#Futebol Martín Anselmi - Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

4.67

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.67 Performance da Época

orlandomro

Bancada lateral
21 Agosto 2016
953
761
Para quê mandar o leak que o Anselmi saiu furioso da reunião porque soube que já tinham abordado outro treinador para o suceder? Não vejo interesse na direcção nisto, por exemplo.
Continua a merda do ano passado, continuamos com bufos lá dentro, sai tudo cá para fora, principalmente para o Record.

mantower

Tribuna
31 Julho 2015
4,998
6,324
Conquistas
2
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
Pontos certos. Isso e o facto de sempre lhe terem dito que seria o treinador da próxima época corresse como corresse o Mundial. A questão e que correu como nunca se imaginava que corresse. E aqui o Anselmi tem claramente também culpas no cartório.
Como é que um clube de altíssima competição pode dizer a um treinador que "fica no próximo ano corra como correr o Mundial"?

Mas então não existe qualquer pressão em cima do treinador? Ganhar ou perder passou a ser a mesma coisa para um dos melhores clubes do mundo?

• Like
Reações: apocalypto

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
3,396
4,174
Isto merece uma resposta mais elaborada e estou com sono, mas cá vai...

A semelhança que vejo é o princípio da atração na primeira fase de construção. Algo que, de facto, o Anselmi procurava fazer, mas simplesmente não havia o mínimo de fundamentos para tal, que é da responsabilidade do treinador afinar: é impraticável quereres atrair o adversário e os teus médios esconderem-se e darem-se à marcação, sem terem os mínimos de mobilidade e disposição para serem parte ativa do processo. Há que saber jogar entre as linhas do adversário e ler os espaços nos quais podes receber a bola ou atrair os adversários e libertar para quem possa receber. Caso contrário, o adversário fecha-te os caminhos, e resta apenas bater bombo, como acontecia 90% das vezes com o Anselmi. Penso que até no vídeo com que me respondeste há pouco dá para ver os médios do Ajax a serem soluções para receber a bola ou para atrair e libertar espaço para os colegas. Depois, também ajuda saber onde queres atrair o adversário. O Porto de Anselmi começava a querer fazê-lo quase em cima da linha de golo, o que fazia com que a bola fosse uma batata quente para jogadores que além de azelhas (daí dizer que quem quer que venha, tem de receber uma revolução no plantel), têm níveis de atitude e confiança no lodo e acabam por errar passes absolutamente básicos que colocam a equipa na lama. Não vejo o Ajax do Farioli a querer fazer o mesmo. De resto, exploração de espaços, o guarda-redes ser parte da construção, criação de superioridade numérica são princípios de jogo que considero universais numa equipa grande.

Para concluir, algumas diferenças que para mim fazem com que haja um universo de distância de Farioli para Anselmi:
- jogar com extremos declarados - exploração de toda a largura do campo, algo que para mim é um atentado não ser feito no futebol moderno, e que com Anselmi era absolutamente desprezado;
- pressão alta na primeira fase de construção adversária - algo que me irritava profundamente não ver com o Anselmi, em que só se tentava recuperar a bola quase quando o adversário entrava no nosso meio-campo. Uma equipa grande tem de condicionar o adversário e constantemente fechar os caminhos e obrigar a bater longo, algo que no Ajax acontecia;
- número de homens em zonas de finalização - penso que foi visível no vídeo que meteste ver sempre 4 ou 5 jogadores do Ajax prontos a receber o último passe. Com o Anselmi penso que nem vale a pena comentar a quantidade de vezes que se via o Mora e o Samu entregues a si próprios numa ilha rodeados por adversários e o resto da equipa atrás da linha da bola;
- overlaps e underlaps constantes - um princípio básico no futebol que, uma vez mais, não existia com Anselmi, e que para tal é fundamental jogar com extremos;
- liberdade individual nas zonas ofensivas - isto não existia com Anselmi, em que tudo era rígido, estático, e não havia variabilidade nenhuma de soluções para ferir o adversário. No Ajax do Farioli, tanto se viam laterais por fora a ganhar a linha, como a aproveitar o espaço interior e a potenciar situações de 1x1 aos extremos; os médios ofensivos a aproveitar o espaço central-lateral e a atacar a profundidade; os extremos bem abertos a irem para cima do adversário no 1x1 e em dinâmicas constantes com os laterais.

