Actualidade Nacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,247
13,740
Esmoriz
O Chega não se considera tal.
É, mas não se considera, pelo que em princípio um apoiante do CH usa o mesmo argumento, "não sou radical, sou apenas de direita patriota".
Estranho é o votante no Ergue-te AKA ex PNR, por norma esses assumem que o são.
É difícil uma pessoa identificar-se como direita radical quando o partido em que vota não tem um programa eleitoral minimamente coerente e tem uma “ ideologia” que se resume a reagir à notícia polémica / escândalo do dia que está a incendiar as redes sociais.

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
79,559
139,022
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
É difícil uma pessoa identificar-se como direita radical quando o partido em que vota não tem um programa eleitoral minimamente coerente e tem uma “ ideologia” que se resume a reagir à notícia polémica / escândalo do dia que está a incendiar as redes sociais.
E a importar narrativas em voga noutros planos geográficos.

bluemonday

Tribuna
4 Maio 2024
2,763
3,851
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Sei que sim, li a mensagem desse colega. Não sei se foi ele que depois se afirmou como tendo pensamento de esquerda. Independentemente de compreender ou não, o colega bluemonday acabou de confirmar que aconteceu no caso de quem votou no Ergue-te. Nada nos garante que não tenha acontecido noutros. Daí perguntar pelos partidos da direita mais musculada, por se tornar, nessas situações, mais evidente o problema. Se alguém que votou Chega, ADN ou Nova Direita se posicionou também entre as esquerdas. Há muitas razões para isso. Não devemos ignorar que a emergência das novas direitas expressa-se também online, com as suas dinâmicas, estratégias e influências digitais.

Resultados como os que foram obtidos merecem uma certa relativização e cepticismo (mesmo num cenário de não-representatividade do fórum). Veja-se que, pelo tal caso identificado, deixa logo de existir extrema esquerda entre as ideologias representadas. Quem votou no Ergue-te identificou-se como extrema esquerda. Quem votou no Chega não se identificou de extrema direita nem de direita radical. No ADN também não. ... não é inviável que pessoas de esquerda votem à direita. Mas tão pouco é inviável que, para mais online, pessoas que votam à direita se finjam de esquerda. Infelizmente, não podemos abdicar do cinismo nos dias que correm.

Resumindo e concluindo, para não arrastar a coisa, o melhor, a meu ver, será interrogar apenas pelo sentido de voto. De preferência associando os nicks aos votos. Ou manter ambas as questões, mantendo também o pseudo não-anonimato dos nicks. Que são apenas nicks online. Não creio que os colegas se importem excessivamente com isso.
O caso do PNR foi o único troll drástico. Todos os que votaram na direita musculada se assumiram de direita.

O único apontamento que parece existir é ao facto de existirem 4 pessoas de centro-esquerda da IL, o que, repito, não estranho.

De qualquer forma, a sondagem da ideologia e a sondagem dos partidos são coisas diferentes, pelo menos era esse o meu objetivo.

No próximo mês, farei uma sondagem aqui no fórum, num novo tópico, só de partidos.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,364
10,137
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O Chega não se considera tal.
É, mas não se considera, pelo que em princípio um apoiante do CH usa o mesmo argumento, "não sou radical, sou apenas de direita patriota".
Estranho é o votante no Ergue-te AKA ex PNR, por norma esses assumem que o são.
A direita purista. Dura. Tradicional? Patriótica, como não podia deixar de ser. Nacionalista seria escusado referir. ... no caso do Chega, de tão evidente que é, que importa se se pintam de outras cores? O Ergue-te sim, esse merece a minha funesta simpatia. Há anos a lutar pela causa, a trilhar caminho, assumidamente fascista, com pessoal neo, entrevistas engraçadas... e o Ventura rouba-lhes o sonho da relevância política. Tá mal. Não se faz. Nem para esses Ventura é bom. Passou-se da violência de ódio de Mário Machado para vídeos da Rita Matias no TikTok. Que degredo. Já não se fazem radicais como os do antigamente.

Os tempos eram mais simples.

Última edição:

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,364
10,137
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O caso do PNR foi o único troll drástico. Todos os que votaram na direita musculada se assumiram de direita.

O único apontamento que parece existir é ao facto de existirem 4 pessoas de centro-esquerda da IL, o que, repito, não estranho.

De qualquer forma, a sondagem da ideologia e a sondagem dos partidos são coisas diferentes, pelo menos era esse o meu objetivo.

No próximo mês, farei uma sondagem aqui no fórum, num novo tópico, só de partidos.

Somente pretendia expressar que não tenho grande fé na maioria ideológica de esquerda do fórum. Até pelos resultados da mencionada sondagem. ... não me recordo ao certo de como foi lançada. Talvez tenham conseguido integrá-la temporariamente neste mesmo tópico. Talvez tenham criado uma outra thread só para a consulta. Salvo erro, havia uma maioria considerável de votos em partidos de direita. Mas enfim. Não tem grande importância.

