André Villas-Boas - Presidente

apostador87

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
14,733
20,620
Conquistas
7
37
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
Expulsem todos, que fiquem com o clube só para eles… 🤦‍♂️🤦‍♂️🤦‍♂️
Isso é ironia?
Epá eu fico incrédulo com o que leio aqui.
Clube para Eles ou para Nós?
Gostas de ser gamado?
Eu não gosto.
Podiamos ser um bayern de Portugal , não somos ou fomos porque andámos a sustentar vidas luxuosas de pseudo Portistas.

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
27,145
20,482
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Não estou a tentar defender ou atacar ninguém... mas acho piada a pessoal aqui escrever que já não permitimos certas praticas financeiras actualmente.... se calhar, até permitimos pior!!!! O pessoal anda por aqui a escrever como se fosse um grande defensor da honestidade financeira, mas logo estarão a seguir clubes envolvidos em grandes lavagens de dinheiro... que muitas vezes encobrem crimes ainda muito piores!!! É só uma nota...
Verdade, ver citys, psg, carnides, etc.

• Like
Reações: Vinha

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,650
194,141
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Isso é ironia?
Gostas de ser gamado?
Eu não gosto.
Podiamos ser um bayern de Portugal , não somos ou fomos porque andámos a sustentar vidas luxuosas de pseudo Portistas.
Apanha-se a mulher com outro na cama e ainda se mete um cobertorzinho nos pés para o aquecer

O Jorge Nuno, pronto, fez muito
Agora os outros todos? Lol deviam ser perseguidos a nível mediático e judicial até pagaram tudo e mais alguma coisa

• Like
Reações: apostador87

migrib88

Bancada central
2 Maio 2016
1,494
4,728
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
Isso é ironia?
Gostas de ser gamado?
Eu não gosto.
Se eu não percebesse de mitologia grega, diria que Zeus é o deus da ignorância. Agora que o clube se voltou finalmente para os sócios, diz que querem o clube para eles. 🤦🏻‍♂️

Terry Malloy

Arquibancada
7 Outubro 2024
148
285
Não quero saber se vai preso fica livre ou é expulso de sócio.
Apenas quero que os milhões que foram roubados ao clube e aos sócios seja devolvido com juros! E que paguem por terem danificado a imagem do clube! Só isso!
Eu também acho que é necessário fazer o que for possível para recuperar o dinheiro que tenha sido retirado ilegalmente (ou criminosamente) das contas do clube.

E também acho que é necessário responsabilizar quem o retirou.

Apenas quero realçar que o AVB tem sistematicamente (já em campanha) criado um "cordão de isolamento" em redor de PdC e das consequências mais graves que lhe podiam caber como resultado disto tudo, e que essa atitude segue uma lógica: E que é uma lógica de (no seu entendimento) defesa dos superiores interesses do clube no longo prazo.

É claro que muitos de nós podemos ter um entendimento diferente do dele (AVB). Eu próprio me sinto dividido.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
32,301
13,094
Não estou a tentar defender ou atacar ninguém... mas acho piada a pessoal aqui escrever que já não permitimos certas praticas financeiras actualmente.... se calhar, até permitimos pior!!!! O pessoal anda por aqui a escrever como se fosse um grande defensor da honestidade financeira, mas logo estarão a seguir clubes envolvidos em grandes lavagens de dinheiro... que muitas vezes encobrem crimes ainda muito piores!!! É só uma nota...
Fez o que tantos empresários o fazem em qualquer setor da sociedade. Anda tudo na onda da ética, da sustentabilidade e da transparência, mas depois existem situações em que certas decisões têm variáveis pelo meio.

É um roubo ao clube e principalmente a quantidade de malta que enriqueceu em prol do FCPORTO. Agora será muito difícil muito do dinheiro regressar ao clube. Já são muitos anos em que me contavam que a corrupção ou determinado interesse começa num simples café. Condeno muitas práticas, mas não sejamos meninos.

• Like
Reações: Vinha

Terry Malloy

Arquibancada
7 Outubro 2024
148
285
Grande post. Vou só comentar este trecho porque me parece pertinente fazê-lo.

Acho que no fundo PDC sabia que com o André o clube ficaria, associativa e desportivamente falando, bem entregue, com futuro, com visão e com liderança forte.

