Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

SD_Afurada

Arquibancada
18 Janeiro 2024
197
667
Instalou-se a mentalidade do "no Porto, qualquer um ganha" e claro que o ego só aumentava
E já era enorme

Depois iam saindo as pessoas
E deixou de ser qualquer um
mesmo tendo na lealdade um principio fulcral para parcerias de sucesso, o problema de agora é que na cabecinha dos macacos só entra e sai merda, no lado dos antigos braços direitos tinhas primazia pelo clube e pela racionalidade. algo que naturalmente é game changer
 
  • Like
Reações: Vinha

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
1,972
4,951
A Sandra Madudeira disse que a capa tinha um toque subtil que só os mais inteligentes percebiam.

Eu acho que o toque da bandeira em cima do caixão a representar a forma como quase enterrou o clube nos últimos anos não é assim tão sublimar... mas cada um com a sua panca
Se calhar não percebeste... Mas compreende-se, a Sandra Macaca Madureira está cognitivamente muito acima do comum dos portistas.
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,227
16,576
Não sei se entendi bem o teu comentário, mas imagina isto. Imagina que o gajo que estava na central e que levou uma patada nas costas no dia da AG e viu o criminoso do PDC lá sentado a olhar como se nada fosse e que passado uns dias veio dizer que aquilo não foi nada e que ninguém foi para o hospital e não ter o direito de vir para aqui insultar esse retardado... Faz algum sentido?

Eu não levei nenhuma patada, graças a Deus, mas sinto-me no direito de o insultar de cima abaixo, apenas por ter presenciado isso.
Cada um desce ao nível que entender. Eu como nunca idolatrei o PdC, faço um balanço entre o bom e o mau. Certas "criticas" por aqui só dão força ao dougtogue vagandas e outros brochistas... não contem comigo para lançar a história do clube na lama por meros rancores pessoais...

De resto, este "achar-se mais que o clube" também é culpa dos adeptos... as idolatrias dão nisto. Mas o pessoal não aprende, porque já tem um novo ídolo. Obviamente que me refiro a AVB, que para a maioria também está acima de qualquer crítica neste momento...
Por exemplo, gostei da elegante resposta do clube ao vagandas, mas esperava mais... muito mais. A resposta elegante não foi muito mais que um post do labaredas, que tão criticado era por aqui... mas se os posts do labaredas eram vistos como ninharias sem força, o post nas redes sociais já é visto como a mais sublime e acertada das respostas! Mas no fundo tem tanto impacto como um post do labaredas: nenhum.

Mais uma vez, muita da culpa deste egocentrismo deve-se aos adeptos, que mais depressa se agregavam para cantar o "PdC olé ", ou "slb fdp, slb", do que para cantar o hino do clube, ou qualquer outra cantilena a celebrar o clube...
 
  • Like
Reações: Galego

Nuno Oliveira

Bancada lateral
21 Fevereiro 2023
512
740
Quero desde já dizer, que insultos são inadmissíveis - sou contra PdC à muitos anos, as evidências de má gestão eram tantas que só a cegueira/idiolatria de tantos portistas permitiu este descalabro- mas nunca insultei PdC.


Mas tema de quanto merecem as pessoas ser defendidas é interessante.

Na semana passada tivemos o caso Ricardo Salgado e agora temos neste fórum o caso PdC.

Duas pessoas que tiveram durante anos desempenhos notáveis, pegaram em algo pequeno e tornaram-no enorme nacionalmente e mundialmente.

Mas depois se deixaram enlamear, enterrar, sujar (vou ser soft) de tal forma que destruíram tudo o que construíram. Ambas as personagens tomaram as instituições como suas e colocaram, de forma aberrante, os seus interesses acima das instituições das quais eram Presidentes.

Nessa destruição, engaram muita gente, que acreditavam neles, de uma forma propositada e com total indiferença.

Tudo realizado de forma consciente.



Agora, estão no finais da sua vida, merecem ter pena deles? Misericórdia?

Devem ser recordados pelo seus atos de excelência ou do balanço de todos os seus atos?

