Martín Anselmi - Ex-Treinador

Martín Anselmi

Martín Anselmi

4.67

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.67 Performance da Época

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
10,119
13,901
Anselmi tem tudo a provar. Isso parece-me evidente. E se o jogo em Marrocos não foi tão reles quanto se fez parecer para a altura da temporada, o jogo-treino com o Riga é mais duvidoso.
Ainda assim, não vi o jogo, não consigo opinar. É a mesma coisa que afirmar que as galinhas empataram com um Lusitano qualquer, pelo que vão ser goleados todos os jogos.

Acho que Anselmi precisa de bons jogadores e de refazer o plantel.

Li, e bem, que tínhamos equipa para limpar o Estrela, e ser mais pujante com os outros.
No ano pasado, tínhamos ainda melhor equipa, ficamos em terceiro a 18 pontos e tivemos jogos muito mas muito piores do que qualquer um destes, como por exemplo o enxuvalho em Arouca. Se assim fosse, uma equipa tinha de ganhar todos os jogos e isso nunca aconteceu.

Aquilo que sinto que está errado é continuar com a maioria destes jogadores de plantel.
Não haverá nada de novo enquanto o plantel não for novo.

Não pode continuar a estar na ficha de jogo, no treino, no plantel, gente como Pepê, Otávio, Zaidu ou Franco.

Não sei o que aconteceu com o Riga mas se algum destes jogadores estava na ficha de jogo, o mesmo começa inquinado negativamente.

Não podemos continuar sem limpar o plantel. Tenho a certeza que o Presidente AVB está a tratar disso e, no mercado de verão, limpará esta malta toda.
Mas não podemos continuar com esta gente que veste a camisola do FC Porto.

Não há pingo de garra, luta, ambição. Gente como Otávio, Pepê, Franco e outros estão apenas preocupados com o clube futuro que os receberá ou em chular o ordenado no fim do mês.

Podem meter aqui o treinador que quiserem mas enquanto não houver uma limpeza de plantel, não haverá UM com sucesso. São precisos novos jogadores, nova ambição, novo espírito de grupo.

Realmente só não entendo como gente como Jorge Costa e outros não passam esta mensagem. Não posso acreditar que Jorge Costa se reveja num Otávio, num Pepê, num Franco. E nem falo na qualidade, falo na ambição e no profissionalismo.

Portodeturiz

Bancada lateral
26 Maio 2016
811
1,510
Eu por curiosidade fui ver alguns números de Anselmi nas anteriores equipas. E cada vez menos percebo a afirmação do Presidente na apresentação do treinador em que dizia que os adeptos iam ficar entusiasmados com o futebol de Anselmi. Um futebol super ofensivo.

Ao ver os golos marcados pelas equipas dele antes de vir para o Porto ( e sendo ainda por cima lá no méxico e no equador ) , é preocupante. São números bem fracos. Daquilo que se viu aqui em termos ofensivos ( claro que tendo noção da qualidade da equipa) mas eu não consigo vislumbrar onde está o futebol ofensivo e entusiasmante que o Presidente tanto prometeu.

Eu já tinha dado a minha opinião sobre o Anselmi. Acho que não tem unhas para isto. É o clássico treinador da teoria. Fala bem , sabe falar sobre o jogo, sabe o que quer e não duvido disso mas não consegue por em prática. Porque são coisas completamente diferentes. Ainda por cima realidades diferentes, da américa do sul para aqui.

Muita gente diz que não tem plantel. Que os jogadores são fracos. Que vamos esperar que tenha um melhor plantel. Posso concordar em parte com isso mas a amostra que nos deu anteriormente é muito muito fraca. Vamos lá ser sérios. Este Porto está longe de ter grandes jogadores , mas ao fim de 4 meses aqui ( já teve mais que tempo para implementar o que quer e os jogadores habituarem-se) não é suficiente para demolir um estrela da amadora ? Mesmo os jogos que ganhamos , foram FRAQUISSIMOS. Não era de esperar uma autoridade mais vincada frente a um Moreirense , Arouca , Boavista , etc ? O nosso plantel é fraco mas muito superior a todos estes clubes que mencionei. Nem vou falar dos jogos grandes. Por isso é que a teoria do "deixem o homem trabalhar com melhores jogadores" é muito duvidosa para mim. Acho que podiam vir 3/4 Gabri Veigas...

Acho que continuar com o Anselmi será um suicídio. Já nem falo do Mundial de clubes ( que na teoria somos obrigados a passar a fase de grupos obviamente ) mas do resto que vem. Basta uma exibição pobre e um resultado menos conseguido para a situação de Anselmi ficar insustentável. Este estilo de jogo não apaixona o adepto do Porto.

