Não me levem a mal, é só um preciosismo mas acredito que muita gente simplesmente não sabe:
Em Portugal, a diferença entre "arrendar" e "alugar" reside no objeto ao qual se refere o contrato. Arrendar é usado para bens imóveis (como casas e apartamentos), enquanto alugar é usado para bens móveis (como carros, equipamentos, etc.).
Resumo: ARRENDAR uma casa.
Detalhes à parte, a lei da oferta vs procura é a base de todo e qualquer negócio, e a única forma de se autoregular sem imposições parvas. Os proprietários dos dias de hoje aproveitam-se das condições atuais do mercado, claro. Tivesse eu capital para investir a sério e também o faria.
O que eu gostava de ver, era aqueles que apregoam aos sete ventos que esses proprietários não têm coração e empatia, a comprar / construir casas para colocar no mercado de arrendamento a baixos valores.
Um pormenor que convém referir é que o estado leva 25% da renda.
Outro pormenor interessante é que, numa compra de 200.000€ (por exemplo, até porque dificilmente se arranja mais barato), só em impostos são cerca de 6400€, para habitação secundária. Podemos a isso juntar 0,6% de imposto de selo do valor a financiar se for alguém que peça uma parte emprestada para investir. Refiro-me apenas e só a impostos.
Não menos importante é a "leveza e celeridade" com que qualquer câmara municipal trata um processo para a construção de habitação. Aqui já nem falo em custos.
A única forma de se resolver o problema de habitação, é criar condições para que seja apelativo o negócio, e com isso atrair mais investimento ao setor. Por outras palavras, provocar a subida de oferta e com isso equilibrar a balança. Não é a roubar quem tem património que se resolve o problema, só estão a engordar o mercado negro e a afastar possíveis investimentos.