Só que tentou a via da terra queimada porque AVB aparece como candidato sério numa altura em que já era demasiado tarde para PDC esconder o rasto do que foi feito nos últimos anos.

E AVB tem dois grandes defeitos para o olhar estratégico de PDC:

1) não ser facilmente seduzido pelo esquemas de poder (como foram todos os outros que fizeram oposição a PDC)
2) ser extremamente rico

Sabendo que, se AVB ganhasse, a nova direção iria auditar as contas antigas, PDC optou por hostilizar ao máximo AVB, fazer dele um inimigo do Porto em vez de um adversário de PDC, para garantir pelo menos mais um mandato, mais tempo para ir apagando o rasto das tropelias.

E sabendo PDC que seria muito provavelmente o seu último mandato em vida, sendo reeleito pela última vez pelo menos não teria de lidar com o aftermath da derrota e do escrutínio. Eu acho muito sinceramente que PDC, quando sentiu pela primeira vez que podia perder as eleições (imagino que foi quando decidiu fazer campanha e nasceu o Todos pelo Porto) já nem queria mais 4 anos para continuar a roubar à grande porque rico à conta do clube já ele e a família estavam. Queria era mais quatro anos para esconder à grande o roubo dos últimos quinze/vinte anos e proteger a única coisa que fica quando partimos da vida: o legado.

Foi o desespero de tentar segurar a sujeira toda que havia debaixo do tapete que o motivou a lançar todos os canhões contra AVB e a criar este fratricídio insano mesmo sabendo lá no seu íntimo portista, que o clube não ficaria em mãos melhores do que nas de AVB.

Mesmo o assinar contratos ruinosos a dias das eleições foram meras manilhas secas que PDC foi lançando para a mesa para ver se ganhava o jogo no último ponto.

PDC sempre foi belicista por natureza, nunca precisou foi de usar esse músculo para dentro.

Agora, infelizmente para ele, vai provavelmente partir no ponto mais baixo do seu portismo. E nos próximos anos só se vai falar do pior lado de PDC. E só daqui a décadas é que a memória vai começar a suavizar o que ele fez e a lembrá-lo mais pelo prisma dos títulos.
Concordo em grande parte com o que escreves.

Mas acho que, para além disso, PdC foi tomado (como acontece quase sempre em situações como a dele) por um fortíssimo sentimento de posse relativamente ao clube.

E AVB surgiu como o jovem impertinente que "ousou" tentar tirar-lhe o que era dele.

Essa motivação emocional (não permitir que alguém apareça e lhe tire aquilo que é dele e que lhe custou tanto a construir) está também fortemente por trás da sua postura na campanha.

Eu não me esqueço que no dia das eleições (não sei se muitos terão reparado), já da parte da tarde, quando era perceptível que iria perder (por causa da afluência) e aqueles em redor dele lhe terão transmitido isso mesmo, ele veio dar uma entrevista à SIC, dizendo que, "se os sócios quiserem mudar, ficam com a responsabilidade por aquilo que correr mal".

Em pleno acto eleitoral, atira-se à garganta dos sócios por terem ousado tirar-lhe o que era seu.

É acima de tudo a campanha que eu não lhe perdoo. A ele e ao SC.

E é também nisso que AVB tem sido notável. Porque ele, mais do que qualquer um de nós, teria razões para querer mal aos dois. E tem tido uma elevação muito difícil de ter, e (julgo) exclusivamente no interesse do clube.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,083
7,733
Aqueles que defendem roubo de milhões, ao clube e aos sócios, espero que na rua lhes gamem o carro. Afinal um carrito são só um grão de areia comparado com o que foi roubado ao clube.
Começo a não me identificar com este clube, despenalizar quem lesou gravemente o clube? Lool

• Like
Reações: grandeFCP e Regod

Regod

Tribuna Presidencial
21 Março 2015
27,145
20,482
Conquistas
2
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Aqueles que defendem roubo de milhões, ao clube e aos sócios, espero que na rua lhes gamem o carro. Afinal um carrito são só um grão de areia comparado com o que foi roubado ao clube.
Começo a não me identificar com este clube, despenalizar quem lesou gravemente o clube? Lool
Por mim ia tudo irradiado, preso...

Mas tenho noção dos danos que podem causar.

