Francisco J Marques - Ex Diretor de Comunicação

Jpfreitas91

Tribuna
9 Abril 2012
4,740
1,194
Francisco J. Marques disse:
Caro amigo julgo que não disse “a claque que interessa”, porque isso não faz sentido. Como não faz sentido colocar na minha boca palavras que eu não disse. Impressionante a facilidade com que parte dos adeptos está deixar-se intoxicar pelos media adversos, que nunca estiveram tão ativos como agora. Cumprimentos

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
"de longe a claque que conta verdadeiramente, que vai aos jogos todos - fora e em casa , que tem dimensão, é essa, não é a outra"

Foi exactamente isto que disse. Acredito que se tenha expressado mal, que não fosse exactamente isto desta forma que queria dizer, mas o que saiu e que facilmente consegue comprovar.

Um abraço

Jpfreitas91

Tribuna
9 Abril 2012
4,740
1,194
MIMM disse:
A língua portuguesa, como quase todas, é muito rica e passível de ser interpretada de variadas formas. Quem ataca o FJM faz a sua interpretação, negativa é claro, querendo dar a ideia que faltou ao respeito (penso eu que involuntariamente) aos adeptos e ao Colectivo, quem lhe dá valor por tudo o que fez, pelas batalhas que travou/ trava, tende a considerar que a única intenção foi tentar esclarecer o sucedido. Cada um fará a sua apreciação, uns de uma forma mais honesta, outros de forma mais oportunista.
Eu dou muito valor ao Francisco, como podem comprovar pelo meu histórico de posts no qual já o elogiei certamente mais de uma dúzia de vezes. Acho que genericamente tem estado bem na sua função e foi importante na denúncia do polvo. O que não quer dizer que não possa criticar quando acho que é caso disso.

MIMM

Bancada lateral
15 Julho 2015
657
194
Jpfreitas91 disse:
Eu dou muito valor ao Francisco, como podem comprovar pelo meu histórico de posts no qual já o elogiei certamente mais de uma dúzia de vezes. Acho que genericamente tem estado bem na sua função e foi importante na denúncia do polvo. O que não quer dizer que não possa criticar quando acho que é caso disso.
Nem eu estou a dizer que está acima das criticas, apenas tentei dar as duas formas de encarar as declarações do FJM

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Eu não vi o programa, por isso não vou fazer juízos de valor. Só vou dar uma sugestão, caro @Francisco J. Marques.

Contenção verbal, vulgo blackout.

Tendo em conta tudo o que se tem passado e falado, é preferível remetermo-nos ao silêncio do que virmos dar explicações que, como está visto, estão longe de satisfazer os adeptos.

Abriu-se uma ferida no seio dos portistas que mais vale não mexer muito.
Deixemos apanhar ar e com o regresso das competições e das vitórias elas fecham naturalmente.

Neste momento, mais vale estar quieto.

M

mercgold3

Guest
Não disse 'a claque que interessa', mas antes disse-se... O que disse foi muito pior.

Um momento infeliz por parte de alguém que tem todo o crédito do mundo na nação portista.

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
26
Braga
Absolution disse:
Eu não vi o programa, por isso não vou fazer juízos de valor. Só vou dar uma sugestão, caro @Francisco J. Marques.

Contenção verbal, vulgo blackout.

Tendo em conta tudo o que se tem passado e falado, é preferível remetermo-nos ao silêncio do que virmos dar explicações que, como está visto, estão longe de satisfazer os adeptos.

Abriu-se uma ferida no seio dos portistas que mais vale não mexer muito.
Deixemos apanhar ar e com o regresso das competições e das vitórias elas fecham naturalmente.

Neste momento, mais vale estar quieto.
Concordo em absoluto. Blackout total. Andamos a viver dias muito conturbados... Danilo, Fabio Coentrão, agora isto... precisamos de parar, respirar fundo, e voltar em força.

Para além disso, um blackout possivelmente ajudaria a conquistar respeito nos OCS. Eles sem notícias para fazer não vendem, por isso pode ser que nos respeitem da próxima vez que quiserem noticiar o que quer que seja.

