Actualidade Nacional

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,421
3,424
Por acaso, neste caso, acho que até tem relevância pela posição de autoridade que a profissão proporciona.
Não acho. É completamente irrelevante e só vem associar uma profissão que já está sob pressão a um crime que, infelizmente, é transversal a várias profissões.

Isto é a mesma coisa que dizer que o assaltante à ourivesaria em Ponte de Lima era negro.
Estou a dar um exemplo. Não faço ideia nem acho relevante saber a cor de pele do meliante neste caso em concreto.
E não acho porque não há qualquer tipo de correlação entre este tipo de crime e uma raça/etnia em concreto.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,584
10,977
Esmoriz
Não acho. É completamente irrelevante e só vem associar uma profissão que já está sob pressão a um crime que, infelizmente, é transversal a várias profissões.

Isto é a mesma coisa que dizer que o assaltante à ourivesaria em Ponte de Lima era negro.
Estou a dar um exemplo. Não faço ideia nem acho relevante saber a cor de pele do meliante neste caso em concreto.
E não acho porque não há qualquer tipo de correlação entre este tipo de crime e uma raça/etnia em concreto.
Qual é a autoridade que uma pessoa tem por ser negro?

O facto do homem ser PSP tem tanta relevância como se referir que um professor é pedófilo, um camionista conduz bêbado ou um juiz bate na mulher. A profissão é relevante, pelo grau de responsabilidade e autoridade que dá. Ao contrário da etnia.

• Like
Reações: Mike_Walsh e Vlk

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,421
3,424
Qual é a autoridade que uma pessoa tem por ser negro?

O facto do homem ser PSP tem tanta relevância como se referir que um professor é pedófilo, um camionista conduz bêbado ou um juiz bate na mulher. A profissão é relevante, pelo grau de responsabilidade e autoridade que dá. Ao contrário da etnia.
Não, não é.
A profissão é relevante se tu usas dos benefícios da mesma para cometeres crimes.

Se o polícia usasse da sua autoridade para cometer o crime, aí sim, teria relevância. Quando há, por exemplo, polícias envolvidos em tráfico de droga.

Neste caso, em concreto, não.
É um crime que qualquer ser humano pode cometer indiferentemente da sua profissão.
Aliás, este polícia pode voltar a prevaricar no mesmo crime mesmo depois de ser expulso do corpo policial.

Não tem relevância. É o típico caso de sensacionalismo para acicatar ânimos.

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,913
6,745
Bragança
Por acaso, neste caso, acho que até tem relevância pela posição de autoridade que a profissão proporciona.
É uma agravante. Mas não estou a ver onde o ventura va perder...aliás ele sugeriu a castração química de pedófilos.
Agora a situação do ourives é ridícula...um homem de 82 anos que se defende de três ladrões ??? E que tem licença de porte de arma ? Então a arma é para enfeitar só ?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,584
10,977
Esmoriz
É uma agravante. Mas não estou a ver onde o ventura va perder...aliás ele sugeriu a castração química de pedófilos.
Agora a situação do ourives é ridícula...um homem de 82 anos que se defende de três ladrões ??? E que tem licença de porte de arma ? Então a arma é para enfeitar só ?
Ia ser engraçado esse mundo do Ventura, com castrações químicas e pessoas aos tiros sem sequer ir à esquadra averiguar o que se passou. Uma mistura de Arábia Saudita com faroeste.

A detenção do ourives (qual é a relevância da profissão aqui? ninguém pergunta?) , é que é sensacionalismo para acicatar ânimos. É algo perfeitamente normal neste tipo de casos.

mesenga

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
5,454
5,482
Há uns meses fui num voo de Faro para o Porto (Ryanair) e o Domingos estava à minha frente a ir para o avião e ficou mesmo no banco em frente do meu. Palavra de honra que ninguém lhe ligou puto. lol Estive mesmo para falar com ele e pedir para tirar uma selfie mas tive vergonha. 😕
Grande ídolo dos anos 90.
Eu não perdoava. No mínimo, duas de treta e um aperto de mão.

Aqui há uns tempos apanhei o Dr. Domingos Gomes (fez um exame desportivo ao meu filho), e eu tive a felicidade de o acompanhar. Eu parecia uma criança com algodão doce, tal era a minha felicidade! 😅 Tive que o cumprimentar e dar um valente aperto de mãos. Dizia ele, na altura, que o futuro presidente seria o Vítor Baía ou o António Oliveira. Muitas voltas sobre si deu o planeta depois disso! :ROFLMAO:

• Like
Reações: MiguelDeco

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,119
5,229
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Qual a necessidade de estar sempre a defender criminosos enquanto se ataca as forças de autoridade e restante população?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,580
6,843
45
Lisboa
Qual a relevância da profissão do tarado?

São essas merdas que acabam por extremar posições.
Se a raça, credo, profissão não têm relevância nenhuma para a história para quê a referência? Para criar anticorpos junto destas falanges extremistas que já pouco ou nada devem à inteligência?
Concordo plenamente contigo, não acho relevante neste caso.

Mas coloco outra questão. Um polícia fora de serviço pode/deve intervir na presença de um crime?

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,421
3,424

Mas coloco outra questão. Um polícia fora de serviço pode/deve intervir na presença de um crime?
Como qualquer outro cidadão.
É uma questão moral ajudar o próximo. A diferença é que um cidadão comum não tem as mesmas aptidões que um profissional da polícia em lidar com situações mais extremas.

