André Villas-Boas - Presidente

Gomes

Tribuna
8 Maio 2016
3,017
3,090
Conquistas
3
Valadares
  • Jardel
  • Lucho González
  • Fernando "Bibota" Gomes
Se falharmos o terceiro lugar a próxima época vai ser muito complicada. Desde logo pelo seu planeamento mas também pelo facto histórico de irmos disputar uma competição que em nada nos ajuda em termos financeiros e de reputação. Seria acabar uma época e começar outra quase sem direito a férias e espaço para fazer reset, para além de que nos obrigaria a um planeamento mais rápido no que toca a contratações, por exemplo. E todos sabemos como isso por vezes é demorado. Já para não falar que muitos alvos podem torcer o nariz e vir jogar para Portugal e na Liga Conferência. Depois temos a parte económica. Se já não liga Europa a diferença é enorme, na liga conferência nem vale a pena falar...
Um clube como o FC Porto não pode andar a disputar essa competição por tudo o que isso acarreta. Temos um historial que muito nos orgulha e temos que o defender.

Urge dar tudo por tudo para ficarmos em terceiro mas isso já não depende de nós...vejam só.

Coragem e sabedoria, André!
Só temos 2 hipóteses de ir para a liga conferência, se o Rio ave ou o tirsense ganhar a taça, ou ficar em 5 lugar, não acredito em nenhuma. Agora ficar em 3 e 4 fará diferença enorme no planeamento

• Like
Reações: arichard

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
85,086
202,442
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Li no twitter que acabando em 4º lugar, se o Chelsea ganhar a Conferência e terminar em 4º ou 5º lugar a PL - atualmente em 4º - qualificamo-nos diretamente para a fase Liga da Liga Europa devido ao ranking.
Escusamos de esperar por isso porque duvido que o Chelsea termine no top 5

Mas é provável que seja mesmo verdade, embora nunca tenha lido semelhante
O vencedor da Conference tem direito a Liga Europa mas se o chelsea se apurar para a Champions essa vaga direta deverá ir para o clube com melhor ranking nas eliminatórias da Liga Europa(que devemos ser nós? Não sei)

Semelhante ao que aconteceu ao Carnide com a Atalanta
A Atalanta ganhou a Liga Europa mas como foi à Champions via campeonato, o Carnide ficou com a vaga direta

supra04

Bancada central
15 Fevereiro 2008
1,606
375
36
Vila Nova Famalicão
O Samu até à saída do Vítor Bruno estava a marcar golos a um ritmo que nunca o Evanilson marcou no Porto. Este tipo de comparações fazem zero sentido. O Evanilson quando jogou jogava num Porto com outros argumentos.
Então o problema dos golos do Samu são o treinador?
Se há algo que o Porto não tem já há anos é um plantel com argumentos...

vitorsmirand

Lugar Anual
23 Maio 2019
2,822
4,097
Escusamos de esperar por isso porque duvido que o Chelsea termine no top 5

Mas é provável que seja mesmo verdade, embora nunca tenha lido semelhante
O vencedor da Conference tem direito a Liga Europa mas se o chelsea se apurar para a Champions essa vaga direta deverá ir para o clube com melhor ranking nas eliminatórias da Liga Europa(que devemos ser nós? Não sei)

Semelhante ao que aconteceu ao Carnide com a Atalanta
A Atalanta ganhou a Liga Europa mas como foi à Champions via campeonato, o Carnide ficou com a vaga direta

• Like
Reações: xandre7
27 Outubro 2014
2,627
3,368
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Deco
Acho mais arriscada a escolha do VB. Aliás, no caso do VB acho mesmo um erro porque da forma como as coisas foram acontecendo estava-se mesmo a ver que ia partir o balneário, ia ter anti-corpos e se as coisas corressem mal ia ser um “shit show”! Foi precisamente o que aconteceu.
A escolha do Anselmi acho que é interessante porque gosto do estilo e da ideia de jogo, mas é uma escolha de quem já está a pensar a longo prazo e a trabalhar com olhos no futuro. O problema é que ainda havia muito para se jogar (embora em condições precárias) até ao fim da época. Com um plantel de tão fraca qualidade (ainda mais depenado no mercado de inverno) acaba por se colocar o Anselmi numa situação complicada. Nesse sentido acho um risco porque queima-se algum possível crédito do treinador ainda antes de haver sequer capacidade para o avaliar verdadeiramente.