Massive

Bancada central
29 Setembro 2017
1,440
2,283
Estádio do Dragão
Caro @Francisco J. Marques, sou daqueles sócios do FCP que lhe estará eternamente grato pelo trabalho que tem feito ao longo destes anos em defesa do nosso clube e no combate ao polvo.

E hoje foi importante ter aparecido no Porto Canal a esclarecer os sócios sobre o que se passou com o Danilo, porque é o capitão da equipa e talvez o jogador que mais sua em campo a nossa camisola nos dias que correm.

Mas a forma desrespeitosa como se referiu ao Colectivo, pela forma como os comparou aos SD reduzindo-os a um papel menor entre os que apoiam o clube durante os jogos, foi demasiado leviana e sinceramente escusada.

Pode até nem ter sido essa a intenção das suas palavras, mas pode acreditar que foi exactamente isso que transpareceu para quem as ouviu. Como sabe o adepto do FCP vive ferverosamente o clube e em especial as claques, dão um contributo fundamental no apoio à equipa nos jogos fora de casa.
Colocando-se no lugar de um destes adeptos que viaja kms para acompanhar o clube, facilmente perceberá que o que disse hoje é duro de aceitar e digo isto como sócio e adepto do FCP que não é membro de nenhuma das claques.

Espero que encare esta crítica de forma construtiva, pois a minha intenção passa apenas por transmitir uma opinião de um comum adepto a alguém que tem responsabilidades na estrutura do nosso clube, e como Director de Informação e Comunicação do FCP pode ajudar a que nos tornemos cada vez mais fortes e unidos, de uma forma seguramente mais eficaz do que eu.

Obrigado e um abraço.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,236
9,767
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Blackout não é o caminho. Isso resultava há 20 anos atrás em que bastava proibir o acesso a jornalistas que o grupo de trabalho ficava blindado.

Em pleno século XXI a comunicação tem de ser quase ao minuto. Não se pode deixar os boatos ganharem forma e tamanho no esgoto das redes sociais. Na minha opinião bastava um tweeter do clube, momentaneamente e sem muitas palavras a desmentir a contra informação do gabinete da paródia. Algo como uma print da notícia e um rodapé a dizer "isto é falso". Curto e grosso sem dar azo a duplas interpretações.

Tivessem feito isto pela manhã quando saiu a notícia do "Coentrão assina" no JN, e tinha-se evitado todo o forró durante o resto do dia e possivelmente a situação do Danilo.

Podem argumentar que não se pode passar o dia todo a desmentir a propaganda do regime, mas a verdade é que não o fazendo o resultado está á vista.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,017
2,715
Porto
Tem que se escolher muito bem as palavras, porque o momento nao é de distensao e tudo (ou quase) pode ser interpretado pela negativa.

LuisFCP

Bancada lateral
13 Abril 2016
517
288
Almadedragao disse:
Blackout não é o caminho. Isso resultava há 20 anos atrás em que bastava proibir o acesso a jornalistas que o grupo de trabalho ficava blindado.

Em pleno século XXI a comunicação tem de ser quase ao minuto. Não se pode deixar os boatos ganharem forma e tamanho no esgoto das redes sociais. Na minha opinião bastava um tweeter do clube, momentaneamente e sem muitas palavras a desmentir a contra informação do gabinete da paródia. Algo como uma print da notícia e um rodapé a dizer "isto é falso". Curto e grosso sem dar azo a duplas interpretações.

Tivessem feito isto pela manhã quando saiu a notícia do "Coentrão assina" no JN, e tinha-se evitado todo o forró durante o resto do dia e possivelmente a situação do Danilo.

Podem argumentar que não se pode passar o dia todo a desmentir a propaganda do regime, mas a verdade é que não o fazendo o resultado está á vista.
Mas a verdade é que essa "comunicação ao minuto" também tem os seus riscos e poderia deixar-nos mal algumas vezes, ainda para mais num mundo como o do futebol. O que é verdade agora, daqui a pouco pode já não ser, há muitas reviravoltas em negócios e afins.

