Francisco J Marques - Ex Diretor de Comunicação

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Paredes5 disse:
Quando se entra na categorização dos adeptos portistas é porque reina o medo no seio de quem dirige. O funcionário Saúl recorre muito a esse expediente. Ver o FJM a fazer o mesmo fez-me muita confusão. E engane-se quem pensa que os SD representa a maioria dos portistas.
Palavras sábias @Paredes5

Ponto prévio: não tenho nada a ver com o Colectivo, nunca vi um jogo numa claque sequer.

O Porto que sempre foi um clube aglutinador, de gentes de trabalho e representativo de uma região, tem agora uma figura a tratar os portistas como sendo de primeira, segunda e terceira. É triste que o nosso director de comunicação venha falar de um claque que deve dar bastante ao clube, deve ter o seu trabalho e organização, desta maneira sobranceira e trata-los como portistas de casta inferior.

Pedro R.

Tribuna Presidencial
26 Julho 2015
5,507
3
31
Porto
Ontem assistimos a declarações vergonhosas do nosso diretor de comunicação.

No seu cargo, deve ser o porta voz dos interesses do clube e dos seus adeptos. Como adepto e sócio com quotas em dia, achei repelente a categorização dos adeptos. Já para não falar do discurso com toques norte coreanos em relação á Porto TV.

Acho que os colegas coristas já foram acertadamente falando nos timings de intervenção. Ouvir é prata, calar é ouro já diz a sabedoria popular.

E já agora, onde está a reação forte contra aquilo que as lamparinas fizeram, com o envio da carta ao PS contra a Ana Gomes????

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,125
18,780
33
Vila Das Aves
Caro @Francisco J. Marques aconselho por favor a ver a sequência de imagens abaixo, todas tem uma tarja em comum para além das tarjas habituais dos "fiéis adeptos do FC Porto", os tais que vão aos jogos todos fora, a ganhar ou a p€rd€r:

C O L E C T I V O

Esses tais também (e as imagens mostram isso), vão em dias de chuva, de frio, noite, dia, tal como os do outro topo do nosso estádio, por isso espero que as infelizes declarações de ontem tenham sido apenas e só um lapso de linguagem.

Fiz questão de buscar imagens de uma das mais vergonhosas épocas do nosso passado recente...

Rei Serifo

Arquibancada
11 Dezembro 2017
356
36
Declarações muito tristes, mas que vêm na sequência de outras do presidente a colocar as claques acima dos adeptos.

Sinto-me insultado. Sou sócio há 31 anos, mas nem isso faz de mim mais válido que quem o é há 2 dias. Tentei ir a jogos fora esta época, mas quase nunca consegui porque os bilhetes eram misteriosamente "vendidos" em minutos e estavam sempre esgotados. A excepção foi Braga, mas paguei 25 euros qd houve bilhetes para as claques a 10... O mesmo passou-se em jogos no Caixa, sistematicamente esgotados para depois vermos tantas cadeiras livres e tantos "grandes portistas' na candonga...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,272
26,752
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Blackadder disse:
Depois das declarações do FJM de ontem, eu considero-me insultado!!!

Se os SD são os adeptos que interessam pois vão aos jogos fora e em casa, eu que apenas vou aos jogos em casa porque a minha vida profissional não me permite andar on tour, não passo de um merdas que se limita a pagar as quotas, o lugar anual no estádio e no pavilhão!!

Curiosamente, a maioria dos adeptos que interessam não são sócios do FC Porto logo não pagam quotas nem têm lugar anual no estádio e o pavilhão apenas serve para estarem lá na candonga!!!

Para que precisamos nós da CS a tentar dividir-nos quando esse assunto é feito dentro da nossa própria casa??

MUITO MAL, FJM, MUITO MAL!!!
O FJM só diz o que lhe mandam dizer. O exemplo vem de cima:

20/12/2015 - A poucos minutos do final de uma partida mais que resolvida, os adeptos pedem a Lopetegui que lance no jogo André Silva. Este faz entrar Bueno, levando uma assobiadela por parte do público. Pinto da Costa vem a público defender o treinador dizendo que os assobios dos energúmenos não interessam porque os verdadeiros adeptos SD e Convívio (sim, ele disse Convívio) estão com a equipa.

Desde esse dia gastei 0€ em quotas, lugar anual, bilhetes ou merchandising de qualquer tipo.

Esta SAD está-se nas tintas para o comum adepto e nem sequer se esforça por disfarçar. As declarações do Francisco J. Marques, na mesma linha, são o debitar do que é a sincera opinião da administração. Não lhe levo a mal, provavelmente nem ele queria estar ali a fazer aquele papel de porta voz.

psychopiu

Bancada lateral
30 Julho 2018
585
151
48
Achar que o director de comunicação não tinha intenção de dizer o que disse, que se expressou mal, é passar um atestado de incompetência ao mesmo.

