Começa a ser quase impossível defender o Anselmi. Um bom treinador tem de ser capaz de avaliar os jogadores à sua disposição e adaptar o seu sistema às virtudes e defeitos desses mesmos jogadores, ou seja, tem de mostrar flexibilidade táctica e pragmatismo. O Anselmi não tem mostrado nada disso.
E a insistência no líbero Eustáquio e em jogadores como JMário (estando o Martin disponível), Pepê ou Gul são erros inexplicáveis, sem justificação.
Mas mesmo assim não acho que Anselmi seja o principal culpado por esta exibição vergonhosa. Este plantel de merda que temos, mesmo treinado pelo Zé Mota, tinha obrigação de ganhar o jogo, ou pelo menos tentar, contra este Estrela da Reboleira. Em vez disso, o que eu vi hoje foi um montão de bailarinas sem intensidade, que não ganhavam uma dividida, que corriam menos que o adversário e que falhavam passes que o meu cão não falhava. Um plantel de medíocres e que nem sequer é capaz de compensar isso com um mínimo de garra e de carácter. Hoje só vi os meninos a correr quando se viram a perder 2-0. Isto não são jogadores à Porto, são apenas uns cagões sem personalidade que acham que se pode ganhar jogos sem sujar os calções.
Não sei se quero que o Anselmi fique para a próxima época, mas não tenho a menor dúvida em relação a uma coisa: jogadores como Otávio, Zaidu, Eustáquio, Pepê, Namaso, Gul, Borges, Franco, Grujic não servem sequer para suplentes de um FCP que queira voltar a vencer, e portanto têm de ser despachados sim ou sim, uns vendidos por qualquer preço, outros emprestados na esperança de que evoluam e outros trocados por uma caixa de super bock.
Do actual plantel eu só mantinha Cláudio e Samu Tuga (Diogo tem de ser vendido), Neuhen (que remédio) e Zé Pedro para 3º e 4º central, Martin e J. Mário (para suplente serve), Varela, Perez, Vasco, Mora, Samu e William Gomes. O que significa que precisamos de comprar dois centrais titulares, dois médios titulares, um extremo titular e um substituto para o Samu (Vonic?), além de um substituto para o Moura.
Reforços a sério em pelo menos cinco posições. Se não elevarmos a qualidade do plantel, nem o Klopp fazia deste Porto campeão.
Quanto ao Anselmi, as dúvidas são cada vez maiores. Se lhe dermos cinco titulares a coisa vai funcionar e vamos voltar a ser dominadores e a distribuir chocolate em campo? Já acreditei mais nisso. Ele até pode vir a ser um grande treinador, mas neste momento a ideia que passa é de ingenuidade e inexperiência, e de alguém que não fazia a mínima ideia do que é treinar um clube onde todos os jogos são para vencer, ou pelo menos lutar por isso até ao último segundo.
Bola difícil para o presidente. Não queria estar na pele do André.