André Villas-Boas - Presidente

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,336
4,689
Olimpo
Por cada bandido expulso o Porto ganha 10 novos sócios
É isso, vamos procurar todos os bandidos que são sócios do Porto, os terroristas que atiram garrafas, os mal comportados e expulsa-los, no fim sobram eles, fiquem com o clube para eles. É uma tristeza tudo isto.

jamesrodriguez2011

Bancada central
31 Julho 2024
2,427
4,012
É isso, vamos procurar todos os bandidos que são sócios do Porto, os terroristas que atiram garrafas, os mal comportados e expulsa-los, no fim sobram eles, fiquem com o clube para eles. É uma tristeza tudo isto.
Isso é impossível, porque o FC Porto tem milhões de adeptos por todo o mundo. Se despachar umas centenas de bandidos, ainda sobram milhoes de adeptos.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,610
11,425
Auditoria feita.

Auditoria apresentada.

Agora falta ao Presidente comunicar os passos seguintes:
- avançar pela via judicial; ou
- meter o documento na gaveta.

Meter o documento na gaveta, é impensável.

Para mim, era AVB ser conivente afinal com tudo o que se passou.

Pessoalmente, aguardo pacientemente pela comunicação dos proximos passos.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,674
194,133
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Tristíssimo sequer pensar em expulsar pessoas que lesaram o clube em dezenas/centenas de milhões de euros numa das alturas mais delicadas a nível financeiro da sua história em que nem pagava o corte da relva

macedo

Bancada central
10 Março 2012
2,269
911
Conquistas
1
  • Rui Filipe
Dia 18 e falta médios e extremos para acabar a epoca.
Equipa B e fazer descer alguns da A para se manter na 2.
Suponho que se estamos a pagar a divida e abatemos quase 100M, daqui a dois anos ja devemos estar a dar lucros brutais para contratar jogadores.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,336
4,689
Olimpo
Isso é impossível, porque o FC Porto tem milhões de adeptos por todo o mundo. Se despachar umas centenas de bandidos, ainda sobram milhoes de adeptos.
Mas olha que é triste ver portistas contra portistas, tal como é triste ver sequer equacionado a expulsão de um Presidente que foi responsável por algum dos dias mais felizes da nossa existência. Purgar sócios do meu clube era algo que eu nunca pensei ver no meu clube.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
27,166
20,509
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Mas olha que é triste ver portistas contra portistas, tal como é triste ver sequer equacionado a expulsão de um Presidente que foi responsável por algum dos dias mais felizes da nossa existência. Purgar sócios do meu clube era algo que eu nunca pensei ver no meu clube.
Aos anos que é assim, clima de medo, perseguição, agora é que acordaste?

• Like
Reações: arichard e Filipe01

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
7,012
7,826
Auditoria feita.

Auditoria apresentada.

Agora falta ao Presidente comunicar os passos seguintes:
- avançar pela via judicial; ou
- meter o documento na gaveta.

Meter o documento na gaveta, é impensável.

Para mim, era AVB ser conivente afinal com tudo o que se passou.

Pessoalmente, aguardo pacientemente pela comunicação dos proximos passos.
Se o Clube através do seu Presidente não der seguimento aos resultados da auditoria forense também me parece que ser conivente e responsável pela gestão danosa e abusiva da antiga administração liderada por PC.
E ao dar seguimento terá que responsabilizar todos desde logo o ex-presidente do FCPorto.
Mas começo a ter dúvidas se AVB vai dar seguimento ao que a auditoria forense ditou.
Espero que mantenha a palavra sobre este tema.

Kiki

Arquibancada
1 Setembro 2017
103
172
"mas o acordo implícito entre adeptos e PdC era de que se não devia exagerar (no roubo do clube) para não criar problemas financeiros ao clube"

Como é que alguém pode escrever uma coisa destas no século XXI? Como é que se pode ser irracional a este ponto? O futebol está acima da justiça e da honestidade? E da lei?

Repito a minha mensagem noutro thread:

Eu sei que é Portugalol, mas estamos num estado de Direito e as questões levantadas pela auditoria forense e pelas investigações em curso pela PJ extravasam - ou deveriam extravasar - as paixões futebolísticas, por muito irracionais que elas sejam.

Se houve crimes ou delitos de dirigentes do nosso clube ou de outros (e a gestão danosa é um crime), eu quero que a justiça actue. Seja o Pinto da Costa, o Vieira ou a Madre Teresa de Calcutá.

Estamos a falar de milhões de euros e potencialmente de crimes graves. Isto num dos países mais pobres da Europa e em que o salário mínimo não chega a 1000 euros. E num clube que tinha salários em atraso. Mas está tudo doido?

Pá, em França descobriu-se agora que o Abbé Pierre, herói nacional, tinha cometido dezenas de agressões sexuais. Ninguém se serviu das qualidades do homem para relativisar a gravidade dos actos.