Volto a dizer, não estou certo que o Farioli tivesse cá sucesso, em grande parte pela falta de experiência e por não saber qual o estilo de liderança dele no balneário. E no momento atual do Porto, estes são aspetos fundamentais. Mas em termos de futebol jogado, penso que não há razão nenhuma nas comparações com o Anselmi.
Obrigado pela partilha e pela análise. Para mim o Farioli é a versão ligeiramente melhorada do Anselmi porque Falta indicar nesse resumo os pontos negativos que tanto os fazem parecidos.

Os espaços que concede nas costas da defesa e entre linhas que faz com que a defesa se exponha em cada erro. Tal como o Anselmi.

Falas e bem que gera oportunidades na zona de finalização (mas já agora poucas), mas é importante referir que em quase todos os jogos que vi a equipa adversária também tinha mais que uma oportunidade flagrante para marcar, Ou seja, Nunca tinham o jogo verdadeiramente controlado, tal como o Anselmi. Fosse na Liga Europa ou no campeonato.

Contra equipas fechadas, o seu jogo dependia sobretudo de um chouriço ou de uma jogada individual. Tal como o Anselmi.

Quando não arranjava soluções para furar a defesa em ataque organizado, partia imediatamente para o bombo da defesa para o ataque, o meio campo só via a bola a voar. Tal como o Anselmi.

Perdas de posse de bola por erros de passe não forçados muito acima do esperado para uma grande equipa. Tal como o Anselmi

Ainda que fales que utiliza toda a largura do campo, raramente vês a suas equipas usa-la, ou seja raras sao as vezes que veremos o ir à linha e cruzar. Aqui até acho que o Anselmi através do Moura tentou explorar mais isso.

Dito isto, ou tens um sueco como o Amorim teve para bater bolas da defesa para o ataque e ele correr e resolver o jogo ou num campeonato fechado como o nosso lixaste, tal como o Amorim se lixou quando não teve o sueco e ficou em 4. Tal como o Anselmi se lixou e muito seguramente o Farioli se iria lixar.

Para experiências destas, mais vale deixar lá estar este.

• Like
Reações: jorgebest

Joji

Superior
27 Maio 2025
61
115
Será que é mesmo o Farioli? Li algures que ele era o preferido para substituir o VB mas na altura estava indisponivel.
Se for verdade, como dizem aqui, pode acabar por dar no mesmo.

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
9,949
8,440
45
Lisboa
Então ainda nada feito?
O homem ficou incrédulo, gritou, porque achou que não se justifica e estava a fazer um bom trabalho?
Ainda vão pensar no assunto...
Porque adiar e perder tempo?
Despachem lá isso antes das férias para começarem a planear a próxima época bem, para ver se isto melhora rapidamente.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,262
7,624
46
Lisboa
Pontos certos. Isso e o facto de sempre lhe terem dito que seria o treinador da próxima época corresse como corresse o Mundial. A questão e que correu como nunca se imaginava que corresse. E aqui o Anselmi tem claramente também culpas no cartório.
Como é que não se imaginava que o mundial pudesse correr assim tão mal? Sou o único que achava que era mesmo assim que ia correr?

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,456
48,537
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Então ainda nada feito?
O homem ficou incrédulo, gritou, porque achou que não se justifica e estava a fazer um bom trabalho?
Ainda vão pensar no assunto...
Porque adiar e perder tempo?
Despachem lá isso antes das férias para começarem a planear a próxima época bem, para ver se isto melhora rapidamente.
Acho que desatou aos murros na mesa o Anselmo. Disse ao presidente que aquilo é que eram murros a sério. E exige 4 milhas de murros a pronto! Foda-se. Contado ninguém acredita!