• Like
Reações: grandeFCP
Fernando Resende

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,316
19,791
Não me choca que queiram dar ao museu o nome do antigo presidente e que, mesmo depois de tudo o que a auditoria descobriu, se tente manter positiva a imagem de Pinto da Costa por tudo o que fez pelo clube (durante muitos anos).
Não me choca, ainda para mais quando se trata de uma direção nova, que apanha um clube em frangalhos e que pretende unir os portistas numa família só (o termo familia não é usado ao acaso)!

Não me choca, mas não concordo minimamente!
Não consigo compactuar com esta ideia de que o passado glorioso de Pinto da Costa justifica e desculpa tudo o que aconteceu nos últimos anos. O que aconteceu no FC Porto pela mão do anterior presidente foi grave… demasiado grave para varrer para baixo do tapete.
Aliás, a força da candidatura do AVB esteve precisamente na vontade de acabar com o que estava a acontecer no Porto, a vontade de abrir um novo rumo e se salvar o clube da ruína a que este estava destinado.
É certo que Pinto da Costa (juntamente com outras figuras de proa) elevou o FC Porto a clube de classe Mundial, mas também é certo que, pela mão do mesmo Pinto da Costa, uma potência como o FC Porto foi delapidada e deixada num estado quase comatoso. Isso para mim não tem perdão!
Não têm perdão todos os roubos que se fizeram no clube ao longo dos anos, não tem perdão a forma como se entregou o clube nas mãos de agiotas para servir interesses, não tem perdão a forma como se sustentou a vida de luxo e se protegeu criminosos colocando-os acima dos interesses do clube e dos seus sócios. Não tem perdão a forma como presidente e círculo próximo enriqueceram à custa da delapidação do clube. Não tem perdão a forma como até ao fim se tentou manter (a todo custo) o poder, sabendo que este seria para entregar logo de seguida àqueles que o usariam apenas para proveito próprio e como veículo de negócio.
Nada disto tem perdão e tudo isto tem a assinatura de Pinto da Costa!

O legado de Pinto da Costa não pode ser só o das coisas boas que fez. A história de Pinto da Costa não pode ser só contada pela metade. Por isso, embora não me choque que muitos queiram manter impoluta a sua imagem e a queiram eternizar (é muito difícil deixar cair do pedestal de idolatria aqueles que lá colocamos e mantivemos durante décadas), eu sou totalmente contra!

Última edição:

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,083
7,733
Não me choca que queiram dar ao museu o nome do antigo presidente e que, mesmo depois de tudo o que a auditoria descobriu, se tente manter positiva a imagem de Pinto da Costa por tudo o que fez pelo clube (durante muitos anos).
Não me choca, ainda para mais quando se trata de uma direção nova, que apanha um clube em frangalhos e que pretende unir os portistas numa família só (o termo familia não é usado ao acaso)!

Não me choca, mas não concordo minimamente!
Não consigo compactuar com esta ideia de que o passado glorioso de Pinto da Costa justifica e desculpa tudo o que aconteceu nos últimos anos. O que aconteceu no FC Porto pela mão do abterior presidente foi grave… demasiado grave para varrer para baixo do tapete.
Aliás, a força da candidatura do AVB esteve precisamente na vontade de acabar com o que estava a acontecer no Porto, a vontade de abrir um novo rumo e se salvar o cliba da ruína a que este estava condenado.
É certo que Pinto da Costa (juntamente com outras figuras de proa) elevou o FC Porto a clube de classe Mundial, mas também é certo que, pela mão do mesmo Pinto da Costa, uma potência como o FC Porto foi delapidada e deixada num estado quase comatoso. Isso para mim não tem perdão!
Não têm perdão todos os roubos que se fizeram no clube ao longo dos anos, não tem perdão a forma como se entregou o clube nas mãos de agiotas para servir interesses, não tem perdão a forma como se sustentou a vida de luxo e se protegeu criminosos colocando-os acima dos interesses do clube e dos seus sócios. Não tem perdão a forma como até ao fim se tentou manter (a todo custo) o poder sabendo que o iria enteegar nas mãos daqueles que usariam o FC Porto apenas para proveito próprio e como veículo de negócio.
Nada disto tem perdão e tudo isto rem a assinatura de Pinto da Costa!

