Contínuo a ler críticas ao "ódio" contra os RSI e a malvadez assumida da xenofobia / racismo.
Vamos lá por partes:
RSI
Os necessitados podem, e devem, ter direito ao rendimento. Na maioria dos casos, deveria até ser mais alto, depois das necessidades básicas não sobrará nada. Isto nos casos em que chega para o básico.
O que a malta critica (e eu estou nesse lote de xungas) é o típico RSI que troca o cheque por tabaco, raspadinhas e pequeno almoços fartos no tasco mais próximo. Tenho a certeza de que todos conhecem alguns casos assim... a menos que habitem na Foz rodeados de milionários.
A questão não é o peso no orçamento, porque sabemos que é insignificante (embora todas as migalhas façam o pão). É o sentimento de injustiça que provoca em quem tenta levar a vida de bem com a moralidade.
Ideias? Simples. Há muitas ruas para varrer, muito mato para limpar. Refiro-me obviamente aos que têm saúde. E não, não é exploração nem escravatura. É obter algum trabalho em troca de uma ajuda financeira.
Só para completar o ramalhete: hoje só não trabalha quem não quer. Não é o trabalho perfeito / adequado à formação? Paciência, no futuro há-de haver algo melhor.
Xenofobia / Racismo
Também os há, é certo. Mas estou certo de que a maioria do povo, mesmo os votantes do chega, não o são.
Pensemos no país como se de a nossa casa se tratasse. Se eu abomino toda e qualquer espécie de religião, fazer barulho após as 22h, ... vou gentilmente pedir aos meus convidados que, em minha casa, simplesmente não o façam. Se não me respeitarem na minha própria casa, a porta da rua é a serventia da casa. É uma metáfora, obviamente não espero converter credos.
Se os emigrantes vêm para cá com trabalho no bolso, integrar-se na nossa sociedade, respeitando os nossos princípios e valores, são muito bem vindos e respeitados como qualquer outro cidadão de gema. O que provoca o preconceito é o excesso, o descontrolo. Eles não têm culpa, só entram e ficam no país porque alguém os deixou. Havendo entradas controladas à lá Suisse, por exemplo, a imigração era um não assunto. O principal causador do problema AKA PS provavelmente ainda governaria alegremente sem metade dos anti corpos se não tivesse escancarado as portas.
E já que estou com paciência para a escrita. Qual é exatamente o problema de alguns para com os ricos? Querem o extermínio dessa malévola espécie porquê?
Eu infelizmente não pertenço ao grupo, mas ambiciono lá chegar um dia. A ver vamos.
Não são os ricos que empregam os pobres? Em grande parte das empresas a história dos salários exploradores são só isso: histórias. Eu estive muitos anos na construção civil, e garanto que existe muita meritocracia. Os bons trabalhadores são sempre cobiçados por outros empregadores. Depois ou os patrões lhes dão salários condizentes com a qualidade, ou ficam sem o funcionário. Os maus? Por vezes o salário mínimo é demais para a vontade de trabalhar do homem.
O rico compra uma moradia de sonho em frente à praia. Já pararam para pensar quantos empregos alimentou esse mesmo rico só nessa construção? Os impostos, taxas e taxinhas, que gasta e continuará a gastar? As manutenções / limpezas que vão mantendo empregos?
E fico doente quando ouço comentários depreciativos, carregados de ódio e inveja a pessoas que sei que subiram a pulso, sem ter de atropelar ninguém pelo caminho.
Muita gente nasce pobre e morre pobre porque a cabeça não dá para mais ou simplesmente escolheram viver assim toda a vida. Mais uma vez tenho a certeza de que todos conhecemos gente de ambos os lados.
Enviado do meu 2311DRK48G através do Tapatalk