Claro que ele quis menorizar e menosprezar o Colectivo, tal como o NGP o fez quando o chamou de convívio.
Por alguma razão, que eu não faço ideia, os C95 não são bem vistos dentro da estrutura, ao contrário dos SD.

Gostava de saber quantos directores e ilustres comentadores seguiriam o clube fora em dias de trabalho, à chuva, ao frio, com centenas de km de estrada se não tivessem apoios e não fizesse parte da estrutura do clube.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,460
2,833
Vila Nova de Gaia, 1981
Fjmarques não estamos em 2006 e o líder do Colectivo nao se chama Fernando Saul, nem Madureira. Não vai ser um ordenado mensal nem o lugar de speaker que vai calar a crítica.

P.S. - este discurso do jmarques foi claramente encomendado pelo polvo com o claro objectivo de nos dividir. É tudo uma cabala...

19 Julho 2018
4,258
7,943
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
  • Cubillas
  • Madjer
Rei Serifo disse:
Declarações muito tristes, mas que vêm na sequência de outras do presidente a colocar as claques acima dos adeptos.

Sinto-me insultado. Sou sócio há 31 anos, mas nem isso faz de mim mais válido que quem o é há 2 dias. Tentei ir a jogos fora esta época, mas quase nunca consegui porque os bilhetes eram misteriosamente "vendidos" em minutos e estavam sempre esgotados. A excepção foi Braga, mas paguei 25 euros qd houve bilhetes para as claques a 10... O mesmo passou-se em jogos no Caixa, sistematicamente esgotados para depois vermos tantas cadeiras livres e tantos "grandes portistas' na candonga...
Bons portistas são os inteligentes, que conseguem fazer dinheiro e viver às custas do clube.

Os outros, os burros, os que não contam para nada, têm que fazer sacrifícios para conseguir acompanhar o clube. Estudassem, que o Ismai tem as portas abertas. A pagar, claro.

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,123
5,231
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
O regime nem precisa de fazer nada quando temos portistas que fazem o jogo deles. Nem pensam no mal que estao a fazer

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
688
275
Eu devo ter ouvido mal as coisas ontem, só pode.

A explicação do pseudo caso Danilo, para mim, foi bem mais verosímil que as mais variadas versões que foram sendo apresentadas durante o dia. Apenas explicou o que havia de ser dito, normalizou o que sempre devia ter sido normal, mas que infelizmente foi empolado, tanto na CS, como aqui no forum.

Já o caso do fc, a coisa foi mais fraquinha, nmo. O elogio de bom profissional, e à atitude do jogoador e ao texto publicado, soou a um salvar de face. Não posso dizer que ache que deveria ser de outra forma. Foi o caso clássico de controlo de danos por parte da direcção, que institucionalmente salvaguardou a face da SAD e do Jogador.
Quanto ao comentário da claque, devo ter ouvido mal de certeza. O que percebi, foi que no contexto da pseudo gestão de fora para dentro da SAD, a existir, seria a vida do fc, porque  os SD manifestaram o apoio à sua contratação, e sendo estes em maior numero, deveria a SAD ceder.
Não me pareceu uma comparação objectiva de detrimento de um em favor de outro, mas antes a conjectura de numa situação de pressão, a pressão de numero, por parte do grupo maior em quantidade, seria a que prevaleceria.
Não achei descabido, nem ofensivo.
Não me percebi da parte em tenha sido dito que os colectivo não vão apoiar a equipa fora, ou que são adeptos de segunda....

Muito bem em relação à TV, espero só que o custo seja mesmo acessível e que o eventual custo que venha a existir não seja para separar os portistas com dinheiro dos portistas sem dinheiro, quando se tentar excluir os não portistas.
;)

Porto sentido

Bancada central
22 Julho 2018
1,416
1,525
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Regod disse:
Estão aqui as declarações de ontem sobre a claque. A parte final era escusado.
http://sendvid.com/g70fht0o
Fui ver só para não me fiar em comentários e tweets... mal, mal, mal...
troca o nome de SC por aquele que não direi o nome?
faz um raciocínio completamente enviesado para justificar que aquele que não direi o nome não veio porque o clube é gerido pela SAD, mas que se dependesse dos SD afinal podia ter vindo ??? que lógica é esta???
o coletivo não conta porque são poucos?
os sd contam porque são muitos?

@Francisco J. Marques, pergunto-lhe duas coisas:
1) e eu, que sou só um? conto para alguma coisa?
2) se é verdadeiramente frequentador deste fórum, leu alguma coisa acerca daquele que não direi o nome neste fórum que o levasse a concluir que não é só o Coletivo que pensa assim?

E agora concluo.