• Like
Reações: SD_1995

Clubman

Bancada central
24 Julho 2020
2,313
3,137
Allez Allez Milan uber Allez

Disseram que não vinha chuva hoje mas acho que se enganaram, a ver pela quantidade de raios e troviscos

• Like
Reações: arichard

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
7,012
7,826
A mim pessoalmente choca-me. Sou totalmente contra a vassalagem a alguém que se comportou da forma que todos sabemos durante anos a fio.
Acho que esta gente não deve ter direito a nada… apenas a responder pelo que fez! Todos eles, sem excepção!

O que quero dizer é que percebo que seja difícil para muita gente deixar cair a imagem de alguém que idolatraram durante décadas. A “destruição” dos ídolos é algo historicamente complicado. Acredito que com o passar do tempo as coisas sejam mais fáceis de processar, mas hoje em dia, embora eu não concorde minimamente, percebo que algumas pessoas tenham dificuldade em deixar cair um “ídolo” e a única figura que conheceram em vida como líder do clube!

No fundo, estou apenas a tentar perceber o que pode levar as pessoas a “perdoar” algo desta dimensão!
Dosear a emoção e a razão será crucial neste momento que o clube atravessa para não gerar mais rotura entra a massa adepta do FCPorto.
Torna-se a meu ver um tema muito complexo precisamente por tudo isto em torno de PC.
Este Homem conseguiu colocar o FCPorto em dois patamares opostos, por um lado, levou o Clube ao céu celestial por outro lado conseguiu leva-lo ao inferno.
E preciso muita calma e ponderação para compreender tudo isto porém a decisões que teem que ser tomadas e já pelo Presidente AVB.
Mas e um momento muito especial e sensível, porque está muita coisa em jogo.
Ver para que lado pesará mais.

• Like
Reações: miguel

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
32,311
13,106
Não me choca que queiram dar ao museu o nome do antigo presidente e que, mesmo depois de tudo o que a auditoria descobriu, se tente manter positiva a imagem de Pinto da Costa por tudo o que fez pelo clube (durante muitos anos).
Não me choca, ainda para mais quando se trata de uma direção nova, que apanha um clube em frangalhos e que pretende unir os portistas numa família só (o termo familia não é usado ao acaso)!

Não me choca, mas não concordo minimamente!
Não consigo compactuar com esta ideia de que o passado glorioso de Pinto da Costa justifica e desculpa tudo o que aconteceu nos últimos anos. O que aconteceu no FC Porto pela mão do anterior presidente foi grave… demasiado grave para varrer para baixo do tapete.
Aliás, a força da candidatura do AVB esteve precisamente na vontade de acabar com o que estava a acontecer no Porto, a vontade de abrir um novo rumo e se salvar o clube da ruína a que este estava destinado.
É certo que Pinto da Costa (juntamente com outras figuras de proa) elevou o FC Porto a clube de classe Mundial, mas também é certo que, pela mão do mesmo Pinto da Costa, uma potência como o FC Porto foi delapidada e deixada num estado quase comatoso. Isso para mim não tem perdão!
Não têm perdão todos os roubos que se fizeram no clube ao longo dos anos, não tem perdão a forma como se entregou o clube nas mãos de agiotas para servir interesses, não tem perdão a forma como se sustentou a vida de luxo e se protegeu criminosos colocando-os acima dos interesses do clube e dos seus sócios. Não tem perdão a forma como presidente e círculo próximo enriqueceram à custa da delapidação do clube. Não tem perdão a forma como até ao fim se tentou manter (a todo custo) o poder, sabendo que este seria para entregar logo de seguida àqueles que o usariam apenas para proveito próprio e como veículo de negócio.
Nada disto tem perdão e tudo isto tem a assinatura de Pinto da Costa!

O legado de Pinto da Costa não pode ser só o das coisas boas que fez. A história de Pinto da Costa não pode ser só contada pela metade. Por isso, embora não me choque que muitos queiram manter impoluta a sua imagem e a queiram eternizar (é muito difícil deixar cair do pedestal de idolatria aqueles que lá colocamos e mantivemos durante décadas), eu sou totalmente contra!
Será sempre uma decisão difícil de André Villas Boas. E os líderes também são colocados à prova sobre decisões complexas.

Eu acho justo dar mérito e reconhecimento a Pinto da Costa pelo que fez de positivo pelo FC Porto. Foi sob a sua liderança que o clube alcançou feitos históricos e se tornou uma referência mundial, algo que ficará para sempre gravado na memória dos adeptos e na história do futebol. Ignorar essas conquistas seria desonesto e desrespeitoso para com o impacto que teve no crescimento do clube.

No entanto, dar mérito não significa fechar os olhos aos erros. Reconhecer o lado positivo não pode apagar ou justificar as irregularidades e os prejuízos causados nos últimos anos, que colocaram o clube numa posição delicada. Sem esquecer a separação que estava a fazer entre sócios com elementos das claques e não só. O equilíbrio está em reconhecer tanto os méritos como os erros, garantindo que os segundos não sejam ignorados em nome dos primeiros.

O mérito e o reconhecimento são importantes, mas devem ser acompanhados de responsabilidade e de uma análise honesta do passado, para que o FCPORTO possa aprender com os erros e construir um futuro mais transparente e sólido.

