Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,946
3,468
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Foi o que eu disse, não há simetria de deveres, ao contrário do que o que acontece num casal. Uma mãe também tem muito mais deveres do que um filho ao longo da vida.

Uma pergunta simples entao: na tua opiniao PdC fez mais mal que bem ao clube ao longo dos anos?

Queres castigá-lo pelo que fez de mal. Como é que o agradecerias pelo que fez de bem?
PdC fez mais mal ao clube do que bem, por vários motivos mas salta-me logo um à cabeça que é a premissa de que moralmente não pode haver uma meta de títulos ganhos que possa permitir o roubo e o desvio descarado de fundos.

Eu acho que já foi muito agraciado, nos últimos anos, pelo que fez de bem, em inúmeras situações, já para não falar no ordenado de um milhão/ano. Fora os desvios. O castigo de expulsão de sócio é um castigo pifio para quem comete os crimes que ele cometeu, mas mesmo esse castigo vocês estão contra, o que dá para entender a carta branca que ele sempre teve para fazer o que fez.
Eu não consigo encontrar mais palavras para descrever uma situação em que se perdoa um homem por ter feito desvios de dezenas de milhões de euros só porque ganhou umas competições desportivas, desculpem mas acho isso não surreal...

Targaryen

Tribuna
27 Fevereiro 2018
4,099
5,433

Pela tua analogia nós somos o Saul. E pela noticia também não conseguiu perdoar os pais.

É difícil fazer todo este jogo e sinto que muita gente está a falar "a quente" como ao mesmo tempo muita gente está a desvalorizar completamente esta auditoria.
Há duas medidas na balança e aí cada pessoa ou fica a meio (que é o meu caso mais ou menos) ou pende para um dos lados.

- Todo o sucesso desportivo que alcançou por mérito dele e das suas decisões ao longo do tempo.
- Tudo o que ele roubou e deu de mamar depenando o clube a nível financeiro.

Relembrem-se apenas do seguinte:
O clube está muito sensível. Muito mesmo. Este processo da auditoria tem que ser feito custe o que custar. Mas que seja o mais rápido possível.

Mesmo que não se concorde com várias coisas, mesmo que estejam chateados com todas estas situações, só voltaremos ao topo unidos. Todos nós. Desde o presidente, à comissão técnica, ao Staff, aos jogadores, aos sócios, às claques, aos adeptos e aos simpatizantes do FC Porto.

Se não pensarmos no bem e para o bem do Clube, tempos difíceis nos esperam pela frente.
esse caso é logo um caso anómalo pelo facto de ser o filho que sustentava os pais. Mas já chega de analogias familiares, acho que ficou bastante claro o meu ponto, Aceito que muitos não concordem, mas acho que expulsar PdC de sócio não é bom para o clube. Ele já foi castigado pelo que fez nas urnas, e pelo teor do último livro nota-se que lhe serviu de castigo.

Mikev

Bancada central
14 Novembro 2023
1,516
3,019
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
esse caso é logo um caso anómalo pelo facto de ser o filho que sustentava os pais. Mas já chega de analogias familiares, acho que ficou bastante claro o meu ponto, Aceito que muitos não concordem, mas acho que expulsar PdC de sócio não é bom para o clube. Ele já foi castigado pelo que fez nas urnas, e pelo teor do último livro nota-se que lhe serviu de castigo.
Foi mais uma brincadeira porque ao momento que li o que escreveste me lembrei dele.
A minha opinião está mais abaixo nesse comentário.
Estou a meio. Muito grato pelo que fez pelo clube e muito triste ao mesmo tempo.

superdragão

Bancada central
9 Junho 2013
1,799
2,664
Conquistas
8
49
Amarante
  • Lucho González
  • Sérgio Conceição
  • Madjer
  • André Villas-Boas
Foi o que eu disse, não há simetria de deveres, ao contrário do que o que acontece num casal. Uma mãe também tem muito mais deveres do que um filho ao longo da vida.

Uma pergunta simples entao: na tua opiniao PdC fez mais mal que bem ao clube ao longo dos anos?

Queres castigá-lo pelo que fez de mal. Como é que o agradecerias pelo que fez de bem?
Os últimos 10 anos já não é o mesmo JNLPC que conhecemos, por isso os abutres se aproveitaram dele. JNLPC era o testa de ferro para os abutres sugarem o FCPorto.