Devem pagar pela destruição que provocaram enquanto estavam consciente e tiram proveito da situação, apesar de agora estarem em final de vida e com as suas capacidades diminuídas?


Debato-me com esta decisão..

Excelente análise! 👏🏼 É sim uma pergunta complicada. Eu que durante toda a minha vida idolatrei uma pessoa que tal como dizes e bem, tornou o Futebol Clube do Porto num monstro ganhador em termos nacionais e internacionais, brindou-nos com metáforas e sátiras contra as mais diversas pessoas, instituições, etc e assumiu-se sempre como o rosto da batalha azul e branca e acima de tudo com o escudo do: “Contra tudo e contra todos” (entre muitas mais coisas). “Deu-me” 58 títulos! Foram 33 anos incríveis onde os sucessos se sobrepuseram e de que maneira aos insucessos MAS tudo tem um fim - o fim do JNPC já chegou á muito tempo apenas se foi arrastando de forma triste e inglória.

Infelizmente as más decisões, conscientes e inconscientes foram muitas. Desde o rodear-de de pessoas que apenas o tinham ao lado por interesse ao próprio saber que já não durava muito no poder e tinha a oportunidade de sacar o máximo que podia do Futebol Clube do Porto. Para quê?

Penso que seja um tema sensível para a maioria das pessoas que viveram neste espaço temporal. Por um lado o respeito por tudo que o mesmo “nos deu” e por outro a frustração e revolta por ter sido o rosto do atentado criminoso contra o Futebol Clube do Porto. Infelizmente continua a tomar mas decisões o que torna o respeito cada vez mais pequeno em relação á revolta. Ainda para mais os adeptos diferem de algo que eu sempre disse que ia “matar” por exemplo o SC - o respeito eterno e desmedido. Felizmente somos adeptos que dão valor a quem nos deu muito mas também somos os mesmos adeptos que empurram da ravina a
Quero desde já dizer, que insultos são inadmissíveis - sou contra PdC à muitos anos, as evidências de má gestão eram tantas que só a cegueira/idiolatria de tantos portistas permitiu este descalabro- mas nunca insultei PdC.


Mas tema de quanto merecem as pessoas ser defendidas é interessante.

Na semana passada tivemos o caso Ricardo Salgado e agora temos neste fórum o caso PdC.

Duas pessoas que tiveram durante anos desempenhos notáveis, pegaram em algo pequeno e tornaram-no enorme nacionalmente e mundialmente.

Mas depois se deixaram enlamear, enterrar, sujar (vou ser soft) de tal forma que destruíram tudo o que construíram. Ambas as personagens tomaram as instituições como suas e colocaram, de forma aberrante, os seus interesses acima das instituições das quais eram Presidentes.

Nessa destruição, engaram muita gente, que acreditavam neles, de uma forma propositada e com total indiferença.

Tudo realizado de forma consciente.



Agora, estão no finais da sua vida, merecem ter pena deles? Misericórdia?

Devem ser recordados pelo seus atos de excelência ou do balanço de todos os seus atos?

Devem pagar pela destruição que provocaram enquanto estavam consciente e tiram proveito da situação, apesar de agora estarem em final de vida e com as suas capacidades diminuídas?


Debato-me com esta decisão..

Excelente análise! 👏🏼 É sim uma pergunta complicada. Eu que durante toda a minha vida idolatrei uma pessoa que tal como dizes e bem, tornou o Futebol Clube do Porto num monstro ganhador em termos nacionais e internacionais, brindou-nos com metáforas e sátiras contra as mais diversas pessoas, instituições, etc e assumiu-se sempre como o rosto da batalha azul e branca e acima de tudo com o escudo do: “Contra tudo e contra todos” (entre muitas mais coisas). “Deu-me” 58 títulos! Foram 33 anos incríveis onde os sucessos se sobrepuseram e de que maneira aos insucessos MAS tudo tem um fim - o fim do JNPC já chegou á muito tempo e apenas se foi arrastando de forma triste e inglória.

Infelizmente as más decisões, conscientes e inconscientes foram muitas. Desde o rodear-de de pessoas que apenas o tinham ao lado por interesse próprio ao saber que já não durava muito no poder e tinha a oportunidade de sacar o máximo que podia do Futebol Clube do Porto. Para quê?