Na minha opinião acho que a aposta no Anselmi se deve manter, devemos dar-lhe condições para trabalhar (um plantel de qualidade e com pés e cabeça), uma época bem planeada e uma pré-época decente. Depois então podemos avaliar o que o argentino pode dar ao clube. Honestamente, gosto e acredito no treinador!
igual aqui. E quero muito que dê certo.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,889
90,949
40
Manter tem a vantagem de não se tornar já um Presidente que criou um cemitério de treinadores, seria dramático nos primeiros 14 ou 15 meses de Presidência ter de assinar com três treinadores diferentes.
E manter este e ter que o despedir até dezembro, por exemplo? É muito pior para o presidente e ele sabe disso.

Cemitério de treinadores deixa de existir quando vier o treinador certo. E ter dois treinadores na mesma época, sendo a primeira, não é ser um cemitério de treinadores.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,515
13,425
O que acho mais complexo para o AVB, atendendo que decidiu corrigir uma aposta de risco com outra aposta de risco, é a decisão de mantel o atual treinador e investir dinheiro em jogadores especificamente para este modelo, que sinceramente não coincide com muitos treinadores no panorama global.

O que quero dizer com isto? Que se a ideia for melhorar o plantel com as vontades de contratações associadas a este treinador, estamos a hipotecar facilmente vários mercados de transferencias no caso das coisas não correrem bem.

E atendendo que falo em vários anos e várias janelas de transferencias adequando os jogadores recrutados ao modelo especifico do atual treinador, estamos a falar muito possivelmente a nível cronológico de todo o mandato do AVB como presidente.

Assim, quer mantê-lo, quer tentar corrigir com outra opção, será a decisão mais importante do AVB no seu mandato.

Pilão

Lugar Anual
28 Agosto 2024
643
2,047
Acho mais arriscada a escolha do VB. Aliás, no caso do VB acho mesmo um erro porque da forma como as coisas foram acontecendo estava-se mesmo a ver que ia partir o balneário, ia ter anti-corpos e se as coisas corressem mal ia ser um “shit show”! Foi precisamente o que aconteceu.
A escolha do Anselmi acho que é interessante porque gosto do estilo e da ideia de jogo, mas é uma escolha de quem já está a pensar a longo prazo e a trabalhar com olhos no futuro. O problema é que ainda havia muito para se jogar (embora em condições precárias) até ao fim da época. Com um plantel de tão fraca qualidade (ainda mais depenado no mercado de inverno) acaba por se colocar o Anselmi numa situação complicada. Nesse sentido acho um risco porque queima-se algum possível crédito do treinador ainda antes de haver sequer capacidade para o avaliar verdadeiramente.

Na minha opinião acho que a aposta no Anselmi se deve manter, devemos dar-lhe condições para trabalhar (um plantel de qualidade e com pés e cabeça), uma época bem planeada e uma pré-época decente. Depois então podemos avaliar o que o argentino pode dar ao clube. Honestamente, gosto e acredito no treinador!
Totalmente de acordo

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,889
90,949
40
O que acho mais complexo para o AVB, atendendo que decidiu corrigir uma aposta de risco com outra aposta de risco, é a decisão de mantel o atual treinador e investir dinheiro em jogadores especificamente para este modelo, que sinceramente não coincide com muitos treinadores no panorama global.

O que quero dizer com isto? Que se a ideia for melhorar o plantel com as vontades de contratações associadas a este treinador, estamos a hipotecar facilmente vários mercados de transferencias no caso das coisas não correrem bem.

E atendendo que falo em vários anos e várias janelas de transferencias adequando os jogadores recrutados ao modelo especifico do atual treinador, estamos a falar muito possivelmente a nível cronológico de todo o mandato do AVB como presidente.

Assim, quer mantê-lo, quer tentar corrigir com outra opção, será a decisão mais importante do AVB no seu mandato.
Isto!

• Like
Reações: Padovano

vitorsmirand

Lugar Anual
23 Maio 2019
2,822
4,097
E manter este e ter que o despedir até dezembro, por exemplo? É muito pior para o presidente e ele sabe disso.

Cemitério de treinadores deixa de existir quando vier o treinador certo. E ter dois treinadores na mesma época, sendo a primeira, não é ser um cemitério de treinadores.
Com tudo o que o homem já carrega nos ombros, eu acho que ele tem receio de despedir o Anselmi. Ou então abre os cordões à bolsa e vai buscar um senhor treinador.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
87,889
90,949
40
Com tudo o que o homem já carrega nos ombros, eu acho que ele tem receio de despedir o Anselmi. Ou então abre os cordões à bolsa e vai buscar um senhor treinador.
Será a decisão mais importante do seu mandato e aquela que irá ditar se terá sucesso ou não.

• Like
Reações: carmim

Pilão

Lugar Anual
28 Agosto 2024
643
2,047

Completamente exagerados esses teus argumentos.

