Nunca se pode dizer a um treinador que fica independente dos resultados. Isso é amadorismo.
Como é obvio nao sei que conversas AVB teve com Anselmi.
Imagino que AVB tenha dito a Anselmi que era preciso ir preparando a próxima epoca, que Nico e Galeno iam sair, que iam tentar contratar alguem naqueles ultimos dias mas sem entrar em loucuras, que no Verao iamos melhorar o plantel, devem lhe ter pedido que lutasse pela Champions mas no minimo ficasse em 3o, provavelmente deram lhe carta verde para implementar o seu sistema de jogo.
E de certa forma, mesmo correndo mal a nivel de qualidade de jogo, mesmo sendo goleado em casa pelos corruptos, as coisas la foram acontecendo dentro do previsto.
Se nao houvesse Mundial de Clubes, Anselmi ia comecar a proxima epoca. Acredito nisso a 100%. E nao era suposto o Mundial de Clubes mudar nada.
Mas realmente o Mundial acabou por ter uma importância inesperada. Se com o Palmeiras ate estivemos minimamente bem, com o Inter Miami foi vergonhoso. Nao so perder, mas nao ter reaccao nenhuma apos o 2-1 quando faltavam mais de 35 minutos. Andarem jogadores em campo sem aparentar qualquer problema com o resultado, como por ex o Fabio Vieira que ainda se andava a rir com o Messi.
Depois vem aquelas declarações do Anselmi antes do jogo, dizer que queria ganhar ao Al Ahly para os adeptos festejarem o Sao Joao em grande, para mim foi das coisas mais surpreendentes vindas dele, que o tenho como uma pessoa inteligente. Ao fim de 5 meses nao ter ainda percebido a cultura do clube, foi mais uma coisa que deve ter deixado AVB com os cabelos em pé.
E para terminar, o jogo com o Al Ahly que tambem foi estranho, ter abdicado da sua tática, termos permitido tantas oportunidades. Enfim.
Acredito que o Mundial foi um rude golpe para AVB. Ate por mais um aspecto.
AVB redobrou se em campanhas pela marca FCP, visitas a casas, aquela entrevista, onde a marca FCP foi colocada nos píncaros, onde inclusivamente ele falou e foi abordado pelo entrevistador sempre como se fosse um Presidente de Top, um Presidente de enorme sucesso, e depois a equipa fez a prestação que fez.
Nao admira que AVB nao dormisse, nao so pelo seu amor ao Porto, mas tambem porque se deve ter sentido muito envergonhado, perante aquilo que disse e aquilo que a equipa e treinador mostraram.