O legado de Pinto da Costa não podem ser só as coisas boas que fez. A história de Pinto da Costa não pode ser só contada pela metade. Por isso, embora não me choque que muitos queiram manter impoluta a sua imagem e a queiram eternizar, eu sou totalmente contra.
E se te lembrares do que se passou na AG, sócios a serem agredidos com a personagem a assistir impavido e sereno, continua a não te chocar?

• Like

Fernando Resende

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
19,316
19,791
E se te lembrares do que se passou na AG, sócios a serem agredidos com a personagem a assistir impavido e sereno, continua a não te chocar?
A mim pessoalmente choca-me. Sou totalmente contra a vassalagem a alguém que se comportou da forma que todos sabemos durante anos a fio.
Acho que esta gente não deve ter direito a nada… apenas a responder pelo que fez! Todos eles, sem excepção!

O que quero dizer é que percebo que seja difícil para muita gente deixar cair a imagem de alguém que idolatraram durante décadas. A “destruição” dos ídolos é algo historicamente complicado. Acredito que com o passar do tempo as coisas sejam mais fáceis de processar, mas hoje em dia, embora eu não concorde minimamente, percebo que algumas pessoas tenham dificuldade em deixar cair um “ídolo” e a única figura que conheceram em vida como líder do clube!

No fundo, estou apenas a tentar perceber o que pode levar as pessoas a “perdoar” algo desta dimensão!

• Like

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
24,108
19,539
Vila Nova de Gaia, 1975
Villas Boas na apresentação da sua candidatura à presidência, há precisamente um ano(17 de janeiro):

" (...) De repente parecemos capturados por um conjunto de interesses alheios ao FC Porto! Interesses que ferem os valores fundamentais da nossa Instituição.

Vamos focar-nos apenas em alguns factos muito concretos:

1. Nos últimos 10 anos, o FC Porto conseguiu encaixar mais de 700 milhões de euros com a venda de jogadores;

2. Em 2015 fez o seu maior contrato de direitos televisivos no valor de 457 Milhões de euros!

E qual é a realidade atual?
1. Temos um passivo de 500 milhões de euros e uma dívida financeira de 310 milhões de euros!
2. Temos a nossa capacidade competitiva ameaçada
3. As nossas contas entraram em total descontrolo.

Depois de gerar 2,9 mil milhões de euros em Receitas nos últimos 20 anos, temos hoje um Clube que:

a) não foi capaz de acautelar as condições financeiras para a sua sustentabilidade e,
b) vive agarrado, por gratidão, a uma gestão antiquada e sem modelo de governação para com as obrigações de um Clube com o seu palmarés.
4. A falta de transparência instalou-se, com preocupantes conflitos de interesse que parecem prevaricar contra os Estatutos do Clube.
5. Não temos uma Academia de Formação, nem um Centro de Alto Rendimento ao nível da dimensão do Clube! Uma promessa eleitoral de 2016 continua em 2024 a ser uma promessa eleitoral!
6. A Comunicação com os Sócios é inexistente e foge frequentemente à verdade, entre promessas, premissas e prazos que ficam por cumprir! Exigimos explicações!
7. A 3 meses das eleições estamos a tomar decisões estruturantes que podem hipotecar o FC Porto para os próximos 15 anos!
Está ou não está ser vendida uma das Empresas do Grupo FC Porto a um fundo americano? Se sim, porque é que os Sócios são os últimos a saber?
Mais antecipação de receitas? Porquê?
8. A tudo isto acresce a deficiente gestão dos ativos da equipa de futebol, uma das maiores fontes de receitas e garante da sustentabilidade do Clube. Na teoria é muito fácil falar, na prática é tudo bem diferente:

a) São inúmeros os jogadores a saírem a “custo zero”!
b) A Falta de planeamento e adequada observação resulta em inúmeras contratações falhadas. Será só por deficiente avaliação, ou por servirem interesses de outros que não os do FC Porto?
c) Estamos a chegar cada vez mais tarde aos talentos. Onde antes eramos uma referência mundial somos agora ultrapassados pelos nossos rivais diretos;

Torna-se importante referir o seguinte:
Formar ou Encontrar o “Jogador à Porto” é uma responsabilidade perante os Sócios!
Exige-se critério, rigor e planeamento! (...)"
Está aqui tudo.

Só é surpreendido pelo resultado da auditoria quem é ingénuo ou andou de olhos bem fechados.