao governo da AD.

O que não significa que essas cedências constituam um bloco central. Marcelo e Guterres não formaram um bloco central. Até o Passos negociou com o governo do Sócrates.

O PS poderá e deverá fazer oposição, também tendo o governo da AD o dever de ceder em certas matérias. Agora, não pode acontecer como o ano passado: o PS não pode exigir nada, por exemplo, em matéria de IRS jovem, IRS e IRC, como fez o ano passado, especialmente se a diferença entre as duas propostas for de 1%.
Ao contrário do que acontecia até 2025, acho que ceder bastante ao governo do AD pode ser uma faca de dois legumes: se não tiverem cuidado correm o risco de desaparecer, qual PS francês. Mas, hei, isso não é problema meu. ;)

• Like
Reações: bluemonday

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
80,661
140,864
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Ao contrário do que acontecia até 2025, acho que ceder bastante ao governo do AD pode ser uma faca de dois legumes: se não tiverem cuidado correm o risco de desaparecer, qual PS francês. Mas, hei, isso não é problema meu. ;)
Porque não uma faca de duas frutas?
:LOL:

Cedências cedências, têm sempre de ser razoáveis, não é deixar fazer tudo, mas também não é criar obstáculos não ultrapassáveis ou desnecessários por alguma questão de lana caprina.
A posição é dificil, é saber caminhar bem no fio mantendo o equilibrio e não cair.

• Like

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,266
4,420
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Não, o Montenegro disse expressamente: "Não é não. Não faremos nenhum acordo de governação com o Chega".
Ou seja, estás a dizer que negociações equiparam-se a uma Geringonça?

Além disso, podemos interpretar acordo político de governação de uma forma mais lata ou restrita. O que muitas vezes os jornalistas perguntavam era se o Chega ia integrar o governo - aliás, era essa a condição do próprio Chega para viabilizar. Foi daí que surgiu o não é não.

De uma forma mais lata, uma Geringonça é um acordo político de governação. Mais uma vez, trata-se de um acordo escrito em que o PS adotava medidas concretas e bandeiras dos dois partidos em troca de votos A FAVOR dos outros dois partidos.

A AD dizer "vamos ter mais atenção à imigração" sem nenhuma proposta concreta e o Chega abster-se na votação não constitui um acordo político.

De todo o modo, insisto: a AD não precisará do Chega se o PS for responsável.

• Like
Reações: Edgar Siska

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,266
4,420
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto

Cedências cedências, têm sempre de ser razoáveis, não é deixar fazer tudo, mas também não é criar obstáculos não ultrapassáveis ou desnecessários por alguma questão de lana caprina.
A posição é dificil, é saber caminhar bem no fio mantendo o equilibrio e não cair.
O PS pode muito bem deixar o governo governar durante dois ou três anos e depois deitá-lo abaixo. Pode, por exemplo, viabilizar um OE sem muitas exigências (propostas do PS adotadas existirão sempre) e, concomitantemente, instaurar uma CPI ao Montenegro.

Não percebo essa coisa do Bloco Central.

• Like

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,522
8,033
Ou seja, estás a dizer que negociações equiparam-se a uma Geringonça?

Além disso, podemos interpretar acordo político de governação de uma forma mais lata ou restrita. O que muitas vezes os jornalistas perguntavam era se o Chega ia integrar o governo - aliás, era essa a condição do próprio Chega para viabilizar. Foi daí que surgiu o não é não.

De uma forma mais lata, uma Geringonça é um acordo político de governação. Mais uma vez, trata-se de um acordo escrito em que o PS adotava medidas concretas e bandeiras dos dois partidos em troca de votos A FAVOR dos outros dois partidos.

A AD dizer "vamos ter mais atenção à imigração" sem nenhuma proposta concreta e o Chega abster-se na votação não constitui um acordo político.

De todo o modo, insisto: a AD não precisará do Chega se o PS for responsável.
O Chega já disse que acordo com a AD só se for escrito. Se se confirmar, não me parece muito diferente de uma Geringonça. Na prática, é a mesma coisa.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,266
4,420
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O Chega já disse que acordo com a AD só se for escrito. Se se confirmar, não me parece muito diferente de uma Geringonça. Na prática, é a mesma coisa.
Mas aí estás a assumir que as negociações são em torno de um acordo. Não teria tanta certeza, até porque o cão do Hugo Soares veio repetir o Não é não novamente. Nenhum outro jornal disse que o governo estava a preparar um acordo sem ser o Expresso.

Vamos esperar e depois fazer as críticas devidas, se necessário. Como deves compreender, sentir-me-ia traído se houvesse mesmo um acordo político de governação no sentido em que o entendo.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,419
8,618
Até ao dia que seja o partido mais votado..

Quem ficou contente com o que aconteceu ao PS no domingo, percebe de muita coisa, de história não é uma delas de certeza.
Confesso que já não é a primeira vez que leio isso, e sem qualquer ataque pessoal nem nada que se pareça, mas gostava era que o próprio PS percebe-se o que se passou e que quando aponta um dedo, tem três virados a ele.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
3,266
4,420
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
A CDU e o SPD, na Alemanha, conseguiram colocar as diferenças de lado e formar um governo de coligação, em nome da preservação da democracia.

Aqui, ainda se discute se o PS viabilizar um governo da AD é ou não um Bloco Central.

