Estádio das Antas!!! Palavras míticas... como todas as que envolvam o grande FCP. A primeira vez no estádio foi com um vizinho e o seu filho. Tinha uns 10 anos se não me engano; era o tempo em que as mulheres ficavam nos carros a fazer crochê enquanto os maridos iam à bola! O Porto ganhou mas jogou mal. "O Porto não tem fio de jogo" comentavam dois senhores à nossa frente.
A primeira vez sem adultos devia ter uns 13-14 anos. Gastei três contos das minhas economias para ver um jogo contra os vermelhos na arquibancada. Lembro-me que quando falei quanto gastei para a minha mãe ela chorou de raiva por ter gasto tanto dinheiro para ver um jogo de futebol!!
Chegou o dia e esperei na estação de Ermesinde por um amigo que nunca mais chegava. Fui pela linha de comboio até casa dele. "O Ricardo está doente; não vai poder ir". E lá fui eu sozinho.
O Porto faz o 1-0 explosão de alegria!! Os outros empatam e um senhor pula sozinho no meio de nós. Alguns olham para ele meio atravessado mas tudo segue tranquilo. O Porto quase marca, eu acho que a bola entrou e pulo de alegria mas vejo que todos estão parados então "não deve ter sido golo". Jogo finaliza 1-1. Volto para casa de autocarro. Fila enorme. "Acho que vão passar uns dois autocarros sem que eu consiga entrar". Começa a vontade de mijar. Tinha um mictorio bem ali do lado. Não consigo lembrar-me do nome do local mas se passar lá hoje e estiver igual com certeza vou reconhecer. "Mas atrás de mim a fila está enorme. Se sair agora para mijar vou para o final e vão ser precisos vários autocarros até conseguir entrar. Vou chegar muito tarde. Os meus pais vão ficar chateados. Sou um recém-adolescente. Não posso andar sozinho nas ruas até muito tarde". Fiquei na fila. Mais uns minutos e a vontade aumentou. Desisto e vou no mictorio. Mais aliviado avalio as possiblidades. Não conheço todo o caminho até Ermesinde mas sei que o autocarro vai sempre em frente até ao "Alto da Maia". Então surgiu a ideia de voltar para casa a pé. "Não deve ser longe. Se for a correr acho que dá. No Alto da Maia viro à direita e sigo em direção à Santa Rita e daí é um pulo até casa". Olho para a fila do autocarro e ganho ânimo para executar a minha ideia. E lá fui eu. Corria um pouco e depois caminhava. Fui assim das Antas até Ermesinde. Não olhei as horas em que saí de lá mas cheguei antes das 20h em casa; pelas minhas contas acho que demorei 30-40 minutos para chegar. E no final de tudo não me senti cansado. Estava feliz por ter conseguido assistir ao meu primeiro jogo sozinho. O primeiro de muitos.