Eu o Chagall não sei se o hei de considerar russo, francês ou simplesmente judeu .Eu fiz muitos juízos políticos errados durante a minha vida, mas há um que não me pesa na consciência, que é o de alguma vez ter simpatizado com o marxismo ou o comunismo. Já aos 18 anos era demasiado libertário para simpatizar com autoritarismo, fossem de direita ou de esquerda. O que não impede que tenha dois bons amigos comunistas, daqueles ferrenhos com cartão de sócio e tudo!
Mas não cometo o erro básico de confundir a Rússia com o comunismo, nem sequer a Rússia de Putin (seria estar a confundir autoritarismo nacionalista com comunismo, e não saõ bem a mesma coisa) e muito menos esqueço o que a Rússia deu ao mundo.
Aos grandes nomes que citas eu acrescentaria ainda Gogol, Gontcharov, Isaac Babel, o desgraçado poeta Mandelstam, Chagall, Nabokov... já para não falar de meia dúzia de grandes cientistas e a cadela Laika.
Esqueci-me do Gogol, que falha.
E também gosto muito da Oksana, uma funcionária de um café ali na zona de Matosinhos, mas isso já são motivos libidinosos