Dito isto. Espero que se for para Anselmi continuar mesmo , que me cale obviamente. Gostava muito de estar errado.
Tal e qual.
Contra factos não há argumentos.
Não é claramente treinador para o FcPorto.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,084
2,170

Brakk9900

Lugar Anual
28 Novembro 2017
592
850
Anselmi tem tudo a provar. Isso parece-me evidente. E se o jogo em Marrocos não foi tão reles quanto se fez parecer para a altura da temporada, o jogo-treino com o Riga é mais duvidoso.
Ainda assim, não vi o jogo, não consigo opinar. É a mesma coisa que afirmar que as galinhas empataram com um Lusitano qualquer, pelo que vão ser goleados todos os jogos.

Acho que Anselmi precisa de bons jogadores e de refazer o plantel.

Li, e bem, que tínhamos equipa para limpar o Estrela, e ser mais pujante com os outros.
No ano pasado, tínhamos ainda melhor equipa, ficamos em terceiro a 18 pontos e tivemos jogos muito mas muito piores do que qualquer um destes, como por exemplo o enxuvalho em Arouca. Se assim fosse, uma equipa tinha de ganhar todos os jogos e isso nunca aconteceu.

Aquilo que sinto que está errado é continuar com a maioria destes jogadores de plantel.
Não haverá nada de novo enquanto o plantel não for novo.

Não pode continuar a estar na ficha de jogo, no treino, no plantel, gente como Pepê, Otávio, Zaidu ou Franco.

Não sei o que aconteceu com o Riga mas se algum destes jogadores estava na ficha de jogo, o mesmo começa inquinado negativamente.

Não podemos continuar sem limpar o plantel. Tenho a certeza que o Presidente AVB está a tratar disso e, no mercado de verão, limpará esta malta toda.
Mas não podemos continuar com esta gente que veste a camisola do FC Porto.

Não há pingo de garra, luta, ambição. Gente como Otávio, Pepê, Franco e outros estão apenas preocupados com o clube futuro que os receberá ou em chular o ordenado no fim do mês.

Podem meter aqui o treinador que quiserem mas enquanto não houver uma limpeza de plantel, não haverá UM com sucesso. São precisos novos jogadores, nova ambição, novo espírito de grupo.

Realmente só não entendo como gente como Jorge Costa e outros não passam esta mensagem. Não posso acreditar que Jorge Costa se reveja num Otávio, num Pepê, num Franco. E nem falo na qualidade, falo na ambição e no profissionalismo.
Não misturava os assuntos! O ano passado os lagartos foram campeões com 90 pontos! Ficámos a 18 e mesmo assim fizemos melhor que este ano. Outro aspeto, nunca fomos humilhados por rivais e a malta era quase a mesma, fizemos top 16 na liga dos campeões, onde caímos com o arsenal nos penáltis! Perdemos qualidade mas somos o 3.º melhor plantel da liga. Não há 1 jogo em 6 meses que seja digno de registo deste "jornalista". Já percebi que alguns precisam de ver a humilhação "mundial de clubes"! Bora, vamos a ela! Estamos muito fortes a vender camisolas e pouco dignos em campo!

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,787
49,210
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20

Jorge_Bruno

Lugar Anual
7 Maio 2016
25,748
25,913
Conquistas
8
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
6,540
7,438
Eu por curiosidade fui ver alguns números de Anselmi nas anteriores equipas. E cada vez menos percebo a afirmação do Presidente na apresentação do treinador em que dizia que os adeptos iam ficar entusiasmados com o futebol de Anselmi. Um futebol super ofensivo.

Ao ver os golos marcados pelas equipas dele antes de vir para o Porto ( e sendo ainda por cima lá no méxico e no equador ) , é preocupante. São números bem fracos. Daquilo que se viu aqui em termos ofensivos ( claro que tendo noção da qualidade da equipa) mas eu não consigo vislumbrar onde está o futebol ofensivo e entusiasmante que o Presidente tanto prometeu.

Eu já tinha dado a minha opinião sobre o Anselmi. Acho que não tem unhas para isto. É o clássico treinador da teoria. Fala bem , sabe falar sobre o jogo, sabe o que quer e não duvido disso mas não consegue por em prática. Porque são coisas completamente diferentes. Ainda por cima realidades diferentes, da américa do sul para aqui.

