Comecei a ficar desconfiado com o Anselmi logo na apresentação dele em que diz "o adversário é que nos vai dizer por onde saimos e atacamos". Foi assim algo do género.
A situação do "libero" também me deixou logo de pé atrás. E o facto de adaptar muito a sua equipa consoante o adversário. Obviamente que podia correr bem , mas já por estas palavras e noções que tínhamos dele da América do sul , o "feeling" não era bom .
Para se jogar no tugao não é preciso grande ciência. Diria que tirando os 3 grandes + Braga , o vitoria e num ano aparecem 1/2 treinadores com ideias ofensivas para o jogo ( caso do Estoril este ano por exemplo) , o resto são 10 gajos fechados no seu meio campo , à espera da mínima oportunidade para ferir o adversário. Por isso um treinador do Porto , na maior parte dos jogos do tugao , não tem que fazer disto um bicho de 7 cabeças. É atacar , massacrar , sufocar e ser minimamente organizados cá atrás.
Quando vem com as ideias do "libero" , de muita "teoria" de espaços , de vantagens numéricas , de posse absurda , normalmente não corre bem.
Dei o benefício da dúvida como achei que tinha que dar. Também achava que devia fazer a pré época com melhor plantel. Mas depois do que vi nos últimos jogos acho que é mesmo "defeito de fabrico". Não dá. Não sabe minimamente onde está. Não tem a mínima noção das coisas e pior que isso , parece que está tudo bem para ele e que a teimosia deve prevalecer sobre a razão.
Não existe evolução. Não se vê melhorias significativas. Nao se vê sequer um plano para ao ano. Neste momento era uma excelente oportunidade para afastar quem não interessa e lançar quem pode interessar ( não se compreende a falta de minutos dos dois reforços de inverno nesta fase e a insistência em jogadores como Pepê que são um redondo zero )
Por este andar e se continuar, vai estar completamente queimado ao fim do primeiro desaire para o ano.
Parece-me um típico treinador da teoria , com tudo bem montado na cabeça mas que na prática não consegue passar para os jogadores o que realmente pretende. Ele disse sempre uma coisa também que foi "os jogadores têm que "comprar" a ideia que quero senão não vale a pena". Pois claro Anselmi , não me parece que os jogadores estão a comprar essa ideia. Eu sei que a qualidade não é muita mas mesmo assim , na parte que se podia ver mais a evolução da equipa ( tacticamente) é um amadorismo surreal.
Para mim não continuava. Mas eu não percebo nada disto. Tem a palavra o presidente. Que tem que começar a perceber também ... Onde está.