#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

5.01

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.01 Performance da Época

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
6,183
6,742
Os lampiões agora estão a sentir em relação ao Anselmi o mesmo que nós sentíamos ao ver o Chaimite no banco deles: deixem estar o homem sossegado que aí é que ele está bem!

E o pior é que o AVB ainda vai cometer o mesmo erro que o Presidente deles cometeu este ano ao começar a época com ele no comando da equipa quando já toda a gente tinha percebido que era um treinador muito limitado.

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,436
4,597
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Se souberes de um treinador vencedor dá o toque à direção, era bom para todos nós.

Eu adoro esta postura de alguns que são mais exigentes, são mais intolerantes a derrotas, são mais Portistas, são mais tudo. Esses odeiam ver o Porto perder, os outros, que têm um bocadinho de paciência, adoram levar na boca.

O Anselmi deve ir embora. E o próximo que vier, se começar a perder, é despachar também. E vamos neste ciclo vicioso ate achar algum que consiga ganhar sempre.
Não é uma questão de sermos “mais portistas”, nem de exigir um treinador que ganhe sempre.
É exigir um treinador que, pelo menos, faça a equipa melhorar com o tempo.
Que corrija o que falha. Que leia o jogo. Que reaja. Que proteja o grupo.

A conversa do “então e o próximo também vai ser queimado?” serve para tentar travar a crítica agora — mas a realidade é que ninguém está a pedir títulos imediatos, o que se pede ao dia de hoje é um 3º lugar.
E pede-se sinais de que há futuro.
E se ao fim de vários jogos continuamos com os mesmos erros estruturais — mesmo contra equipas inferiores — o problema é evidente.

A estabilidade só faz sentido quando há competência.
E neste momento, a estabilidade em torno de Anselmi parece só servir para prolongar o erro.
O clube não pode ficar refém de uma ideia que não pega. E os adeptos não podem ser levados a aceitar “andar por cá” como se fosse normal.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
88,198
91,640
41
Não é uma questão de sermos “mais portistas”, nem de exigir um treinador que ganhe sempre.

A conversa do “então e o próximo também vai ser queimado?” serve para tentar travar a crítica agora — mas a realidade é que ninguém está a pedir títulos imediatos, o que se pede ao dia de hoje é um 3º lugar.
E se ao fim de vários jogos continuamos com os mesmos erros estruturais — mesmo contra equipas inferiores — o problema é evidente.

E neste momento, a estabilidade em torno de Anselmi parece só servir para prolongar o erro.
O clube não pode ficar refém de uma ideia que não pega. E os adeptos não podem ser levados a aceitar “andar por cá” como se fosse normal.
O terceiro lugar, mesmo que conseguido, não segura o treinador. E ainda bem!

31 Julho 2024
3,188
5,165
Essa ideia de que o “problema não é o Anselmi insistir no seu modelo” é uma maneira suave de justificar o injustificável.

Se o modelo está mal executado e as posições em campo são estáticas e mal pensadas, então a culpa é do treinador. Ponto.
Não há volta a dar.
Ou treina mal.
Ou não consegue passar as ideias.
Ou simplesmente o sistema não serve para este nível de competição.
Ou insiste num plano que não encaixa com os jogadores — e em qualquer desses cenários, falha redondamente.

Falas que a triagem está a correr mal por causa do Pepê e do Eustáquio a líbero — e aí até tens razão.
Mas então por que motivo estás a defender o homem que os mete lá dentro jogo após jogo?

Ou seja:
Criticas as escolhas, mas desculpas o treinador que as faz.
Isso não bate certo.
Ou tens um treinador a sério, que vê o que funciona e muda — ou tens um que repete erros.
E por fim, a questão dos jovens como Tomás Pérez ou William Gomes.
Concordo que deviam jogar mais.
Mas a pergunta que fica é: por que raio não jogam?
Estás a criticar as “velhas raposas” por estarem a tapar espaço, mas quem os escolhe todos os jogos é o mesmo treinador que estás a defender.

