Razão 1 - Nico o melhor jogador claramente na era VBFiz essa pergunta ao chatgpt
Comparando Vítor Bruno e Martín Anselmi no comando técnico do FC Porto até agora, os dados mostram uma quebra geral no desempenho com Anselmi — mas há um aspeto em que se pode argumentar que houve melhoria: a posse de bola e o controlo de jogo.
Principais diferenças:
1. Resultados e eficácia ofensiva
Vítor Bruno: 18 jogos | 41 golos marcados | 19 sofridos | média de 2,28 golos marcados/jogo
Anselmi: 9 jogos | 12 golos marcados | 11 sofridos | média de 1,33 golos marcados/jogo
Conclusão: clara quebra ofensiva com Anselmi.
2. Classificação e pontos por jogo
Vítor Bruno: 13 vitórias, 1 empate, 4 derrotas (2,22 pontos/jogo)
Anselmi: 3 vitórias, 4 empates, 2 derrotas (1,44 pontos/jogo)
3. Possível melhoria – posse e organização
Com Anselmi, o FC Porto tem mostrado:
Maior média de posse de bola
Mais passes curtos e controlados
Maior tentativa de construção desde trás
Este estilo é mais próximo do que se vê no futebol sul-americano moderno, influenciado por treinadores como Marcelo Gallardo ou Fernando Diniz. No entanto, a melhoria no estilo ainda não se traduziu em resultados práticos, especialmente em golos e vitórias.
Em resumo:
A única melhoria real visível com Anselmi é na tentativa de impor um estilo mais controlado, com posse e construção — mas isso veio com perda de eficácia ofensiva, menor agressividade e menos pontos conquistados. É um "projeto em construção
" que ainda não convenceu em campo.
Razão 2 - Galeno, os haters que se lixem, o Galeno deu vitórias esta época e era o único ponto de imprevisibilidade (enquanto Mora não estava pronto)
Razão 3 - o período infertil de Samu, este período iniciou-se na fase final de VB e manteve-se com MA (por isso é que foi para o banco.
E atenção que não estou a defender MA em relação a VB porque prefira, estou apenas a avaliar as circunstâncias, porque eu até defendi e muito VB