Como disse, não é uma decisão fácil, mas tem de se reconhecer o sucesso sem esquecer o que de negativo cometeu.

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
3,305
1,249
"mas o acordo implícito entre adeptos e PdC era de que se não devia exagerar (no roubo do clube) para não criar problemas financeiros ao clube"

Como é que alguém pode escrever uma coisa destas no século XXI? Como é que se pode ser irracional a este ponto? O futebol está acima da justiça e da honestidade? E da lei?

Repito a minha mensagem noutro thread:

Eu sei que é Portugalol, mas estamos num estado de Direito e as questões levantadas pela auditoria forense e pelas investigações em curso pela PJ extravasam - ou deveriam extravasar - as paixões futebolísticas, por muito irracionais que elas sejam.

Se houve crimes ou delitos de dirigentes do nosso clube ou de outros (e a gestão danosa é um crime), eu quero que a justiça actue. Seja o Pinto da Costa, o Vieira ou a Madre Teresa de Calcutá.

Estamos a falar de milhões de euros e potencialmente de crimes graves. Isto num dos países mais pobres da Europa e em que o salário mínimo não chega a 1000 euros. E num clube que tinha salários em atraso. Mas está tudo doido?

Pá, em França descobriu-se agora que o Abbé Pierre, herói nacional, tinha cometido dezenas de agressões sexuais. Ninguém se serviu das qualidades do homem para relativisar a gravidade dos actos.
Portugal socialmente ainda é hoje de um certo ponto de vista, um país com fundamentos estruturais de uma hierarquia social de aparências sem lógica nenhuma.

Basta ver como muitos avocam a condenação do Macaco porque é um gajo que é identificado mauzao , é interpretado por ser um gajo de baixa classe logo merece obviamente que a justica lhe caia em cima, mas o PDC que é mais responsável do que ele não merece porque sempre foi um senhor de colarinho branco, a justica pode ser leviana ou nem existir de tudo.

Claro que assim Salgados, Socrates, sentem-se com a maior impunidade.

• Like
Reações: Kiki

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
32,311
13,106
Concordo em grande parte com o que escreves.

Mas acho que, para além disso, PdC foi tomado (como acontece quase sempre em situações como a dele) por um fortíssimo sentimento de posse relativamente ao clube.

E AVB surgiu como o jovem impertinente que "ousou" tentar tirar-lhe o que era dele.

Essa motivação emocional (não permitir que alguém apareça e lhe tire aquilo que é dele e que lhe custou tanto a construir) está também fortemente por trás da sua postura na campanha.

Eu não me esqueço que no dia das eleições (não sei se muitos terão reparado), já da parte da tarde, quando era perceptível que iria perder (por causa da afluência) e aqueles em redor dele lhe terão transmitido isso mesmo, ele veio dar uma entrevista à SIC, dizendo que, "se os sócios quiserem mudar, ficam com a responsabilidade por aquilo que correr mal".

Em pleno acto eleitoral, atira-se à garganta dos sócios por terem ousado tirar-lhe o que era seu.

É acima de tudo a campanha que eu não lhe perdoo. A ele e ao SC.

E é também nisso que AVB tem sido notável. Porque ele, mais do que qualquer um de nós, teria razões para querer mal aos dois. E tem tido uma elevação muito difícil de ter, e (julgo) exclusivamente no interesse do clube.
AVB tem estado muito bem neste processo. Se queremos unir os Portistas ao clube, tem de reconhecer o positivo e expor o negativo. Tem sido equilibrado nas decisões e só por isso uma lição de luva branca para muitos.

O que acho é que a mudança demorou muito a acontecer e pena tive em não aparecer ninguém mais cedo ou mesmo AVB para assumir algo que mais ninguém se atrevia a realizar.

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,682
18,354
Se o Clube através do seu Presidente não der seguimento aos resultados da auditoria forense também me parece que ser conivente e responsável pela gestão danosa e abusiva da antiga administração liderada por PC.
E ao dar seguimento terá que responsabilizar todos desde logo o ex-presidente do FCPorto.
Mas começo a ter dúvidas se AVB vai dar seguimento ao que a auditoria forense ditou.
Espero que mantenha a palavra sobre este tema.
Há 3 coisas distintas que têm que ser feitas.

1 - entrega destes resultados ao Ministério Público para investigação de eventuais crimes que possam aqui ter sido revelados.

2 - Abertura de procedimentos disciplinares a todos os sócios que prejudicaram o FCP.

3 - Estudar a possibilidade de avançar com ações para reaver os valores em questão. E eu digo avaliar porque não sei se tal será possível e prefiro que o clube não gaste milhões de euros num processo para no fim conseguir reaver 10€...

• Like
Reações: grandeFCP

Dragon

Tribuna Presidencial
15 Junho 2015
7,965
6,389
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Quem são os eles? Os 80% que votaram na mudança? Então os eles somos todos nós... todos não, já se percebeu que fazes parte de uma minoria a quem falta vergonha na cara.