No FC Porto, quem entra tem de mostrar competência logo.
O Anselmi não está a fazer triagem nenhuma sequer. Está a falhar na ideia, na execução, na leitura de jogo, na gestão do grupo e nas decisões mais básicas.
E quem ainda vê nisto um projeto a proteger, bem, só pode ser por mera fezada, ou por coisas piores.
Foi um post de crítica ao treinador. Não percebo onde foste buscar essa ideia de defesa do treinador. Se a sad achar que o melhor é trocar de treinador, que assim seja.

O que disse é que para mim o problema não é insistir no seu modelo. O problema é as opções que toma e o fato do modelo não me parecer bom.

• Like
Reações: bad_person

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
16,130
18,066
Se souberes de um treinador vencedor dá o toque à direção, era bom para todos nós.

Eu adoro esta postura de alguns que são mais exigentes, são mais intolerantes a derrotas, são mais Portistas, são mais tudo. Esses odeiam ver o Porto perder, os outros, que têm um bocadinho de paciência, adoram levar na boca.

O Anselmi deve ir embora. E o próximo que vier, se começar a perder, é despachar também. E vamos neste ciclo vicioso ate achar algum que consiga ganhar sempre.
Postura exigente ? A equipa treinada pelo Anselmi tem mais um golo do que o Pavlidis e falas em exigência ? Tem menos golos do que o Gyokeres sozinho e falas em exigência? Ser exigente é querer uma equipa que no conjunto dos jogadores do plantel marque muitos mais golos do que o Pavlidis sozinho?
Se isto é exigência para ti , onde ficou a tua ? Quanto ao treinador : não jogar nada , levar na boca e anarquia total qualquer um faz…

• Like
Reações: pfapr

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,944
4,017
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Para ele o convocar alguém teve de autorizar.

Indisciplina e AVB andam de mãos dadas.
Mansidão. Não vejo quase nenhum portista a comentar isso, o que me preocupa especialmente.

Tal como não me calo até hoje com a situação do Pepê, não me irei calar doravante com a do Otávio. Inaceitável.

Este pardalito do Anselmo deixa o William Gomes de fora, indivíduo que, apesar da merda que fez, jogou bem ou satisfatoriamente sempre que entrou em campo.

• Like
Reações: Portista Azul

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
21,859
48,573
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20

A resposta foi dirigida ao user em questão e a mais uns que têm a mania de responder sempre com bocas foleiras.

Respeito totalmente a tua opinião. Como eu ja disse, estou indeciso na minha própria opinião sobre se o Anselmi deve ficar ou sair. Mas vai me custar um pouco se sair já pelo simples facto que caiu aqui de paraquedas e ninguém o ajudou minimamente - quer direção, quer jogadores. Muito provavelmente, e com noção que seria um risco, mantinha o treinador e dava lhe armas para lutar.

Mas se o Andre achar que tem de ir à vida dele, muito bem. Assim como tudo bem com quem dá a opinião, como tu, de que deve sair.

Jaburú

Arquibancada
21 Março 2025
177
297
Estamos a olhar para a coisa de ângulos diferentes.

Não estou a dizer que o FC Porto deve ficar satisfeito “só com evolução” e abdicar de ganhar.
Nós queremos ganhar sempre. É o ADN do clube.
Mas para ganhar, especialmente com um plantel curto como o que temos, tens de evoluir. Tens de ver melhorias, comportamentos, sinais de que o trabalho está a surtir efeito.

Repara.
Mesmo equipas campeãs com futebol mais pragmático — como o FC Porto do Sérgio em 2017/18, ou num outro nível de Mourinho em 2003 — eram equipas com uma ideia de jogo muito clara, com rotinas, com estrutura.
Não eram equipas brilhantes todos os jogos, mas sabiam ao que jogavam.
Sabias como defendiam. Como atacavam. Como reagiam à perda. Como ajustavam ao jogo.
Isso é evolução.
E é isso que nos está a faltar — e não é um luxo. É o mínimo.