Lamento profundamente que o diretor de comunicação menospreze de forma tão insustentada e leviana alguns adeptos fiéis do clube (eu não sou membro de claques, já agora), porque ao fazê-lo ofendeu inadvertidamente (ou não!) muitos milhares de adeptos que não pertencem a claques, mas que ainda pensam pela sua própria cabeça.

pdragao

Bancada central
28 Junho 2019
1,689
5,819
Preparem-se para o argumento do costume que isto é tudo devido a “intoxicação da comunicação social”...

Que chegue 2020 o mais rápido possível

meireles

Arquibancada
19 Junho 2018
161
95
Conquistas
2
  • João Pinto
  • Lucho González
As suas declarações de ontem sr. @Francisco J. Marques foram tudo menos consistentes no que às claques diz respeito. Comparar números e opiniões das claques e deixar de lado a onda de indignação que varreu as redes sociais é dar palco a apenas alguns adeptos do NGC. É que pegando apenas no número de cada uma delas, é possível ver que fazer aquelas declarações não tem sentido algum.

Números registados de adeptos nas claques, dados de fevereiro de 2019 https://www.dn.pt/desportos/interior/portugal-tem-28-claques-legalizadas-com-4701-membros-registados-10582675.html

Acha então que os 743 membros registados dos SD são uma voz a ter mais em conta quando só a publicação do Colectivo no Facebook teve mais de 4 mil reacções a favor? E quem nos diz que os SD estão a favor? É que o que vimos foi uma ausência de opinião, nem a favor, nem contra.

Houve um grupo de adeptos que sentiu o pulso às opiniões visíveis nas redes e que tomou uma posição que ia de encontro ao que a maioria pensava. Outros houve que deixaram andar o assunto.

Quem cala consente e neste caso foi o que mais serviu aos interesses da SAD, certo ou errado?

Linkx

Tribuna Presidencial
11 Março 2012
5,573
5,792
Pedro R. disse:
Ontem assistimos a declarações vergonhosas do nosso diretor de comunicação.

No seu cargo, deve ser o porta voz dos interesses do clube e dos seus adeptos. Como adepto e sócio com quotas em dia, achei repelente a categorização dos adeptos. Já para não falar do discurso com toques norte coreanos em relação á Porto TV.

Acho que os colegas coristas já foram acertadamente falando nos timings de intervenção. Ouvir é prata, calar é ouro já diz a sabedoria popular.

E já agora, onde está a reação forte contra aquilo que as lamparinas fizeram, com o envio da carta ao PS contra a Ana Gomes????
Até já o FJM mete o pé na poça, tal é o desnorte do clube. Declaração vergonha a de ontem, claramente a mando dos patrões....saiu-vos mal! Muito mal!

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
13,378
20,555
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
meireles disse:
E quem nos diz que os SD estão a favor?
A favor só mesmo meia dúzia de cromos que apoiavam tudo mesmo que se fosse buscar o vieira para presidente.
A opinião dessa meia dúzia deu para generalizar a de milhares de membros de uma claque.

Portodevolta

Tribuna
24 Abril 2017
4,502
0
Os super mamoes ja estão com o ego lá em cima...

https://twitter.com/luiscgs00/status/1154716444862627840

Parabéns a quem assim o faz...
Estes SD nao me representam em nada!

jferreira20

Bancada central
30 Junho 2017
2,322
2,180
Está tudo a compor-se para termos um belíssimo ambiente amanhã. Então se o jogo e a exibição não correrem bem...

Sabininho

Tribuna
17 Março 2018
4,713
4,896
Conquistas
5
  • José Mourinho
  • Reinaldo Teles
  • André Villas-Boas
  • Kelvin
Regod disse:
Estão aqui as declarações de ontem sobre a claque. A parte final era escusado.
http://sendvid.com/g70fht0o
ele estava a ir bem, eu percebo o sentido que ele queria dar à coisa dizendo que se fossem os adeptos a mandar, uma vez que a claque mais numerosa não tinha dito nada sobre o Coentrão ele poderia muito bem ter vindo. a parte que era escusada é o final em que diz coisas como "a claque que conta verdadeiramente".

Creio que esteve mal mas não acredito que fosse esse o sentido que queria dar à sua declaração.

Flamma

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
5,963
11,356
Porto
O Francisco tem sido importantíssimo na luta contra o Polvo.

O FC Porto, como qualquer outra grande empresa, tem uma hierarquia a respeitar e é gerido em função da mensagem que a Estrutura, como um todo, pretende fazer passar.

Dito isto, na minha opinião, ontem foi o dia mais triste da história do Porto Canal.

Ficamos a saber que aos olhos da Estrutura, hà portistas de primeira e de segunda.

Não nos tratem como lampiões acéfalos.
Somos Porto, somos diferentes; não comemos palha, ainda que nos seja servida em colher de prata.

Uma palavra para os Coletivo: dúvidas houvessem, saem da novela Coentrão como a única genuína voz da defesa dos superiores interesses do FC Porto, além daquela do sócio/adepto comum.