O teu argumento é uma faca de dois legumes.Cabrões dos colonizadores europeus sem vergonha. Cabrões que nos querem encostar contra a parede quando se expandem para as nossas fronteiras
Visualizar anexo 34756
Também aquela merda é só geloCabrões dos colonizadores europeus sem vergonha. Cabrões que nos querem encostar contra a parede quando se expandem para as nossas fronteiras
Visualizar anexo 34756
Já cá faltava o sobrinho do Agostinho. E então, já compraste bilhetes para o paraíso russo? Que fazes cá tu neste inferno?O teu argumento é uma faca de dois legumes.
Tipo:
Cabrões dos colonizadores russos sem vergonha.
![]()
(Agora compara a olho a massa territorial conquistada por um e outros.)
São Petersburgo, a segunda cidade e o centro cultural da Rússia é antigo território sueco, eram a fortaleza de Nyenschantz e a cidade de Nyen.Cabrões dos colonizadores europeus sem vergonha. Cabrões que nos querem encostar contra a parede quando se expandem para as nossas fronteiras
Visualizar anexo 34756
Sim, a Gronelândia e o Canadá também. O Trump compra esses dois e também a parte russa (mais uma vez, já que o Alasca.. coiso)Também aquela merda é só gelo
Esse argumento do "tás a defendê-los? porque é que não vais pra lá?" é de nível escola primária.Já cá faltava o sobrinho do Agostinho. E então, já compraste bilhetes para o paraíso russo? Que fazes cá tu neste inferno?
Quanto resta das colónias europeias e quanto resta do que a Rússia conquistou? Conta-me lá, artistaEsse argumento do "tás a defendê-los? porque é que não vais pra lá?" é de nível escola primária.
Quando fizeres quinze anos vais perceber isso e dar-me razão. Até lá, que remédio temos senão aturar-te!
Logicamente que não personalizo nada.Vais-me chamar de exemplo da burguesia que trabalha contra o proletariado?
Só falta![]()
Mas tem algumas gajas boas pá.Faz muito frio
Eu como não disse que as pessoas era escumalha por serem de local Y ou X estou descansado.Logicamente que não personalizo nada.
Apenas estamos a falar de política.
Agora essas coisas de escumalha margem sul etc também não caem bem como é lógico
Como se as conquistas russas não tivessem sido feitas em estepes semi-despovoadas, onde nem verdadeira resistância encontraram porque não havia grandes nações por lá. A bem dizer, nem conquistas foram, apenas reivindicação e ocupação de territórios "vazios".Quanto resta das colónias europeias e quanto resta do que a Rússia conquistou? Conta-me lá, artista
Escumalha não foste tu de facto. É o teu camarada de luta ripas.Eu como não disse que as pessoas era escumalha por serem de local Y ou X estou descansado.
Apenas disse e que o Putin e seus sicofantas o são. Fui específico.
Não me considero privilegiado, tenho de trabalhar.
Ser privilegiado era mesmo viver de rendimentos brutos de capital e coçar o dito forro tomatal.
Podíamos usar essa também para quando os zucas nos vêm foder o juízo. O Brasil também era semi-despovoado e pleno de territórios extra, mega, hiper vazios. E também nem verdadeira resistência encontrámos, bastou praticamente uns espelhosA bem dizer, nem conquistas foram, apenas reivindicação e ocupação de territórios "vazios"
A maioria dessas nações per-se são fruto da descolonização e não da colonização curiosamente.O teu argumento é uma faca de dois legumes.
Tipo:
Cabrões dos colonizadores russos sem vergonha.
![]()
(Agora compara a olho a massa territorial conquistada por um e outros.)
Ali no Caucaso aquilo ainda foi bastante aguerrido, com muita guerra e sangue.Como se as conquistas russas não tivessem sido feitas em estepes semi-despovoadas, onde nem verdadeira resistância encontraram porque não havia grandes nações por lá. A bem dizer, nem conquistas foram, apenas reivindicação e ocupação de territórios "vazios".
Algumas das nações (Peru, Mexico, etc, etc) até existiam, mesmo que sob outra forma ou nome.A maioria dessas nações per-se são fruto da descolonização e não da colonização curiosamente.
Antes da mesma não se pode sequer dizer que "existiam".
Existiam em alguns casos o territória, noutros nem era bem isso e não existiam propriamente fronteiras ou noção de estado/pertença.
Agora muito obviamente que a Europa, sendo num período temporal onde se facilitou a viagem e navegação, o centro do desenvolvimento económico, social e tecnológico, dominou hegemonicamente os territórios que pretendeu e fez uso dos seus recursos em concordância com isso.
Eram assim os tempos (e foram assim os tempos até há relativamente muito pouco tempo atrás na escala temporal, e foram-no desde a concepção social dos ser humano e da criação de entidades territoriais, noção de estados e poder, que esteve em diferentes fases nas mãos de diferentes povos ou conjunto de povos), isto é os hegemons eram determinados pela supremacia cultural, social, tecnológica e bélica, e que estivesse mais avançado nestes campos conquistava ou dispunha do territória e recursos, onde tais itens eram deveras sub-desenvolvidos.
No Cáucaso houve grande resistência, e não é por acaso que esse território é hoje independente (embora repartido por Geórgia, Arménia e Azerbeijão).Ali no Caucaso aquilo ainda foi bastante aguerrido, com muita guerra e sangue.
Os povos autóctones possuiam grande identidade social e cultural.
As expansões para leste é que vão mais nesse sentido, embora inicialmente até tenham sido uma "inversão" de fatores, responder aos póvos túrco-mongólicos, ao jugo tártaro, que dominou a pré-Rússia, ou como se chamavam na altura o Rus.
O @Ripas como eu não gosta de tanquismos.Escumalha não foste tu de facto. É o teu camarada de luta ripas.
Em relação ao resto sabes bem que tenho uma veia marxista que admiro aquele povo pah o que queres que faça?