Sobre o que dizes do Vítor Pereira: é verdade que foi criticado injustamente em vários momentos.
Mas também é verdade que, mesmo quando os resultados não apareciam, víamos uma equipa a jogar futebol.
Era organizada, dominava jogos, criava oportunidades e congelava jogos — e isso é que o sustentou até os títulos aparecerem.

O problema do Anselmi não é só não ganhar.
É não mostrar progresso.
É repetir erros semana após semana, com semanas limpas de treino e adversários com plantéis inferiores.
É não ajustar, não corrigir, não proteger a equipa.

E tens razão noutra coisa: mudar agora não garante sucesso.
Mas manter quem já provou que não está a conseguir melhorar o que tem também não garante nada.
E pior: alimenta uma espiral onde já ninguém acredita. E acreditar no futebol é muitas vezes a diferença entre ser golo ou o jogador desistir da jogada.
Muito grato. Eu vou só usar a frase final porque acho que não se fala muito nisso. Acreditar no objectivo e acreditar numa ideia. O que é que terá pensado o balneário quando viu sair o melhor jogador sem substituto? É suposto eles acreditarem em quê? Uma equipa já com problemas e perdem o único farol dentro de campo. (Não vou aqui julgar a saída, temos graves problemas financeiras). São coisas destas que me fazem ser um bocadinho parolo e gostar de ver o Anselmi com dois ou três reforços no Mundial e aí toma-se uma decisão. Mas talvez seja por ainda estar em auto penitência por ter criticado tanto o Vitor Pereira.

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
772
1,388
Esse tal por acaso não quis um cêntimo do clube. Tinha contrato assinado e só quis até ao último dia de trabalho. Pois, são diferenças.

Este odiozinho idiota ao Sérgio, é sempre a falarem dele, já é obsessão clínica.
Não quis... pois... sabia era perfeitamente que não tinha hipótese nenhuma nos tribunais. Uma administração em fim de mandato só pode tomar decisões de gestão ordinária que sejam indispensáveis para manter o normal funcionamento da empresa.
Deitaram o barro à parede... o Chico Esperto de Ribeira de Frades e um Presidente Moribundo que já só queria continuar na Cadeira de Presidente até ao seu último dia nem que depois o Porto deixasse de existir... mas não pegou.

• Like
Reações: Lucas Lucas IV

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
88,198
91,640
41
O se é uma palavra muito evasiva digamos e o FCP atual tem tudo para não brilhar - custa dizer mas um banho de realidade não fica mal mesmo que doa e não é pessimismo.
Por isso, mais do que nunca, é preciso ter alguém que faça a diferença no banco. Dar o tudo por tudo para conseguir esse treinador.

blue_Dragon

Tribuna Presidencial
28 Junho 2017
9,884
8,941
Os lampiões agora estão a sentir em relação ao Anselmi o mesmo que nós sentíamos ao ver o Chaimite no banco deles: deixem estar o homem sossegado que aí é que ele está bem!

E o pior é que o AVB ainda vai cometer o mesmo erro que o Presidente deles cometeu este ano ao começar a época com ele no comando da equipa quando já toda a gente tinha percebido que era um treinador muito limitado.
limitado?
Mas foi campeao no ano anterior e até sonhavam em ganhar a Champions quando calharam com o Inter...

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
21,859
48,573
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Postura exigente ? A equipa treinada pelo Anselmi tem mais um golo do que o Pavlidis e falas em exigência ? Tem menos golos do que o Gyokeres sozinho e falas em exigência? Ser exigente é querer uma equipa que no conjunto dos jogadores do plantel marque muitos mais golos do que o Pavlidis sozinho?
Se isto é exigência para ti , onde ficou a tua ? Quanto ao treinador : não jogar nada , levar na boca e anarquia total qualquer um faz…
Quando o teu leque de jogadores avançados é William, Pepê, Borges, Gul, Namaso e Samu, queres milagres? Quando destes jogavam no benfica ou sporting? Nem digo a titulares, mas a saltar do banco.

Podes ser exigente à vontade. Eu tambem posso exigir tudo e mais alguma coisa a estes gajos. Mas se não têm capacidade para mais, a exigência é trocada por noção.