• Haha
Reações: dragão flaviense

vitor_silva

Tribuna Presidencial
9 Agosto 2006
5,175
4,090
39
Porto, Portugal
Nestes casos era apurar qual foi a contrapartida dada ao dito cujo. Se não houver, é colocá-lo em tribunal, para desfazer os actos. Se não for possível, é ir para tribunal com a administração da altura, para sermos ressarcidos.
Eu simplesmente nao me acredito que nao exista contrapartida
Concerteza deviamos dinheiro e ele adiantou ou entao ficou um ano ou dois a espera de ver dinheiro que lhe deviamos e assim ganhou preferencia noutros negocios
o mendes igual

Para mim nesses casos (espero eu) nao se trata de crime mas sim de gestao danosa, de má gestao, do que quisermos chamar
e tinhamos um pulha a frente das finanças que metia o cheque ao bolso e vinha mentir em todos os R&C a dizer q este ano é que era. quando aquilo secou de vez abandonou o barco e deixou o belhote a dar a cara
ele e os outros mamoes. mas todos eles sao da responsabilidade de quem os acolheu e lhes deu os cargos.
o responsavel so tem 1 nome

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,658
27,322
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Eu simplesmente nao me acredito que nao exista contrapartida
Concerteza deviamos dinheiro e ele adiantou ou entao ficou um ano ou dois a espera de ver dinheiro que lhe deviamos e assim ganhou preferencia noutros negocios
o mendes igual

Para mim nesses casos (espero eu) nao se trata de crime mas sim de gestao danosa, de má gestao, do que quisermos chamar
e tinhamos um pulha a frente das finanças que metia o cheque ao bolso e vinha mentir em todos os R&C a dizer q este ano é que era. quando aquilo secou de vez abandonou o barco e deixou o belhote a dar a cara
ele e os outros mamoes. mas todos eles sao da responsabilidade de quem os acolheu e lhes deu os cargos.
o responsavel so tem 1 nome
A contrapartida é que, do dinheiro que o Pinho recebeu e receberá do FCP, metade vai parar às offshores de outras pessoas.

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,946
3,468
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Em contrapartida, acho que dávamos um grande exemplo de honestidade e seriedade em expulsar o velho de sócio. Se assim não for, sempre se pode vangloriar com mais um título, o de presidente-honorário que mais dinheiro desviou num clube.

Blue_Velvet

Bancada central
22 Agosto 2013
1,165
1,320
Ninguém está acima do clube é uma frase que não faz sentido na boca de quem faz tábua rasa a tudo que foi feito pelo clube. Eu diria que nada esta acima do clube, incluindo os radicalismos do foro moral. E sim, PdC tem um estatuto especial nesse sentido. Qualquer outro envolvido merece ser expuls

A comparação com o conjuge era facil de antecipar, mas é ridicula-. Porque entre conjuges há, ou deveria haver, uma total simetria de deveres. Eu acho que a comparação mais indicada, em termos familiares, seria se por acaso descobrisses que a tua mãe/pai te tinha roubado umas massas. Deixaria de ser tua mãe para ti?
Não deixava de ser minha mãe mas se me roubasse na proporção que PdC roubou ao clube acredita que não voltava a minha casa nem a poder falar com os meus filhos

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,688
6,385
Não há matéria criminal.
"Só" (como se já não fosse muito) matéria moral/ética.

Aliás o fundamento e objetivo da auditoria nunca foi esse mas sim expor a péssima gestão realizada neste decénio.
Ainda há uns meses o dirigente de um clube de futebol foi acusado pelo Ministério Público de peculato devido à utilização de recursos do clube para fins pessoais.
Utilizar recursos da SAD para proveito próprio - hotéis, refeições, supermercados e outras despesas sem comprovativo - parece-me ser de matéria criminal.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,597
11,391
Ainda há uns meses o dirigente de um clube de futebol foi acusado pelo Ministério Público de peculato devido à utilização de recursos do clube para fins pessoais.
Utilizar recursos da SAD para proveito próprio - hotéis, refeições, supermercados e outras despesas sem comprovativo - parece-me ser de matéria criminal.
Alguém dizer que não há matéria criminal no nosso caso é obra.

A lei portuguesa tem mecanismos para penalizar quem se apropria do que não ´é seu!!

Eu percebo que alguns continuem a querer minimizar o que se passou.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,658
27,322
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Qual é o problema de se gastar 20.000€ numas obras em casa?
A casa era fria, precisava de um Capotto...