Um indivíduo que não tem a mínima noção. Ficou surpreso por o presidente o querer mandar embora. Foda-se. Surpreso?? Com que?? Então não vê a merda que fez?

O presidente só tem de lhe dizer : meu amigo o Porto não joga nada e você anda aqui a enganar a malta. Por isso é que tem de ir embora. Qual a dúvida?

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
19,294
49,900
Como é que não se imaginava que o mundial pudesse correr assim tão mal? Sou o único que achava que era mesmo assim que ia correr?
Uma coisa seria acontecer maus resultados, outra foi a forma como aconteceu. A imagem que o FC Porto deixou foi muito má e para isso muito contribuiu MA. Foi uma baralhação total por lá. É nisto que se está a bater.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,966
1,113
35
Porto
Falaram por aí do Carvalhal. E vi muitos adeptos que para isso mais vale ficar o Anselmi. Não podia estar mais em desacordo. Aliás , eu preferia mil vezes que viesse o carvalhal do que um farioli.

O nome dele até faz sentido por varias razões.

1- As equipas do Carvalhal jogam bom futebol. Nem vou falar dos trabalhos mais antigos que fez no Setúbal há muitos anos mas nos anos mais recentes. O carvalhal reinventou se desde há uns anos para cá. Acho que a passagem por Inglaterra faz-lhe bem. Fez um grande trabalho no sheffield e mesmo no Swansea quando chegou lá quase conseguiu um milagre. Lembro me tambem no tempo que teve no Celta , conseguiu a manutenção e teve ali uma sequência muito boa de jogos.

Depois disso e falando em Portugal , lembro-me que o rio ave dele jogava muito a bola. A primeira passagem pelo Braga também foi de grande sucesso. As equipas jogam como gente grande , a pensar no ataque.

Gosto de por as equipas a jogar bom futebol e normalmente cria logo impacto quando chega. Uma coisa boa é que me parece um gajo inteligente. Não é obcecado por nenhum sistema e consoante o plantel que tem e as características dos jogadores , escolhe qual deve ser o melhor sistema para se jogar. Já o vi a jogar em 433 , em 4231 , num sistema de 3 centrais.

2 - Desenvolvimento e potenciar jovens. Principalmente no Braga fez um trabalho de excelência nesse capítulo. As vezes obrigado por causa de lesões , mas depois quando os jogadores voltam ele não atira os miúdos para canto. Se correspondem continuam a ter oportunidades. Não é um gajo que olhe para nomes e não tem receio em dar a oportunidade aos miúdos.

3- Parece-me um gajo com pulso. Quem compromete o grupo é riscado. Viu-se os casos de Mateus , bruma ou André Horta.

4- já jogou no porto. Conhece o clube e sabe a exigência do mesmo. Conhece bem o futebol português também, já com vários jogos realizados ao mais alto nível.

Se podia funcionar num grande e aqui ? Podia e não podia , lá está , como todos será uma incógnita. Mas prefiro mil vezes o carvalhal que um farioli. Sei que já teve no Sporting mas não se pode tirar ilações disso. Entrou a meio e com um Sporting de rastos.

Além disso , Carvalhal é muito melhor treinador que lage e Rui Borges. Por isso nesse sentido estávamos melhores no banco. Com um plantel a condizer , podia dar certo.

Não seria o meu preferido português , nem estaria no top 3 ( se bem que acho o top 3 quase impossíveis de virem ) . Mas com certeza vinha numa segunda linha , num top 5.

rvaz

Arquibancada
26 Abril 2016
385
342
Para além de bom treinador, precisamos de alguém que fale alto no balneário, que dê uns berros e murros na mesa, quando for necessário. Um perfil destes, normalmente condiz com alguém mais velho. O Anselmi não tem esse perfil.
Existem de facto jogadores muito fracos na equipa e ovelhas negras que têm que sair. A direção tem 2 meses com muito trabalho para termos uma época de acordo com a equipa que representam.