O Defour parece-me que sofre do estigma do Djalma. Parece que ainda têm medo de errar, de assumir o jogo.
Antes de mais, devo dizer que acho a equipa um bocado ''esquizofrénica'' ainda na forma como joga. Os jogadores tentam jogar em posse, mas o posicionamento dos médios centro é estranha, acho-os mais confortáveis a jogar em transição que em posse. Mas ainda é pré-época, ainda é muito cedo para tirar conclusões.
O Defour é um jogador com uma alma e um pulmão enormes. Corre, luta, pressiona mas joga demasiado (quanto a mim) simples. Limita-se a receber e a passar para o lado 80% das vezes. O verdadeiro Defour é muito mais que isto, espero que, ainda este ano, se liberte de quaisquer ''amarras'' que tem e mostre todo o seu potencial.
Se bem que é verdade que a nossa saída de bola precisa de melhorar muito, o Defour também não pode limitar-se a ir busca-la à posição 6 e passa-la imediatamente para o lateral. O que Moutinho faz tão bem (ser ele o primeiro construtor de jogo), Defour ainda não assume bem o papel. Acho que o Defour é muito melhor que isso. Ele tem capacidade, mais que suficiente, para ser um dos transportadores de bola. Defour tem a capacidade de aparecer mais vezes, seja em triangulacões, seja em jogada individual, à frente podendo então rematar.
Defour é um jogador tão completo, que é uma pena jogar tão simples.
Defour já nos mostrou que é um todo-o-terreno de qualidade; já provou que, em tarefas defensivas, é excelente - pressiona, tem cultura tática, sabe conpensar colegas etc.
Falta provar o resto. Falta mostrar a sua capacidade de se assumir, pedir bola sem medos e libertar-se ofensivamente; falta mostrar que é mais que um jogador ''bom'', porque ele é realmente um grande jogador.
Ele vai mostrar-se claro, espero que seja já este ano.