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
5,791
4,275
É expectável que os partidos pequenos percam votos para PS e PSD. Deve acontecer uma maior concentração de votos nestes dois partidos, em busca da famigerada estabilidade.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,247
13,740
Esmoriz
A direita purista. Dura. Tradicional? Patriótica, como não podia deixar de ser. Nacionalista seria escusado referir. ... no caso do Chega, de tão evidente que é, que importa se se pintam de outras cores? O Ergue-te sim, esse merece a minha funesta simpatia. Há anos a lutar pela causa, a trilhar caminho, assumidamente fascista, com pessoal neo, entrevistas engraçadas... e o Ventura rouba-lhes o sonho da relevância política. Tá mal. Não se faz. Nem para esses Ventura é bom. Passou-se da violência de ódio de Mário Machado para vídeos da Rita Matias no TikTok. Que degredo. Já não se fazem radicais como os do antigamente.

Os tempos eram mais simples.
olha, é o @wolfheart ao minuto 2:01.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,212
7,578
Quem votou no Ergue-te, resolveu gastar o seu tempo a trollar e votou também em extrema-esquerda. Assim sendo, não há ninguém neste fórum que se considere radical ou extremista. Todos os outros votos são perfeitamente coerentes e provenientes de users diferentes. A única forma de adulterar o resultado seria usar uma VPN num outro navegador. Não creio que ninguém se tenha dado a esse trabalho.

Então quais são as leituras que fazes? E qual a razão para tanta preocupação? É uma sondagem de fórum, só representa o nicho deste fórum que fala de política, mais nada.

Se existe qualquer insinuação de que eu tenha adulterado alguma coisa para favorecer a IL (?), então só lamento esse discernimento, pois tenho mais que fazer. Por outro lado, se a insinuação recai sobre votos fraudulentos por users deste fórum, também considero que é um exagero e que ninguém se daria a esse trabalho (nisto me incluo, pois seria a única forma de adulterar o resultado).

Parece-me perfeitamente legítimo que existam 4 pessoas, entre as 18 que se identificam como de centro-esquerda neste fórum, que votem na IL. Isso não representa nada senão este tópico do fórum.

Também não percebo a preocupação com uma sondagem que só serve como curiosidade e como uma espécie de jogo. Alguém dar-se ao trabalho de tentar alterar alguma coisa para favorecer uma certa agenda...enfim, seria triste e ridículo.
Até porque a IL ganha sempre nestas sondagens do Portal.

Dragão D'Ouro

MDCCCXCIII 🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
13,479
17,798
Interior é completamente esquecido a todos os níveis há muito tempo.

O antónio costa teve 8 anos no governo, chegou a ter maioria absoluta e mesmo assim não conseguiu combater as desigualdades territoriais evidentes e pior, ainda conseguiu agravá-las. Podia ter tentado reunir um consenso maior pela regionalização já que era a favor da mesma mas acabou por adiar a discussão do tema chutando o mesmo para canto diversas vezes (com a ajuda do PR que é contra e que no século passado foi o principal responsável por boicotar a "descentralização" de Portugal).

Ainda "encheu" muito mais o litoral com a entrada abrupta de centenas de milhares de imigrantes, muitos deles sem as condições minímas para terem uma vida digna em Portugal.

Resumindo, acabou por piorar o país a vários níveis, "lixou" o seu partido com muitos "casos e casinhos" perdendo muitíssimos votos "certos" que serão difíceis de recuperar tão cedo e ainda ajudou ao crescimento de um partido que nunca deveria ter a importância que tem ao dia de hoje (em 2019 possivelmente não teria sido eleito para o Parlamento e com sorte teria deixado de existir ou continuado com pouca ou nenhuma relevância).

Última edição:

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
5,791
4,275
Estudo indica que 20,4% dos votos nas últimas eleições não elegeram deputados

Ao invés de se apelar ao voto útil, pedia-se maior respeito pelo eleitor.
Não há círculo de compensação porque nunca interessou ao PS e ao PSD, como agora também deixou de interessar ao CH, que são os grandes beneficiados pelo método D'Hondt. A ideia deste método é facilitar a criação de maiorias, mas a representatividade é posta em causa.

Na Madeira há círculo de compensação.

9 Março 2012
3,721
4,282
Conquistas
1
45
chaves
  • Alfredo Quintana
Vejo muita admiração pela pseudo incongruência de quem vota X, identificando-se ideologicamente y…

E eu pergunto: e os partidos do espectro nacional…representam os valores ideológicos da sua génese, ao dia de hoje?

Um marciano que aterre hoje e reveja a ação política dos diferentes governos e oposições das últimas décadas consegue facilmente separar quem governou à direita ou à esquerda, respeitando a sua Bíblia ideológica?

Cheue

12 Maio 2016
25,556
40,466
Conquistas
7
109
Vejo muita admiração pela pseudo incongruência de quem vota X, identificando-se ideologicamente y…

E eu pergunto: e os partidos do espectro nacional…representam os valores ideológicos da sua génese, ao dia de hoje?

Um marciano que aterre hoje e reveja a ação política dos diferentes governos e oposições das últimas décadas consegue facilmente separar quem governou à direita ou à esquerda, respeitando a sua Bíblia ideológica?
nem os nomes dos partidos estão certos, quanto mais...