O ordenado, em si, do Zubi não me causa espanto. É normal num DD...bom. O que me causou espanto, muito mesmo, desde início, foi a sua vinda. Disse-o logo por aqui e apareceu a nova guarda pretoriana a exigir que eu fosse banido. E sim, dar esse ordenado a um tipo que estava desempregado há anos e com um curriculum que deixa muito a desejar, sim, sem fantasmas, é/foi ridículo, para mais no nosso contexto. Agora, dar esse ordenado, ou até mais a um DD a sério, não me causa comichão nenhuma. Como disse o Avb "a qualidade paga-se". Não se aplica é de forma alguma é ao Zubi.
Outra coisa ainda é mais uma narrativa, como muitas outras vigentes: "Mas que interessa o ordenado do Zubi? E o que os antigos administradores ganhavam?". A chamada lógica da batata, neste caso, podre.
Ser aldrabão é algo muito feio.
Por isso aqui fica a prova que essa do curriculum que deixa muito a desejar, é mentira.
Andoni Zubizarreta é o nome escolhido por André Villas-Boas para comandar o futebol profissional do FC Porto
www.zerozero.pt
zerozero - Enquanto membro da direção que escolheu Zubizarreta para diretor desportivo, e o presidente que o demitiu, o que nos pode dizer sobre o seu perfil e percurso?
Josep Maria Bartomeu - Contratámos o Zubizarreta no Verão de 2010 para ser o diretor desportivo do clube. No princípio, o seu trabalho principal era reorganizar toda La Masia (academia de formação do FC Barcelona). Estava muito desorganizada e ele criou novos métodos e novos protocolos para o desenvolvimento dos jogadores. Desde Espanha, Europa e outros países. Incorporou novos sistemas informáticos, novas ideias. Ele mudou quase tudo, exceto o conceito de La Masia. Falo apenas da sua reorganização
O Zubi criou um conceito novo a que chamámos As Linhas de Sucessão, que consistia em monitorizar os jogadores para chegar à primeira equipa. No entanto, esses frutos não se veem de imediato e o Barcelona está agora com os proveitos dessa nova organização de 2010/2011: Ansu Fati, Lamine Yamal, Pau Cubarsi, por exemplo, todos estes jogadores saem desse conceito criado pelo Zubi. É o que chamamos La Masia Integral. Foi um conceito copiado logo a seguir pelas modalidades do Barça.
zz - Que importância teve o Zubizarreta no projeto ganhador de Pep Guardiola?
JMB - A função do Zubizarreta foi ajudar a alargar o ciclo ganhador de Guardiola, que começou em 2008. Como sabem, no futebol, é difícil prolongar os ciclos ganhadores por mais do que três anos e ele veio para ajudar a manter essa dinâmica. Quando o Pep Guardiola foi embora, foi o Zubizarreta quem convenceu o Tito Vilanova a assumir a equipa principal. Quando o Tito adoeceu, anos mais tarde, foi ele o responsável por escolher Luís Enrique. Foi ele o responsável também por trazer o Neymar, o Ter Stegen, o Luís Suarez. Graças a esse trabalho, ele foi o pai do segundo triplete da história do FC Barcelona, na época 2014/2015. Ganhámos a Champions League, a La Liga e a Taça do Rei. Claro que tínhamos o Messi, mas ele sozinho não pode ganhar. Zubizarreta fez o trabalho de juntar grandes jogadores na equipa para prolongar o ciclo vencedor.
zz - Que importância dá às ideias defendidas por Zubizarreta no Barcelona?
JMB - Mesmo depois da sua saída, quisemos seguir o seu projeto e as suas ideias. Foi por isso que contratámos Ernesto Valverde. O Zubi sempre me disse: 'Quando acabar o ciclo do Luís Enrique, temos de trazer o Ernesto Valverde'. O Zubizarreta já não estava em 2017, mas seguimos essa corrente e a sua filosofia