• Like
Reações: Panda Azul e Branco

bad_person

Bancada central
30 Junho 2020
2,436
4,597
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Foi um post de crítica ao treinador. Não percebo onde foste buscar essa ideia de defesa do treinador. Se a sad achar que o melhor é trocar de treinador, que assim seja.

O que disse é que para mim o problema não é insistir no seu modelo. O problema é as opções que toma e o fato do modelo não me parecer bom.
Tens razão, e peço desculpa se interpretei mal o teu comentário.
Na verdade, até concordamos no essencial, que o problema está nas opções, na rigidez e na má execução do modelo.

Ter um modelo como ponto de partida não é o problema. Aliás, é positivo um treinador ter uma ideia clara de jogo.
O problema começa quando esse modelo começa a engolir o grupo de trabalho.
Quando se insiste num posicionamento que expõe os jogadores.
Quando se repete o erro sem ajustar.
Quando o modelo passa de identidade para obstáculo.
E infelizmente, é isso que temos visto, o Anselmi entrou com uma ideia — mas até agora não mostrou capacidade de a adaptar ao contexto do clube, do plantel e do campeonato.
E isso é o que separa uma boa ideia de uma boa equipa.
Por isso sim, o modelo em si podia até funcionar com outra execução, ou noutro campeonato.
Mas aqui, com este grupo e nesta realidade, está a tornar-se um problema.

• Like
Reações: jamesrodriguez2011

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,719
36
35
Porto
Comecei a ficar desconfiado com o Anselmi logo na apresentação dele em que diz "o adversário é que nos vai dizer por onde saimos e atacamos". Foi assim algo do género.

A situação do "libero" também me deixou logo de pé atrás. E o facto de adaptar muito a sua equipa consoante o adversário. Obviamente que podia correr bem , mas já por estas palavras e noções que tínhamos dele da América do sul , o "feeling" não era bom .

Para se jogar no tugao não é preciso grande ciência. Diria que tirando os 3 grandes + Braga , o vitoria e num ano aparecem 1/2 treinadores com ideias ofensivas para o jogo ( caso do Estoril este ano por exemplo) , o resto são 10 gajos fechados no seu meio campo , à espera da mínima oportunidade para ferir o adversário. Por isso um treinador do Porto , na maior parte dos jogos do tugao , não tem que fazer disto um bicho de 7 cabeças. É atacar , massacrar , sufocar e ser minimamente organizados cá atrás.

Quando vem com as ideias do "libero" , de muita "teoria" de espaços , de vantagens numéricas , de posse absurda , normalmente não corre bem.

Dei o benefício da dúvida como achei que tinha que dar. Também achava que devia fazer a pré época com melhor plantel. Mas depois do que vi nos últimos jogos acho que é mesmo "defeito de fabrico". Não dá. Não sabe minimamente onde está. Não tem a mínima noção das coisas e pior que isso , parece que está tudo bem para ele e que a teimosia deve prevalecer sobre a razão.

Não existe evolução. Não se vê melhorias significativas. Nao se vê sequer um plano para ao ano. Neste momento era uma excelente oportunidade para afastar quem não interessa e lançar quem pode interessar ( não se compreende a falta de minutos dos dois reforços de inverno nesta fase e a insistência em jogadores como Pepê que são um redondo zero )

Por este andar e se continuar, vai estar completamente queimado ao fim do primeiro desaire para o ano.

Parece-me um típico treinador da teoria , com tudo bem montado na cabeça mas que na prática não consegue passar para os jogadores o que realmente pretende. Ele disse sempre uma coisa também que foi "os jogadores têm que "comprar" a ideia que quero senão não vale a pena". Pois claro Anselmi , não me parece que os jogadores estão a comprar essa ideia. Eu sei que a qualidade não é muita mas mesmo assim , na parte que se podia ver mais a evolução da equipa ( tacticamente) é um amadorismo surreal.

Para mim não continuava. Mas eu não percebo nada disto. Tem a palavra o presidente. Que tem que começar a perceber também ... Onde está.