• Like
Reações: Mike_Walsh

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,688
6,385
Qual é o problema de se gastar 20.000€ numas obras em casa?
A casa era fria, precisava de um Capotto...
A minha também, mas o dinheiro acabou e lá ficou o capoto a meio.
Má sorte não ter chegado a administrador do FC Porto ou pelo menos a líder de claque.

• Haha
Reações: Raba
Tails

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,680
13,320
Só por uma questão de consciência (aquela coisa que não é material mas que, para algumas pessoas, existe) queria só deixar aqui uma palavra de agradecimento aos sócios que votaram na mudança.

É que é muito fácil encher a boquinha com cães a ladrar e luas, mas fosse a maioria dos associados.. não vou dizer como cães porque não me arrogo na arrogância de qualificar todos os associados que votaram em PdC (cada um lá saberá porque o fez, é entre eles e a sua consciência) agora ter a suprema fdp de lata de tentar passar pelos pingos da chuva, determinadas personagens que foram dos maiores apoiantes (e votantes..como toda a gente sabe) do anterior duo que liderou o clube nos últimos 7 anos, é de emoldurar tamanha desfaçatez.

P.S. sim, disse duo e não me enganei; PdC já não tinha saúde há vários anos para conseguir mandar no que quer que fosse (o que não diminui em nada a responsabilidade por não ter tido a decência de se afastar atempadamente), portanto que ninguém tente passar agora o cenário em que a pessoa de quem PdC a partir de determinada altura (assim que o penta do regime foi evitado) ficou completamente dependente e quase como subalterno, não sabia de nada nem fazia puto de ideia do cancro com metástases que se espalhava pelo clube. Em bom inglês, bullshit.

Dragon G

Tribuna Presidencial
28 Abril 2012
6,179
4,579
Não há matéria criminal.
"Só" (como se já não fosse muito) matéria moral/ética.

Aliás o fundamento e objetivo da auditoria nunca foi esse mas sim expor a péssima gestão realizada neste decénio.
Todos temos direito a ter momentos menos felizes digamos assim, este teu post foi manifestamente infeliz.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,658
27,322
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Até ao dia em que a torneira fechou.
Na verdade, quando chegou o tempo das vacas magras, quem se tramou foi o funcionário comum que ficou com os salários em atraso.
Para os gastos dos admins nunca chegou a fechar, a torneira.
Se não fossem os sócios a correr com eles, ainda hoje estavam a meter pladur em casa e a batizar filhos à pala do FCP.

Mário Jardel

Bancada lateral
11 Setembro 2024
591
1,315
Nós temos de ter cuidado com a maneira como estamos a tratar Pinto da Costa. Seria o gaudio do benfiquismo sermos nós próprios a enterrar a desprezar e maltratar este homem. Maltratar PdC é estragar e denegrir a nossa História Desportiva. Cuidado.

Temos de separar os ultimos 12 anos, três mandatos de insucesso desportivo e descalabro financeiro do resto do seu trajeto de maior dirigente desportivo de sempre.

Só lhe aponto a culpa de com mais de 70 anos, fragilizado por doenças e por reatar de amizades familiares e outros amigos, abriu caminho para a podridão no clube. Cuidado da maneira como tratamos Pinto da Costa, sejamos criteriosos e conscientes, ele faz parte da nossa História desportiva.
Cuidado? Ganha vergonha na cara.

É um criminoso, é um ladrão, é um palhaço para quem tudo vale para atingir o que quer.

Se há alguém que se desprezou e maltratou foi o próprio a si mesmo.

PdC não é portista atualmente nem o foi nos últimos largos anos. Um portista nunca faria isto ao seu clube.

• Não gosto
Reações: BUENO10

LimaPereira

O Porto é quem somos
14 Julho 2015
5,375
5,708
Conquistas
8
47
Porto
  • Artur Jorge
  • Madjer
  • Bobby Robson
Artigo 224.º - Infidelidade

1 - Quem, tendo-lhe sido confiado, por lei ou por acto jurídico, o encargo de dispor de interesses patrimoniais alheios ou de os administrar ou fiscalizar, causar a esses interesses, intencionalmente e com grave violação dos deveres que lhe incumbem, prejuízo patrimonial importante é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
2 - A tentativa é punível.
3 - O procedimento criminal depende de queixa.
4 - É correspondentemente aplicável o disposto nos n.ºs 2 e 3 do artigo 206.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 207.º
Obviamente. Mas atenção ao n.º 3

• Like
Reações: verasrbc