Sei que sim, li a mensagem desse colega. Não sei se foi ele que depois se afirmou como tendo pensamento de esquerda. Independentemente de compreender ou não, o colega bluemonday acabou de confirmar que aconteceu no caso de quem votou no Ergue-te. Nada nos garante que não tenha acontecido noutros. Daí perguntar pelos partidos da direita mais musculada, por se tornar, nessas situações, mais evidente o problema. Se alguém que votou Chega, ADN ou Nova Direita se posicionou também entre as esquerdas. Há muitas razões para isso. Não devemos ignorar que a emergência das novas direitas expressa-se também online, com as suas dinâmicas, estratégias e influências digitais.
Resultados como os que foram obtidos merecem uma certa relativização e cepticismo (mesmo num cenário de não-representatividade do fórum). Veja-se que, pelo tal caso identificado, deixa logo de existir extrema esquerda entre as ideologias representadas. Quem votou no Ergue-te identificou-se como extrema esquerda. Quem votou no Chega não se identificou de extrema direita nem de direita radical. No ADN também não. ... não é inviável que pessoas de esquerda votem à direita. Mas tão pouco é inviável que, para mais online, pessoas que votam à direita se finjam de esquerda. Infelizmente, não podemos abdicar do cinismo nos dias que correm.
Resumindo e concluindo, para não arrastar a coisa, o melhor, a meu ver, será interrogar apenas pelo sentido de voto. De preferência associando os nicks aos votos. Ou manter ambas as questões, mantendo também o pseudo não-anonimato dos nicks. Que são apenas nicks online. Não creio que os colegas se importem excessivamente com isso.