Penso que seja um tema sensível para a maioria das pessoas que viveram neste espaço temporal. Por um lado o respeito por tudo que o mesmo “nos deu” e por outro a frustração e revolta por ter sido o rosto do atentado criminoso contra o Futebol Clube do Porto. Infelizmente continua a tomar más decisões o que torna o respeito cada vez mais pequeno em relação á revolta.

Ainda para mais os adeptos diferem de algo que eu sempre disse que ia “matar”, por exemplo o SC - o respeito eterno e desmedido. Felizmente somos adeptos que dão valor a quem nos deu muito mas também somos os mesmos adeptos que empurram da ravina a pessoa que queira destruir o Futebol Clube do Porto porque mais importante que o clube não existe NINGUÉM! 🐉🤍
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,227
16,576
Instalou-se a mentalidade do "no Porto, qualquer um ganha" e claro que o ego só aumentava
E já era enorme

Depois iam saindo as pessoas
E deixou de ser qualquer um
Culpa também dos adeptos... por exemplo, sempre tiraram mérito ao VP porque diziam que qualquer treinador ganhava no Porto... mais uma vez servindo como caixas de ressonância da imprensa hostil... depois andaram 4 anos em jejum... mas nada aprenderam, porque agora cometem um erro semelhante em relação ao SC (com todos os seus defeitos, e mesmo tendo se mantido no cargo para além do seu prazo de validade).
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,790
194,493
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Culpa também dos adeptos... por exemplo, sempre tiraram mérito ao VP porque diziam que qualquer treinador ganhava no Porto... mais uma vez servindo como caixas de ressonância da imprensa hostil... depois andaram 4 anos em jejum... mas nada aprenderam, porque agora cometem um erro semelhante em relação ao SC (com todos os seus defeitos, e mesmo tendo se mantido no cargo para além do seu prazo de validade).
Mas os adeptos já se sabe que é só peito feito
Quem anda lá dentro é que tem que ser diferente 😅

Basta ver a estrutura que tínhamos quando dominavamos o futebol e o que sobrou em 2024
Ficou quem? O Caldeira e o presidente?
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
13,227
16,576
Mas os adeptos já se sabe que é só peito feito
Quem anda lá dentro é que tem que ser diferente 😅

Basta ver a estrutura que tínhamos quando dominavamos o futebol e o que sobrou em 2024
Ficou quem? O Caldeira e o presidente?
Os adeptos alimentam os egos e criaram o "monstro"...
 
S

Sonic

Bancada central
13 Fevereiro 2024
1,327
2,203
Este tópico tornou-se intragável.

O tratamento ofensivo que Pinto da Costa leva é muito maior que num portal dos clubes de Lisboa.

Pinto da Costa tornou-se uma paródia dele próprio nos últimos largos anos e os adeptos teem suficientes razões para o criticarem veementemente mas muita coisa aqui ja deixou de ser indignação e passou a ser emporcalhar ao desbarato.

É preciso dimensão intelectual e humana para perceber como os ciclos são sem acabarem a rasgar as vestes e a mandar tudo para o crl ou para a forca.

Quem tiver mais de 18 anos e menos de 86 anos devia conseguir faze-lo.
Esse boi nao merece qualquer respeito. Ele sabe perfeitamente o que anda a fazer e dizer.

Ver socios a serem agredidos e nada fazer e depois ainda goza a dizer que ninguem foi parar ao hospital...

Sendo que ninguem acredita que o que quer que seja tenha acontecido sem ele saber de nada.

Isso consegue ser pior do que os desvios de dinheiro. Revela uma falta de carater e de respeito pela vida alheia descomunal. Tudo em prol da sua permanencia no poleiro, a unica coisa que lhe interessava.

O palhaço esteve 42 anos no poleiro. Lembraste dele valorizar os socios ou de ter referencias aos socios como sendo importantes?

Claro que ha quem fale muito dos socios por puro populismo. Outros acham mesmo que sao importantes e demonstram isso com actos. E temos agora um caso flagrante com AVB.

