Falaram por aí do Carvalhal. E vi muitos adeptos que para isso mais vale ficar o Anselmi. Não podia estar mais em desacordo. Aliás , eu preferia mil vezes que viesse o carvalhal do que um farioli.
O nome dele até faz sentido por varias razões.
1- As equipas do Carvalhal jogam bom futebol. Nem vou falar dos trabalhos mais antigos que fez no Setúbal há muitos anos mas nos anos mais recentes. O carvalhal reinventou se desde há uns anos para cá. Acho que a passagem por Inglaterra faz-lhe bem. Fez um grande trabalho no sheffield e mesmo no Swansea quando chegou lá quase conseguiu um milagre. Lembro me tambem no tempo que teve no Celta , conseguiu a manutenção e teve ali uma sequência muito boa de jogos.
Depois disso e falando em Portugal , lembro-me que o rio ave dele jogava muito a bola. A primeira passagem pelo Braga também foi de grande sucesso. As equipas jogam como gente grande , a pensar no ataque.
Gosto de por as equipas a jogar bom futebol e normalmente cria logo impacto quando chega. Uma coisa boa é que me parece um gajo inteligente. Não é obcecado por nenhum sistema e consoante o plantel que tem e as características dos jogadores , escolhe qual deve ser o melhor sistema para se jogar. Já o vi a jogar em 433 , em 4231 , num sistema de 3 centrais.
2 - Desenvolvimento e potenciar jovens. Principalmente no Braga fez um trabalho de excelência nesse capítulo. As vezes obrigado por causa de lesões , mas depois quando os jogadores voltam ele não atira os miúdos para canto. Se correspondem continuam a ter oportunidades. Não é um gajo que olhe para nomes e não tem receio em dar a oportunidade aos miúdos.
3- Parece-me um gajo com pulso. Quem compromete o grupo é riscado. Viu-se os casos de Mateus , bruma ou André Horta.
4- já jogou no porto. Conhece o clube e sabe a exigência do mesmo. Conhece bem o futebol português também, já com vários jogos realizados ao mais alto nível.
Se podia funcionar num grande e aqui ? Podia e não podia , lá está , como todos será uma incógnita. Mas prefiro mil vezes o carvalhal que um farioli. Sei que já teve no Sporting mas não se pode tirar ilações disso. Entrou a meio e com um Sporting de rastos.
Além disso , Carvalhal é muito melhor treinador que lage e Rui Borges. Por isso nesse sentido estávamos melhores no banco. Com um plantel a condizer , podia dar certo.
Não seria o meu preferido português , nem estaria no top 3 ( se bem que acho o top 3 quase impossíveis de virem ) . Mas com certeza vinha numa segunda linha , num top 5.