Muita gente diz que não tem plantel. Que os jogadores são fracos. Que vamos esperar que tenha um melhor plantel. Posso concordar em parte com isso mas a amostra que nos deu anteriormente é muito muito fraca. Vamos lá ser sérios. Este Porto está longe de ter grandes jogadores , mas ao fim de 4 meses aqui ( já teve mais que tempo para implementar o que quer e os jogadores habituarem-se) não é suficiente para demolir um estrela da amadora ? Mesmo os jogos que ganhamos , foram FRAQUISSIMOS. Não era de esperar uma autoridade mais vincada frente a um Moreirense , Arouca , Boavista , etc ? O nosso plantel é fraco mas muito superior a todos estes clubes que mencionei. Nem vou falar dos jogos grandes. Por isso é que a teoria do "deixem o homem trabalhar com melhores jogadores" é muito duvidosa para mim. Acho que podiam vir 3/4 Gabri Veigas...

Acho que continuar com o Anselmi será um suicídio. Já nem falo do Mundial de clubes ( que na teoria somos obrigados a passar a fase de grupos obviamente ) mas do resto que vem. Basta uma exibição pobre e um resultado menos conseguido para a situação de Anselmi ficar insustentável. Este estilo de jogo não apaixona o adepto do Porto.

Dito isto. Espero que se for para Anselmi continuar mesmo , que me cale obviamente. Gostava muito de estar errado.
100% de acordo.

Portodeturiz

Bancada lateral
26 Maio 2016
811
1,510
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
Até o Pedro Caixinha foi campeão no México.

As melhoras.
Infelizmente a ideia que dá, é que ele foi escolhido pelos vídeos em que festeja com os adeptos.

Podem falar de futebol atrativo, do jovem com ideias diferentes, mas o que vejo é uma equipa desorganizada, um treinador que não manda nos jogadores, mas tenta sim ser amiguinho deles. Sei que o André Villas Boas quer o melhor para o nosso clube, mas precisamos de treinadores com garra, com dedicação e não míudos teimosos que andam a aprender a treinar.

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
18,747
11,102
O problema do Anselmi é que mesmo o plantel sendo fraco não pode ser tão fraco como pareceu com ele.
Há vários internacionais no Porto e mesmo assim só não levamos na pá do Boavista (claramente e de longe a pior equipa do campeonato) porque os gajos do Boavista parece que nunca tinham ouvido falar em fora de jogo - bastava um bocadinho mais de atenção no fora de jogo e podiam ter marcado 2 ou 3.

Quando o cozinheiro é fraco, mesmo um bife waguy vai saber a sola de sapato.
Uiii estás tramado.
As viúvas vão já dizer que isto é um jogo de treino com jogadores da equipa B.
Quando o Anselmi receber 25 caras novas é que isto vai bombar.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
3,664
6,207
Ponto prévio 1: a época passada foi má e, por todos os motivos, o ciclo do SC tinha chegado ao fim! Não adianta estar a reviver o passado!
Ponto prévio 2: VB nunca pareceu ser solução e poucos não compreenderam a sua saída! Parecia difícil fazer pior!

1. Os jogadores não são assim tão maus
Creio que referiste que este é um caminho dos últimos 3 anos! Nos últimos 3 anos, no top-15 dos mais utilizados estiveram, no total, 26 atletas!
Nos últimos 3 anos, só 5 jogadores estiveram, sempre, entre os 15 mais utilizados: Diogo Costa, João Mário, Pepê, Eustaquio e Galeno!
Nos 26 jogadores, há 8 (oito) que nunca foram campeões! Desses 8, 5 conquistaram a Taça de Portugal do ano passado! Em campo! Sobram 3: Mora, Samu e Moura!
Nesses 26 jogadores, 11 nunca foram internacionais A!

2. Piorou e piorou muito
Quase todos os jogos do VB foram medíocres, para ser simpático! Mesmo nas vitórias! A nossa primeira saída, logo aos Açores, foi péssima! O jogo em alvalade foi terrível! E, no entanto, como se dizia há umas páginas, deve ter sido dos melhores arranques dos últimos anos! As duas derrotas com o nacional e com o gil, mostravam uma equipa, que, claramente, não queria jogar e não queria ganhar!
Com o MA, o problema é bastante diferente! Realmente, os jogadores não parecem não querer jogar! Nem parecem estar contra o treinador! Mas os erros de posicionamento, os erros de abordagem ao jogo, os erros de cobertura defensiva são tão profundos, que transformam um kikas numa mistura de messi com ronaldo! E isso é que é o mais grave! Não são os resultados, que se traduzem nos xg ou as oportunidades concedidas, ou a incapacidade em criar futebol ofensivo! É o próprio curso que não parece resultar!
Eu acho que todos os portistas queriam que resultasse! O homem fala de uma forma brilhante! A postura dele tem sido inatacável! A qualidade é que deixa muitíssimo a desejar!