Em todo o mundo fazem-se aquisições e restruturações de planteis em volta das ideias do treinador.

E depois, lendo o que escreves, parece que os jogadores são comprados em função de uma ideia e de um modelo, e ficam inaptos a adaptarem-se a outro qualquer ideia ou modelo de outro treinador. Não é assim.

Se o presidente apostou neste treinador faz todo o sentido que lhe dê as condições necessárias a projetar a sua ideia de jogo com os "seus" jogadores, com a sua pré-época, e temporada inteiras.

Era um completo absurdo, ao nível do mais puro e básico instinto emocional do adepto, ir buscar um treinador com uma determinada ideia e modelo em janeiro, com um plantel que não escolheu, e, diga-se, que não vale a ponta de um corno, e depois despedi-lo no final do ano.

SD_Afurada

Lugar Anual
18 Janeiro 2024
964
2,229
Presidente, há erros sim, mas inimigos internos é o pior lixo que um clube pode ter.

A ganhar ou a perder diziam eles…

• Like
Reações: arichard

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,515
13,425
Completamente exagerados esses teus argumentos.

Em todo o mundo fazem-se aquisições e restruturações de planteis em volta das ideias do treinador.

E depois, lendo o que escreves, parece que os jogadores são comprados em função de uma ideia e de um modelo, e ficam inaptos a adaptarem-se a outro qualquer ideia ou modelo de outro treinador. Não é assim.

Se o presidente apostou neste treinador faz todo o sentido que lhe dê as condições necessárias a projetar a sua ideia de jogo com os "seus" jogadores, com a sua pré-época, e temporada inteiras.

Era um completo absurdo, ao nível do mais puro e básico instinto emocional do adepto, ir buscar um treinador com uma determinada ideia e modelo em janeiro, com um plantel que não escolheu, e, diga-se, que não vale a ponta de um corno, e depois despedi-lo no final do ano.
Da mesma maneira que os jogadores se adaptam a diferentes sistemas, o que vemos é nenhuma evolução nesta mudança de Janeiro. De resto, em muitas coisas parece que a equipa regrediu.

Da mesma forma que é legitimo defender mantê-lo para recrutar jogadores que encaixem nas suas ideias, não deixa de ser esse mesmo argumento o pilar fundamental de argumentação para o manter.

Não estamos numa boa posição economicamente para recrutar jogadores que possam falhar. Assim sendo, corrigir a mão torna-se mais difícil

Que é racional manter o treinador e dar-lhe a oportunidade de adequar as contratações às suas ideias? Sim.

Que atendendo à especificidade do seu modelo e das suas necessidade, um falhanço a esse nível sería terrível se projetarmos o futuro? Também.

Que neste momento os sinais de melhoria são praticamente inexistente em relação ao que ocorria em Janeiro e que estamos a trabalhar muito na base do wishful thinking? Eu acho que sim. Oxalá corra bem mas os sinais não são bons.

Por isso digo que manter Anselmi para a próxima temporada e o que passar a partir daí definirá muito do mandato do AVB.

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
2,032
1,667
37
Sei que é um alvo demasiado fácil e, na verdade, eu não sei nada sobre a real valia do Jorge Costa e do que ele acrescenta no dia-a-dia do clube. Contudo, há uma coisa que salta à vista. Se o Jorge está ali para garantir que o espírito do Porto é assimilado por todos, então está a falhar na sua tarefa. Termos um central com câimbras aos 70 minutos, quando estamos a perder um jogo contra o maior rival, em casa, não é espírito Porto. O Fábio Vieira queria sair depois do 3 a 0 por ter dores. Se estivesse a ganhar, ficaria chateado por sair. Não é ser Porto - é ser Maicon. A forma como os jogadores comunicam em campo não é de uma equipa do Porto. E permitir que o Pepe, depois do que se passou com o VB, continue a jogar é uma total falta de norte.

Devido ao meu trabalho, aprofundo gestão e liderança. E garanto que lidar com "millennials", esta nova geração, requere uma abordagem diferente de ir ao balneário a gritar. Gerir faltas de confiança requer controlo e equilíbrio emocional (o Anselmi mostrou mais isso do que todos os outros). Corremos o risco de sermos um circo do qual os bons querem sair, e os maus vao ficando, perpetuando um espírito de merda nas nossas equipas. Temos de fazer o contrário, com exigência, boa gestão de expectativas e, sobretudo, controlo emocional.

Nesta altura, o problema é de tal ordem que o mais fácil será mesmo substituir boa parte dos recursos humanos e recomeçar.