Cada um com a sua opinião. Respeito isso.
Mas questiono:
As imagens que temos vindo a ver cada vez de mais glaciares a derreterem quando não é suposto, fenómenos extremos em sítios onde seria impensável acontecerem, etc., tudo isto são fenómenos fabricados? São imagens manipuladas?
Essa história do "eles sabem" sinceramente para mim não faz qualquer tipo de sentido.
No fundo, é a mesma coisa que estar a discutir se o COVID existiu ou não.
Não tem nada haver com o covid, o covid é palpável existe. As previsões de mudança de tipologia de clima são previsões, projeções estudos com amostras de cenários de 50,60,70 anos.
Tenho a perfeita noção que iria ser contestado com esta minha opinião.
Mas este é uma tema que me interessa e tento ler, pesquisar como autodidata leio e tento ter algum conhecimento de senso comum. Mas com as ferramentas suficientes para formular uma opinião.
Ontem ouvi na TVI ou na sic um comentador a dizer que o Canadá tem um clima Mediterrâneo, o que se aprende na televisão. Nas tvs podem atirar as maiores bacoradas que toda a gente come. Aqui num fórum se enganarmos num nome de um jogador recebemos e bem criticas.
Eles sabem sim, mas não o dizem, porque tem de vender um cenário apocalítico e caótico totalmente despropositado.
Vamos ver se me consigo explicar nós temos o mesmo tipo de clima não é á 100 anos, 200 anos, nem 300 anos mas há 3,4 milénios. Ok significa se tivéssemos no ano Zero na Lusitânia ou na Galecia o que corresponde ao território português, teríamos praticamente o mesmo tipo de clima que temos actualmente. Existem alterações sim existem, tivemos uma era quente na baixa idade média e tivemos uma Pequena idade do gelo entre os seculos XVI-XIX. Mas são oscilações diria mínimas.
Pessoalmente repito não nego o AG nem as AC, e sou um ambientalista . Mas sim com a cadência e proporcionalidade. Eles tentam vender uma ideia que o clima está a mudar bruscamente e depois reparamos que as normas climáticas, as quedas de precipitação média são residuais e a temperatura média não sobe o suficiente para que isso aconteça e eles sabem que isso nunca irá acontecer enquanto todos nós andarmos por aqui.
A minha discórdia é para as noticias pouco rigorosas, histéricas, alarmistas, sensacionalistas e mentirosas que são transmitidas e a forma como são conduzidas nos Media. Repara eles nunca falam de episódios de calor extremo dos anos 80,60,40. Alias houve grandes ondas de calor nos anos 40 como ondas de frio.
Imagina esta onda de calor foi provocada por uma chamada Cut-off uma baixa pressão que esteve no Atlântico , que fez subir a dorsal africana para a Europa, bastaria esta cut-off ter se aproximado mais da costa portuguesa que teríamos tido chuva e temperaturas amenas. O comportamento climático das massas de ar é uma lotaria.
Também acho que o ser humano tem uma necessidade devido á sua existência insignificante para o Planeta, assistir a algo Bíblico na sua existência, porque vivemos muito poucos anos, então a nossa vida mesmo vivemos 100 anos não é nada para testemunhar, viver uma Verdadeira Mudança Climática. E a comunidade cientifica lida mal com essa insignificância.
Repara para a tipologia do nosso clima mudar, teria de haver uma queda de precipitação de 30,40% isso é ficção cientifica. E eles sabem isso.
Agora a grande fezada é que Portugal atinja os 50 Graus para sermos Number One. Infelizmente é triste mas é a nossa realidade. Mas podem esperar sentados, se soubessem o quão é difícil e improvável esse record ser batido. Mas pronto o que interessa é sensacionalismo, caos, apocalipse, a necessidade que o ser humano tem de querer presenciar algo bíblico.