Magic

Arquibancada
9 Março 2012
270
8
O FJM tem sido alguém fundamental na nossa luta, uma pessoa que muito respeito mas a verdade é que foi infeliz no seu comentário.
Nesta fase temos de dar uma atenção especial a comunicação, uma área onde estamos a falhar redondamente e estamos a dar tiros nos pés quase diariamente e sem necessidade alguma...
Só uma palavra para lembrar que muitos, a maioria, pelo menos dos que acompanham os jogos fora, SD são grandes/enormes portistas e não se revêem minimamente na direção da claque

miguel semprefcp

Arquibancada
19 Março 2012
442
40
Eu vi o programa em direto e depois tive o cuidado de passar para trás e rever as declarações... O comunicado do Colectivo deve ter causado muito mau estar na Direcção do nosso clube mas não consigo aceitar essa forma de menosprezar uma claque que muito tem feito pelo FC Porto. Já foi aqui dito ipsis verbis a parte mais grave das declarações.
Caro @Francisco J. Marques, se realmente não queria dizer isso e se expressou mal, na minha opinião só tinha a ganhar com um pedido de desculpas (ou na tv ou em redes sociais) dizendo que não quis dizer aquilo foi proferido. Sinceramente acho que eliminava algum mau estar que essas palavras possam causar.

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,236
9,767
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
LuisFCP disse:
Mas a verdade é que essa "comunicação ao minuto" também tem os seus riscos e poderia deixar-nos mal algumas vezes, ainda para mais num mundo como o do futebol. O que é verdade agora, daqui a pouco pode já não ser, há muitas reviravoltas em negócios e afins.
O risco existe, sem dúvida. A solução é descobrir qual o mal menor. A verdade é que a estratégia actual tem sido só tiros nos pés.

De qualquer forma, se calhar não me expliquei bem ao usar "comunicação ao minuto". Eu queria mais referir "acompanhamento ao minuto". O departamento de comunicação do clube tem de sentir o pulso da nação portista a todo o momento e é preciso saber que temas surgem na actualidade nacional que devem ou não ser desmentidos na devida altura.

Não querendo menosprezar as capacidades e trabalho do FJM, que de resto só merecem o meu elogio, acho que devia haver um gestor de marca a trabalhar lado a lado com o FJM. Alguém com um perfil mais comercial e não de jornalista a dar input no departamento sobre a ligação comunicacional entre clube e adeptos.

Capucho

Tribuna
3 Julho 2009
4,070
5,287
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Quem é o FJM para andar a medir pilas de mais ou menos portismo? Nem o Pinto da Costa tem esse direito quanto mais um simples diretor de comunicação.

Sendo que como diretor devia perceber que numa altura destas tentar apagar o fogo com gasolina não é a melhor maneira de apaziguar as coisas.

J8Rebelo

Tribuna Presidencial
3 Julho 2007
7,102
1,448
Conquistas
2
Alcochete
  • Alfredo Quintana
  • José Mourinho
As coisas a que o FJM se presta são ridículas... Ataca uma claque, dá o dito por não dito e afinal houve discussão...

Coerência. Não peço mais.

rmmp

Bancada lateral
25 Maio 2014
771
0
30
Chaves
Capucho disse:
Quem é o FJM para andar a medir pilas de mais ou menos portismo? Nem o Pinto da Costa tem esse direito quanto mais um simples diretor de comunicação.

Sendo que como diretor devia perceber que numa altura destas tentar apagar o fogo com gasolina não é a melhor maneira de apaziguar as coisas.
Vamos identifica-lo, a ver se percebe o que anda a fazer...

@Francisco J. Marques

Capucho

Tribuna
3 Julho 2009
4,070
5,287
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Francisco J. Marques disse:
Caro amigo julgo que não disse “a claque que interessa”, porque isso não faz sentido. Como não faz sentido colocar na minha boca palavras que eu não disse. Impressionante a facilidade com que parte dos adeptos está deixar-se intoxicar pelos media adversos, que nunca estiveram tão ativos como agora. Cumprimentos

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

“Foi a claque mais pequena que tem muito menos expressão (...)
De longe a claque que conta verdadeiramente, que vai aos jogos fora e em casa que tem dimensão e essa não é a outra”

O colectivo fez este ano 24 anos, e tem como lema “segue-nos, nos seguimos o Porto!” Onde estavas tu em 1995? Já ias ver jogos do Porto? (Isto so para entrar no teu jogo)

O Colectivo não vai aos jogos todos?