------------------Houveram jogadores que só não deram lucro porque o clube não soube vender.
Taremi e Mbemba serão os casos mais gritantes.
Mas a valorização de Herrera, Corona, Otávio, Marega, etc também conta.
Que o clube não tenha sabido vender é outra questão.
Ou alguém acha, por exemplo, que Evanílson, Galeno e Toni Martínez não valem mais do que o pagámos por eles? Se o clube não souber vender não será culpa do treinador.
Também não souberam vender o Ricardo, Telles, Vitinha, Fábio e Diaz. Apesar do lucro.
A maioria desses 30 jogadores contratados no reinado do SC não tinham qualidade já à partida.
Se a responsabilidade é em parte do Sérgio? Sim, claro. Mas culpabilizá-lo por Paulinho, Ewerton, Nakajima, Samuel Portugal, Vaná, Janko, etc é ser desonesto. Ou acham que estes não seriam contratados se tivéssemos outro treinador?
E mesmo noutras contratações, eu não acredito que sejam todas de jogadores que o Sérgio tenha querido especificamente. Para o bem e para o mal.
Eu duvido muito que o Sérgio tenha pedido o Evanílson, Mache e Uribe. Mas correu bem.
Mas também duvido que tenha pedido o Carmo e correu mal.
Claramente pediu Zé Luís e Loum. E no primeiro diria que o saldo foi neutro porque o rendimento começou por ser bom e no final ainda se recuperou boa parte do investimento. Já o Loum foi um falhanço total mas o problema principal deste foi mesmo o preço.
Claramente também pediu o Pepê. E apesar de eu já não o poder ver à frente, vale mais do que se pagou por ele.
É o que é. Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Tem culpas e tem méritos. Quem é carneiro a favor desculpa tudo. Quem é carneiro contra culpabiliza-o de tudo.
Nem souberam vender nem sabem renovar atempadamente, isto na equipa A e na formação é na mesma.
A pior equipa a gerir carreiras de jovens da formação, colocar CR e definir timings de renovação é o FC do Porto.