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,913
6,745
Bragança
Como qualquer outro cidadão.
É uma questão moral ajudar o próximo. A diferença é que um cidadão comum não tem as mesmas aptidões que um profissional da polícia em lidar com situações mais extremas.
Tem mais obrigações. Um polícia não pode fazer que não vê um crime...sob pena de que se fizer isso incorre ele na pratica de um crime. Abnegação da Justiça é o nome desse crime no código penal.
Quanto a um polícia ser criminoso, (situação nada a ver com a de Odair) tem agravantes em prol da profissão. Um polícia cometer um crime, terá em norma penas mais elevadas que o comum cidadão.
Não comparo a situação do Odair á do polícia que filmava as amigas da filha, porque uma das situações é claramente premeditada...a outra do momento, inopinada.

Cheue

12 Maio 2016
23,567
37,437
Conquistas
7
108

Foi detido .... Mas foi o dono da ourivesaria.
O outro está a gastar dinheiro no SNS.
Lá vai o ventura ter bons resultados em ponte de lima nas proximas
o outro também está detido...

acho que não é suposto ser presente a juiz enquanto está baleado...

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,421
3,424
Tem mais obrigações. Um polícia não pode fazer que não vê um crime...sob pena de que se fizer isso incorre ele na pratica de um crime. Abnegação da Justiça é o nome desse crime no código penal.
Quanto a um polícia ser criminoso, (situação nada a ver com a de Odair) tem agravantes em prol da profissão. Um polícia cometer um crime, terá em norma penas mais elevadas que o comum cidadão.
Não comparo a situação do Odair á do polícia que filmava as amigas da filha, porque uma das situações é claramente premeditada...a outra do momento, inopinada.
Desconhecia.
Mas só é aplicável a um polícia ou um cidadão comum também pode incorrer nesse crime?

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,584
10,977
Esmoriz

Haverá por aí outras pessoas mais qualificadas do que eu para responder a isto, mas acho que qualquer pessoa pode intervir na presença de um crime. A diferença é que um polícia terá que se identificar. Agora não sei até que ponto pode ir essa intervenção.

Não me choca que uma pessoa que atire, por exemplo, a um assaltante da própria casa seja detido para averiguações. Pode ter atirado sobre uma pessoa de que não gosta e argumentado que estava a ser assaltado, pode colocar outras pessoas em perigo, pode não ter licença de porte de arma. Caberá à investigação determinar a causa e se há motivo para ser suspeito.

Um exemplo muito simples: aqui há uns meses uma pessoa muito próxima esqueceu-se da carteira num local público e as pessoas desse local contactaram para avisar que tinham a carteira na sua posse. Mas como tinham passado uns 4 ou 5 dias a polícia (foi necessário registo policial para pedir novos cartões de crédito) ainda ponderou avançar com uma investigação sobre a razão da demora. Não deu em nada, obviamente, mas há actividades processuais que devem ser seguidos. As coisas não podem ser entregues ao senso comum.

Cheue

12 Maio 2016
23,567
37,437
Conquistas
7
108

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,913
6,745
Bragança
então apanharam um gajo que incendiou 20 carros?...

não eram os bairros inteiros a incendiar carros? 👓
tenho impressão que li que aquilo é só criminosos e coiso...
Ainda não viste videos ? Eu vi um que eram largas dezenas a incendiar e partir carros.
Não era um indivíduo só a conseguir parar autocarros, mandar os passageiros sair, enquanto os esfaqueava e incendiar o autocarro a seguir .
A não ser que queiras acreditar nisso.

Cheue

12 Maio 2016
23,567
37,437
Conquistas
7
108
Ainda não viste videos ? Eu vi um que eram largas dezenas a incendiar e partir carros.
Não era um indivíduo só a conseguir parar autocarros, mandar os passageiros sair, enquanto os esfaqueava e incendiar o autocarro a seguir .
A não ser que queiras acreditar nisso.
mas também não era o caos total que parecia haver segundo a CS...
mais um bocado e queriam uma guerra racial.

vai-se a ver e foram meia dúzia de chungas que causaram os estragos todos.

neste caso, só 1 gajo incendiou logo 20 veículos...

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,913
6,745
Bragança
mas também não era o caos total que parecia haver segundo a CS...
mais um bocado e queriam uma guerra racial.

vai-se a ver e foram meia dúzia de chungas que causaram os estragos todos.

neste caso, só 1 gajo incendiou logo 20 veículos...
Quem queria de início uma guerra racial, foi quem se fartou de dizer e insinuar, inclusive aqui, que o Odair morreu por ser preto.
Agora que a justiça popular, já foi feita ao polícia, vamos aguardar muitas mais detenções espero eu.
Desde os que esfaquearam passageiros dos autocarros, aos que queimaram propriedade...e principalmente aos que através do tik tok, WhatsApp, Twitter apelaram á violência aos desacatos...
Estão aí os vídeos do "vamos a Lisboa queimar e partir tudo" "vamos matar polícias"...
E não é um.... Há dezenas.
Agora que não se cheguem com o cu atrás que alguém os vai chegar á frente.

Cheue

12 Maio 2016
23,567
37,437
Conquistas
7
108
Quem queria de início uma guerra racial, foi quem se fartou de dizer e insinuar, inclusive aqui, que o Odair morreu por ser preto.
Agora que a justiça popular, já foi feita ao polícia, vamos aguardar muitas mais detenções espero eu.
Desde os que esfaquearam passageiros dos autocarros, aos que queimaram propriedade...e principalmente aos que através do tik tok, WhatsApp, Twitter apelaram á violência aos desacatos...
Estão aí os vídeos do "vamos a Lisboa queimar e partir tudo" "vamos matar polícias"...
E não é um.... Há dezenas.
Agora que não se cheguem com o cu atrás que alguém os vai chegar á frente.
justiça popular ao polícia? isso quer dizer o quê?

quanto ao partir tudo, não vi, gostava de saber que contas são essas...