3. Falta o Nico e o Galeno
No início da época, elogiava-se o excelente plantel e o que tinha sido conseguido em tão pouco tempo e com tantos problemas (financeiros)!
Desde janeiro, que se defende o treinador porque faltam o Nico e o Galeno! Eu nem quero imaginar o que pensaria o JF, que lhe levavam sempre, os melhores jogadores do ano anterior e lhe davam matéria-prima em bruto, para ele trabalhar! Ou outro treinador, em que lhe tiraram o Falcao e lhe deram o Kléber, para ele ser campeão...
Se perder o melhor jogador da equipa é justificação para que piore, o FCP tem um problema grave, porque, todos os anos, tem de vender os melhores jogadores!
Se, em 6 meses, o treinador não consegue encontrar uma solução (individual ou coletiva) para a perda do melhor jogador da equipa, tem de repensar a sua vida!
Até porque, por este princípio, a seguir a faltar o melhor jogador, vai faltar tempo para o Gabri se ambientar! E, depois de se ambientar ao clube, vai precisar de entender os princípios de jogo do treinador... e não acaba!
1. "Não adianta reviver o passado"
Claro que adianta porque é a base que esta direcção / equipa técnica apanhou. Se o problema é 100% o treinador e vamos no terceiro treinador com resultados "parecidos", é normal pensar que talvez não esteja aí o maior problema.

Não adianta florear muito, responde apenas às questões:

- Temos melhor ou pior plantel que o Sporting e Benfica? Assumindo que vais responder pior, existiu alguma vez um gap maior de qualidade individual face aos rivais que nesta segunda volta?

- Em que lugar colocavas este plantel em comparação com os planteis dos últimos 20 anos?

Se a resposta a estas questões for o que todos sabemos, o Terceiro lugar era e será o expectável com a maioria dos treinadores quando a resposta a estas questões for a mesma.

2. "Piorou muito"
Isto é pegar no jogo do Santa Clara e extrapolar para todos os jogos. O Porto teve dois jogos péssimos com Anselmi - Santa Clara e Benfica.. no entanto não foi a regra. Já aqui falamos sobre os numeros. Os erros defensivos e de posicionamento são tantos mas só sofremos mais 2 golos que o Benfica e +3 que o Sporting.

Eu acho que o Anselmi tem 1 modelo e conseguimos perceber as ideias - pode falhar na implementação.
Acho que o VB não tem modelo e jogavamos de forma completamente aleatória / disfuncional.

Indo à comparação habitual, é mais fácil para o United trabalhar com um Amorim que tem 1 modelo formado e os perfis estão indentificados (já entrou Cunha, querem Mbuemo e Gyokeres), do que continuarem a contratar treinadores que jogam ao sabor do vento e não constroem modelo nenhum.

Agora é verdade que o Anselmi não tem provas dadas como o Amorim e não temos garantias de que dadas as condições certas vai conseguir construir algo positivo.

E mais uma vez, comparar o Porto sem o Nico é profundamente injusto.

3. Nico e Galeno
É verdade que se elogiou o trabalho mas acho que ninguem ficou a pensar que o plantel era melhor. Existia a expectativa que alguns jogadores rendessem mais como o Ivan Jaime.
Ainda assim, acho que o Plantel que começou a época é suficiente para ser competitivo (ter uns 20/30% de possibilidades de ser campeao) mas o plantel da segunda volta não.
Parece-me óbvio que perder o melhor jogador da equipa e substituir por ninguem tem muito impacto. O Sporting ter o Gyokeres permite-lhes ser competitivo com o Debast a médio. O Porto com o Nico conseguia camuflar insuficiencias tacticas e individuais.
Pior que a perda do Nico em si é a alternativa. Tivemos de adaptar o Fábio que não sabe defender porque o resto são jogadores de perfil defensivo.
No Sporting não seria perder o Gyokeres e ter o Harder, seria perder o Gyokeres e ter que adaptar o Quenda a avançado centro.

Percebemos que depois disso acotnecer, vir dizer que o Rui Borges fazia menos golos que o Ruben Amorim era parvo..

A comparação com o Jesualdo não faz sentido. Os planteis são bons ou maus em comparação com a concorrencia.. o Jesualdo com excepção do último ano teve como rival apenas o Sporting do Paulo Bento. Com ou sem saídas, a diferença de plantel era abismal em favor do Porto. Os Sportinguistas percebiam isso e não pediram para despedir o Paulo Bento todos os anos. Aqui ignora-se que os nossos treinadores têm tiuís a jogar contra hulks e pedem-se campeonatos.

Nota: Se os planteis ficassem assim, eu aposto que o Porto não é campeão com nenhum treinador do mundo.

• Like
Reações: Álvaro Valente