Essa gente (que nem é o meu caso) paga e contribui para o clube. Eu que nao contribuo revolta-me, imagina o nojo para quem é socio. E o nojo a triplicar para quem é socio e ainda leva nas trombas...

Até o SC, por muito respeito e consideraçao que tem (ou tinha depois destas palermices...) pelo boi condenou logo essa merda na primeira CI a seguir aos acontecimentos. O que so abona a seu favor. Podes ter um feitio de merda mas seres um ser humano decente.

Ha actos e palavras que sao demasiado demonstrativas do fdp que és para se perdoar.

Mas estas à espera de quê da parte de quem tem amigalhaços como vieira e quintanilha?

Ninguem vai apagar os momentos de gloria que ele proporcionou ao nosso clube. Mesmo que a merda que se venha a saber seja pior do que imaginamos.

Mas tambem ninguem vai apagar das memorias que apesar de ter sido um homem com sucesso durante bastante tempo, esse mesmo homem era um grandissimo animal.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,147
25,897
Conquistas
1
É muito triste esta fase de vida de Pinto da Costa…

Acho que a maioria sente isso… tristeza pelas suas posições e pelo que deverá estar a passar…

Não merecia que fizesse o que está a fazer a si próprio e à sua imagem perante os adeptos…
 
  • Like
Reações: fgomes e nmp

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,497
2,590
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Cada um desce ao nível que entender. Eu como nunca idolatrei o PdC, faço um balanço entre o bom e o mau. Certas "criticas" por aqui só dão força ao dougtogue vagandas e outros brochistas... não contem comigo para lançar a história do clube na lama por meros rancores pessoais...

De resto, este "achar-se mais que o clube" também é culpa dos adeptos... as idolatrias dão nisto. Mas o pessoal não aprende, porque já tem um novo ídolo. Obviamente que me refiro a AVB, que para a maioria também está acima de qualquer crítica neste momento...
Por exemplo, gostei da elegante resposta do clube ao vagandas, mas esperava mais... muito mais. A resposta elegante não foi muito mais que um post do labaredas, que tão criticado era por aqui... mas se os posts do labaredas eram vistos como ninharias sem força, o post nas redes sociais já é visto como a mais sublime e acertada das respostas! Mas no fundo tem tanto impacto como um post do labaredas: nenhum.

Mais uma vez, muita da culpa deste egocentrismo deve-se aos adeptos, que mais depressa se agregavam para cantar o "PdC olé ", ou "slb fdp, slb", do que para cantar o hino do clube, ou qualquer outra cantilena a celebrar o clube...
Nisso estamos completamente de acordo, eu idolatrei PdC em tempos, mas depois da desilusão que tive, aprendi. Nunca mais contem comigo para idolatrias, nunca mais.

Relativamente ao descer de nível, não concordo que insultar um gajo destes seja descer de nível, mas cada um com as suas opiniões, somos livres para isso.

Esta conversa fez-me lembrar uma mítica frase de Pedroto para com o Mário Wilson: "Quando o chamei de palhaço, não tive intenção de ofender os palhaços". Quando chamo filho de uma grande pu** ao PdC, não tenho intenção de ofender as prostitutas.
 

Mike_Walsh

Bancada central
4 Janeiro 2024
1,972
4,951
É muito triste esta fase de vida de Pinto da Costa…

Acho que a maioria sente isso… tristeza pelas suas posições e pelo que deverá estar a passar…

Não merecia que fizesse o que está a fazer a si próprio e à sua imagem perante os adeptos…
Fogo, está mesmo sozinho. Não aparece aqui uma alminha a defendê-lo há já largas páginas.
Deixam o homem eclipsado neste momento...
 

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,497
2,590
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Fogo, está mesmo sozinho. Não aparece aqui uma alminha a defendê-lo há já largas páginas.
Deixam o homem eclipsado neste momento...
Toda a gente tem direito às suas opiniões, mas a verdade é que tinha de ser uma alminha muito desfasada da realidade. Nem as viúvas se atrevem, essa é que é a verdade. Isso ou estão a deixar a poeira assentar para ver se a malta se esquece.
 
  • Like
Reações: Mike_Walsh