Estou a ver as imagens na SIC Notícias e constato que todos os anos se debate o problema dos incêndios, todos os anos se apontam falhas, todos os anos se apresentam medidas para melhorar, resolver e diminuir o problema e depois é o que se vê ...
Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
É um tema muito complicado mas o estado tem obviamente responsabilidades.
Primeiro, os bombeiros, fazem aquilo que podem, não vale a pena entrar naquelas cenas tipo filmagens de tv, as pessoas em momentos de desespero, que a quente, disparatam contra este e aquele, como o senhor que esta semana apareceu a chamar o costa e o marcelo.
Não faz sentido, seja costa, rio, montenegro, ventura, enfim até podia ser o papa, é muito dificil para nao dizer impossivel se ter soluções para isto.
- Vamos comprar centenas de carros de bombeiros, avioes etc, e contratar centenas de bombeiros? primeiro, o problema não deixa de existir, quando muito podemos ser mais eficientes no combate, mas temos que ter consciencia que isso teria um custo!
É muito bonito se dizer mas isto e mas aquilo, onde efectivamente somos um pais muito limitado, economicamente e mesmo por meios humanos.
- Posto isto, o que se vai fazer? obrigar os proprietarios a limpar os terrenos? ok, mas é possivel fiscalizar isso? É possivel auxiliar os proprietarios nos custos de limpeza (pelo que ouvi dizer acho que limpar os terrenos, fica muito caro, porque há pouca gente para isso e como são poucos, e praticam preços grandes pelo serviço e ha pessoas que podem nao ter condicoes para pagar esses serviços)?
- onde eu coloco mais responsabilidade é efectivamente na ação do governo, no plano de justiça onde ainda ha dias no cm, a capa era: "piromano volta a ser preso por fogo posto". Então estas pessoas, pegam fogo as coisas, criam prejuizos enormes, monetarios e ambientais, e depois são soltos, desta forma?
A justica neste pais ja se percebeu que funciona mal, alias, que não funciona, mas parece-me que estes casos deveriam ser investigados a serio, e em caso de apanharem alguem, então era aplicar penas pesadas de forma a dissuadir quem sequer pensasse em andar a brincar com o fogo. Digo isto sobre os incendiarios, como pelos que roubam o pais, quer seja fugindo aos impostos, quer seja com desvios que depois é sempre o zé povinho a pagar a fatura!