Há uns meses atrás houve um pequeno incidente num estabelecimento onde tenho um pequeno negócio e onde sou inquilino do espaço.
Lá dentro, um ex casal discutiu, ele pegou no telemóvel dela e atirou-o para onde estava virado. Resultado: partiu o vidro da montra.
Fiz queixa? Não. O rapaz é um ressacado sem qualquer bem, só me ia incomodar mais.
O resultado iria ser exactamente o mesmo de outra experiência recente: assaltaram-me o espaço, deu para ver perfeitamente quem era o individuo. Fiz queixa na PSP. O resultado foram algumas visitas à esquadra a relatar o que vi e sabia (pela vídeo vigilância), enquanto o meliante andava alegremente na rua a continuar a onda de assaltos. Ninguém o prendeu, para quê!? Tudo o que ele queria era comprar a sua dose, coitadinho...
O conselho que a autoridade me deu foi "apanhe-o onde ninguém veja e dê-lhe sem pena". Nunca aconteceu nem irá acontecer, porque sei que se o fizer, tenho a loja vandalizada no dia a seguir pelo gang de desocupados do qual o gajo faz parte.
Tudo isto para dizer que os indicadores valem o que valem. A justiça não funciona, a impunidade reina. Não somos certamente dos piores países do mundo na área da segurança, mas bem não estamos.