Sempre fui dos que defendeu o Sérgio Conceição, basta verificarem os meus comentários até hoje, que com exceção do que fiz no final do jogo em casa contra o Vitória de Guimarães, foram sempre de apoio a este treinador e às suas ideias, mesmo após alguns jogos e resultados menos conseguidos.
Hoje, tenho de o dizer, que para mim chega!
Gosto do nosso Sérgio, é tão adepto como eu, isso é evidente, mas acima de quem quer que seja está o Futebol Clube do Porto. Quem serve este Clube, tem de ter sempre isto em mente e ser inteligente em todas as situações. Quem serve este Grande Clube tem de estar consciente de que toda e qualquer atitude menos refletida vai com toda a certeza ser apontado por tudo o que é adversário e por tudo o que é comunicação social, o que na maioria das vezes nem dá para distinguir um do outro.
Com muita pena minha tenho de dizer que o sérgio não foi inteligente na gestão da sua imagem. Mais do que os erros que possa ter cometido no escalar deste ou daquele 11, ou numa ou outra substituição, que são sempre erros com os quais se pode aprender para fazer melhor mais tarde, os erros que para mim acabaram com as possibilidades de este treinador voltar a ser bem sucedido aqui foram de postura e de reação a várias situações. Muitas vezes, como já todos sabemos que acontece, armaram as costumeiras armadilhas e o Sérgio caiu quem nem um pato.
Porque é que o Mourinho teve o sucesso que teve aqui? Porque preparava cada conferência de imprensa com o mesmo rigor com que preparava os jogos, porque cagava de alto para as considerações de uma imprensa vendida e por quem mostrava, de forma perfeitamente ensaiada, um desprezo infinito que reforçava a cada oportunidade, não com ofensas ou falta de educação básicas, mas com inteligência, astucia e muito cuidado com as palavras e depois claro, porque sabia de futebol muito mais do que a média dos outros que com ele rivalizavam.
O Sérgio, pode saber bastante de futebol, já o demonstrou várias vezes, mesmo com erros que por vezes se revelaram fatais pelo caminho, agora no resto foi completamente papado. Embirrou com tudo o que os nossos adversários quiseram que ele embirrasse, para de seguida conseguirem traçar dele o perfil que queriam impor perante a vista de todos. Meteu-se em confusões, com o sem razão, não interessa, das quais se deveria sempre manter à parte. Um treinador não pode estar no meio das zaragatas que não seja para de lá tirar os seus jogadores. No meio de uma confusão o treinador nunca por nunca poderá entrar em contacto com adversários. Um treinador, quando vai ver jogos de outra equipa para além daquela que treina, nunca deve ser notado, nem que seja um jogo de um seu filho, tem de estar ali frio como um bloco de gelo ou então, pura e simplesmente não vai. Um treinador, do nosso Clube, nunca pode entrar em diálogo com jornalistas numa conferência de imprensa, ouve as perguntas e responde às que julga dever responder, sem dar hipóteses a que rebatam em cima das perguntas a que já respondeu. Quem está ali para falar é ele e por isso o que vai dizer deve depender única e exclusivamente de si e independentemente das perguntas que lhe façam, as mensagens que se vão querer passar estão mais do que ensaiadas e vão ser transmitidas.
O Sérgio não foi nada disto. Enquanto estava a ganhar, conseguiu passar pelos pingos da chuva, a perder descambou.
É por isto que, na minha opinião não deveria continuar e volto a repetir que com imensa pena minha.
Se continuar, espero bem estar enganado, mas temo que inicia a época que vem mas que não a termine ao leme da equipa.