“É uma honra representar o FC Porto”
Declarações de Samu no Magazine da UEFA
Samu Aghehowa é um internacional espanhol “muito feliz por representar um clube tão importante na Europa, o melhor de Portugal”. No mais recente Magazine da UEFA, o avançado de 20 anos lembra que “a obrigação do FC Porto é competir por todos os títulos” e que neste momento o objetivo passa por “lutar pela vitória na Liga Europa”, mesmo que se avizinhe “um jogo muito importante” e “complicado” frente à AS Roma (quinta-feira, 20h00).
A viver “a primeira experiência longe de casa”, o camisola 9 portista agradece o “esforço coletivo” que lhe “permite ser melhor jogador e melhor pessoa todos os dias” e espera “poder continuar assim”, a retribuir com golos. “Ser um goleador num grande clube europeu… sonhei com isto toda a minha vida. É um sonho tornado realidade”, confidencia o vencedor do ouro olímpico nos Jogos de Paris 2024.
Linguagem universal
“Português e espanhol são línguas parecidas e pouco a pouco vou aprendendo mais português para entender os meus colegas. Falar espanhol ajuda-me bastante. Às vezes discutimos dentro de campo, mas é sempre pelo bem da equipa e pelo nosso bem.”
Rodrigo Mora
“A nossa amizade não começou num dia específico, mas sim à medida que o tempo foi passando. São muitas horas juntos, nos treinos e nos jogos, e penso que temos uma relação próxima. Não aconteceu de repente, foi algo que o tempo construiu. No Verão tinha visto um jogo dele no Euro sub-17, por isso sabia quem era, mas nunca tínhamos falado antes. A fotografia que tenho a levantá-lo foi um momento de grande felicidade para mim, fiquei muito feliz com a minha exibição nesse jogo e ele é um jogador com imenso talento. É um dos jogadores mais talentosos do futebol português e estou sempre a encorajá-lo a trabalhar no duro, porque a hora dele vai chegar.”
Noite agridoce na Noruega
“Não guardo grandes memórias da minha estreia, porque acabámos por perder esse jogo. A nível pessoal até consegui marcar o meu primeiro golo nas competições europeias, mas para mim o mais importante é a equipa, por isso fui triste para casa.”
Ainda estreia caseira
“Foi um dia muito especial para mim. Foi o me primeiro jogo no Estádio do Dragão e tinha lá muitos amigos e família. Fiquei muito feliz, principalmente por termos conseguido ganhar.”
Foco no desígnio
“A obrigação do FC Porto é competir por todos os títulos e o objetivo era qualificarmo-nos na primeira fase para podermos estar entre os melhores e podermos lutar pela vitória na Liga Europa.”
AS Roma
“Vai ser um jogo muito importante para nós e para eles também. Será complicado, mas vamos dar o máximo para conseguir vencer e proporcionar uma alegria aos adeptos.”
O melhor de Portugal
“É a minha primeira experiência longe de casa. Estou num clube muito relevante no contexto europeu e sinto-me muito feliz por representar um clube tão importante na Europa, o melhor de Portugal. É uma honra representar o FC Porto.”
A chave do sucesso
“É um misto de tudo. Penso que me integrei muito bem na equipa, muito graças à ajuda dos meus companheiros e da equipa técnica. Tem sido um esforço coletivo que me permite ser melhor jogador e melhor pessoa todos os dias. Fico muito feliz por isso e espero poder continuar assim.”
O golo favorito
“Olhando para o contexto e para o adversário, diria que foi o meu segundo golo contra o Manchester United, numa grande jogada coletiva. Infelizmente não foi suficiente para ganharmos o jogo, mas irei recordá-lo para sempre porque foi um golo muito bonito.”
Sonho de menino
“Poder ser um goleador num grande clube europeu... sonhei com isto toda a minha vida. É um sonho tornado realidade. Sempre quis ser o melhor e ajudar a equipa de qualquer forma. Para ser honesto, estou mesmo muito feliz.”
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt