@Vinha Acho que ninguém diz que o SC é um mau treinador ao nível de um Otávio ou Couceiro que nada ganharam, mas também não é o supra-sumo que muitos querem fazer crer. Venceu troféus numa fase particularmente complicada na vida do clube? Com certeza, e esse mérito ninguém lhe tira.
Porém, foi também um dos responsáveis pelo descalabro do plantel (e inerentemente financeiro)! Encheu o plantel de entulho (vários pernas-de-pau foram pedidos expressos dele) e não deixou vender vários jogadores, permitindo que os mesmos que custaram milhões saíssem mais tarde a custo zero! Basicamente, ele teve o poder que nunca outro treinador do FC Porto teve e ainda tínhamos que aturar as suas diatribes públicas. Num dado momento eram quase semanais e que tanto nos encheram de vergonha! Por isso, quem tanto gosta do SC não pode negar que o acrónimo PSB é dos melhores que o possam definir.
Como treinador está também bem longe do que foram Robson, Mourinho ou AVB, isto para falar dos melhores treinadores que eu (realmente) vi a treinarem o FC Porto (sou de 1984).
Sinceramente, até o Jesualdo está à frente do PSB como treinador do FC Porto. O Jesualdo era benfiquista, mas defendeu como poucos o nosso clube num momento complicado em termos públicos, nunca nos envergonhou com situações públicas menos abonatórias, foi um verdadeiro formador de jogadores e venceu mais do que o PSB alguma vez sonhou! O Jesualdo esteve nas vacas gordas? Sim, esteve, mas não teve 1/4 do poder para as aquisições de jogadores que teve o PSB e, como trabalho de treinador que teve, ele próprio contribuiu para que as vacas continuassem gordas!
Se dos treinadores que eu tive oportunidade de realmente ver e vibrar o PSB não entra no top 5, o que dizer quando entram no lote treinadores como o Pedroto ou Artur Jorge?
Resumindo: Sim, o SC é um bom treinador mas está bem longe dos lugares mais altos do pódio do FC Porto.
Eu não disse que que era supra-sumo. Mas agora muito pessoal escreve por aqui que é mediocre. E tentam reescrever a história dizendo que ganhar em 17/18 não foi nada de especial... e agora até dizem que era um super-plantel! Em retrospectiva, até era. Mas comparar com plantéis anteriores, a história já muda. Mas o que interessa é que naquele verão ninguém acreditava em mais de metade daqueles jogadores... e já tudo temia o penta do boifica. E pelo que foi sendo veiculado pela imprensa da altura, tentamos outros treinadores primeiro, e nenhum aceitou (falou-se do marco silva, por exemplo)... ou seja, muitos treinadores com hype à altura não acreditavam ser possível fazer face aos adversários com as condições que o clube tinha.
No resto dou razão... mas não vou na cantiga de ser responsável pelo descalabro. Para controlar as finanças e administração havia pessoal bem pago. E quando foi preciso, o SC não riscou nada, tanto em vendas, como compras: Diaz, Vitinha(no empréstimo)) e Otávio, e nas compras do Saidy Janko, João Pedro e Nakajima... pelo menos. Mesmo o Zaidu, não sei... é só lembrar a discussão do SC com o eng. anão, antes de contratarem o Wendell à pressão. Não esquecer o Serginho Baiano no tempo do Mourinho, e o Mogrovejo, N'Tsunda e afins nos tempo do Robson: será que também foram pedidos expressos dos treinadores? Será que o descalabro financeiro em 01/02 também foi culpa dos treinadores anteriores? Caso não se lembrem, as finanças do Porto estavam mal no verão de 2002.
Realmente não é o melhor gajo para escolher jogadores, quando não tem grandes recursos: Waris, Zé Luís (mas quase recuperamos o investido) e Loum são os casos mais óbvios. De resto, não me lembro de mais pedidos expressos dele.
A sad e o treinador deveriam ter gerido melhor as situações contratuais de Herrera, Telles (saiu por 15M no início do último ano de contrato), Corona, Marche, Uribe, Brahimi (mas aí foi negociata, pois, segundo o jogador, o clube nem o contactou para renovar) Mbemba e Marega. E mesmo do Otávio e do Sérgio Oliveira, com os quais renovamos por valores absurdos.
A situação do Taremi é algo diferente... ainda renderia 15M! Teria sido excelente... mas alguém quis a sua comissão...
Já as situações do Marcano e Reyes eram inevitáveis... chega ao Porto com os jogadores já no último ano de contrato... o problema já vinha de trás, como se pode ver.
E se o pessoal já acha pouco 3 campeonatos em 7 (e mais seriam, não fosse a padralhada), não podem esperar que a situação melhorasse, se tivessemos vendido Herrera e Brahimi ao melhor preço (por vezes, não compensa mesmo). É que já tinha perdido o titular e o suplente da lateral direita pelos valores possíveis (não vão culpar o treinador pelas cláusulas de rescisão, pois não?), e o Marcano e o Reyes por acabarem contrato ... e não esquecer, no início da época seguinte perde o Aboubakhar por ruptura dos ligamentos cruzados!
A minha maior critica ao SC é o aproveitamento da dependência que PdC tinha dele, e com isso gerir a carreira dos filhos contra os interesses do clube!