A viabilização e responsabilidade do PS não necessitam de ser perenes. Bastam dois ou três anos e depois podem mandar o governo abaixo como bem lhes aprouver.

NOTA: se fosse o PS a ganhar e a AD tivesse ficado em terceiro, defenderia exatamente o mesmo.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,522
8,033
Mas aí estás a assumir que as negociações são em torno de um acordo. Não teria tanta certeza, até porque o cão do Hugo Soares veio repetir o Não é não novamente. Nenhum outro jornal disse que o governo estava a preparar um acordo sem ser o Expresso.

Vamos esperar e depois fazer as críticas devidas, se necessário. Como deves compreender, sentir-me-ia traído se houvesse mesmo um acordo político de governação no sentido em que o entendo.
Ainda menos compreensível é quando o provável futuro líder do PS acaba de dizer que o Partido deve viabilizar o novo Governo e que quer dialogar ao centro.

Cheue

12 Maio 2016
26,160
41,245
Conquistas
7
109
O Chega é muito mais próximo do PS na matéria económica do que do PSD. Tipo, não estou a tentar ser pedante e a tentar dizer que o Chega e o PS são iguais, prefiro mil vezes o PS.

Agora, o argumento de que a AD é mais liberal é verdadeiro.
o Chega ainda tem programa económico? tem um conjunto de medidas ao calhas, sem fazer contas.

é que há uns anos até queriam privatizar a saúde e a educação, agora parece ser apenas populismo puro, defendem o que der.

Última edição:

Cheue

12 Maio 2016
26,160
41,245
Conquistas
7
109
eles no programa defendem descida no IRC, no IVA, no IMI, etc...

e subir bem a despesa.

fizeram as contas no outro dia e custava 13MM por ano...coisa pouca.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,712
14,366
Esmoriz

"Faca de dois legumes" era uma jaime pachecada, penso eu.

• Like

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,919
9,453
Esqueçam essa conversa de esvaziar o chega, pois veio para ficar. Pelo menos enquanto o ventura lá estiver
O chega é que irá esvaziar o PS e o PSD.
Se me dissessem á 10 anos atrás que JNPC iria sair enxovalhado do FCPorto ( também e muito por culpa própria) e que um comentador de futebol boçal CMTV iria ser candidato a primeiro ministro. Eu diria que não. Mas é o que é a realidade.
E voltando a primeira premissa por este andar será o chega e o André ventura a esvaziar tanto o PS como o PSD. Prevejo que num futuro bem próximo teremos num lado o PSD e PS sem escolha obrigados a coligarem-se e a fazerem pontes na defesa do regime.
O tsunami chega é avassalador, falamos de uma disputa quase geracional é a minha geração e provavelmente a tua que querem o chega no seu discurso quase maná fácil e gratuito. É a geração que nasceu em 70,80,90 que dantes não votava que quer o chega. Foi a geração a qual pertenço que cresceu sem fome, com casas com 4 paredes, com água canalizada, com vídeos VHS, com televisão. Sem ainda conviver por vezes com afros, sem multiculturalismo. É esta geração que quer o chega a nossa. E isto é irreversível e imparável.
Ps- o André ventura é um pastor envagelico levado para a ribalta pelo nova ordem comunicacional onde o debate futebolístico tóxico e BB foi transferido para a política. A nova ordem da direita musculoda teria de entrar em pt entraria por uma apresentadora celebre do entretenimento. Ou por aqui. Há muitos anos disse se o Bruno Carvalho ou o Fernando Madureira fossem do Benfica arriscavam se a ir para a política. O Av é do Benfica e entrou por aí o cavalo de Tróia em Portugal entrou por aí. O André Ventura tem mérito sabe comunicar e falar para os seus semelhantes pares e iguais. Mas quem poderá vir a ser um caso bem mais delicado no xega é a única pessoa politizada e com escola do partido refiro-me a Rita Matias.
Portanto isto vem para ficar meus amigos.
Preparem se para Bluffs . Reformas e revisões constitucionais, cortes dos subsídios sociais ( seria bom que os eleitores do xega que por um azar na vida usufruem do RSI ou do subsídio de desemprego em Portugal e no ESTRANGEIRO doassem essa verba como exemplo). Prepararem se para Gritos insultos a pessoas invisuais. Alguém do chega poder ir para os aliados ou para o Marquês de pombal dar um tiro em alguém( paralelo com Trump) e não se passará nada. É isto preparem se porque realmente o pior está para vir

Última edição:

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,712
14,366
Esmoriz
A CDU e o SPD, na Alemanha, conseguiram colocar as diferenças de lado e formar um governo de coligação, em nome da preservação da democracia.

Aqui, ainda se discute se o PS viabilizar um governo da AD é ou não um Bloco Central.

A viabilização e responsabilidade do PS não necessitam de ser perenes. Bastam dois ou três anos e depois podem mandar o governo abaixo como bem lhes aprouver.

NOTA: se fosse o PS a ganhar e a AD tivesse ficado em terceiro, defenderia exatamente o mesmo.
Eu defendo o mesmo.

Aliás, já aqui disse - e se não disse aqui, disse a amigos - que é muito possível que o CH venha a ser o partido mais votado e que PSD e PS (com o apoio de IL e/ou Livre) façam governo. É uma coisa que já acontece nos Países Baixos, por exemplo. Não vejo isso como uma catástrofe para o país.

• Love