Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,727
194,655
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Nos últimos tempos só para um gajo, Pedro Pinho

Diogo Costa: 10% para a Gestifute e 5% para a PP Sports em qualquer venda até 2/11/2026
Pepê: 10% até 50 milhões, 10% + "bonus de performance" se for acima dos 50; contrato assinado a 10/10/2023 pelo Pedro Pinho
Veron: 10%, Pedro Pinho até 1/7/2025
Borges: 10%, Pedro Pinho, até 1/7/2027
Gonçalo Ribeiro: 10%, Pedro Pinho, até 1/7/2028
Ivan Jaime: 10%, Pedro Pinho, até 30/06/2028
Otávio: 10%, Pinho, 2028
O Evanilson fosse acima dos 60 milhões também eram 10% para o Pedro Pinho, contrato assinado a 6/10/22

Foi obrigado a assinar?

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,167
24,810
Gaia
A quem ler isto até parecerá que PdC era um incapaz que precisava que lhe pegassem na mão para assinar documentos. Não foi ele que escolheu as pessoas com quem trabalhar? Não beneficiou da mama mais os seus familiares do clube? Não foi ele que se decidiu recandidatar, apesar de prometer não o fazer? Não foi ele que fez contratos altamente lesivos ao clube? Não recebeu prémios em épocas em que o clube nada ganhou? Não saiu do clube milionário, ao mesmo tempo que o clube está falido? Não terá sido PdC a aprovar as despesas com viagens dos SD?

PdC escolheu o caminho do proveito próprio e abdicar da sua condição de mito. Espero que viva muitos anos para poder responder e defender-se. Só espero que o presidente tenha coragem de cumprir o que prometeu e seja implacável com todos os que prejudicaram o clube. E todos são TODOS.

Quanto ao nome para o museu, que seja Museu do Futebol Clube do Porto. Está muito bem assim.
-------------------------------------

Meu caro forista, eu não falei no nome do Museu, intervi para tentar evitar o pontapear de uma pessoa que já está bem no chão e já comparado a Vale e Azevedo, nem os benfiquistas se lembrariam de tanto. Já que falas no Museu e depois da poeira assentar, iremos ver quem lhe vai propor as Homenagens.

Independemente da importancia e necessidade desta Auditoria, só quem andou a dormir é que está admirado.

• Haha
Reações: diego23
Targaryen

Targaryen

Tribuna
27 Fevereiro 2018
4,099
5,433
Se desviar dezenas de milhões de euros não dá direito a expulsão de sócio, no mínimo, não sei o que dá.

Vocês ficam cegos com o caralho do futebol e das clubites.

O Salgado, o Rendeiro roubam milhões e é uma choradeira de toda a gente a dizer que deviam pagar e ser presos. O Pinto da Costa desvia milhões ai e tal coitadinho, não merece ser expulso de sócio. Enfim.
Eu acho que os cegos são os que pedem a sua expulsão. Trata-se da maior figura da história do clube, sem o qual o clube não seria nem um décimo do que é em termos de estatuto, história e dimensão. Muita malta que hoje é portista, incluindo muitos que andarão por este forum, não o seria se não fosse o Pinto da Costa. Daí que eu achar que querer a sua expulsão é uma machadada no próprio clube. Faz muita merda nos últimos 10 anos e pagou por isso nas urnas, mas o que fez pelo clube supera numa ordem de magnitude muito elevada o que fez de mal.

Quanto à comparação com o Salgado e Rendeiro, o meu comentário não engloba obviamente eventuais problemas que venha a ter com a justiça civil.

• Like
Reações: miguel e ht80

saloca

Bancada lateral
10 Maio 2017
726
1,295
-------------------------------------

Meu caro forista, eu não falei no nome do Museu, intervi para tentar evitar o pontapear de uma pessoa que já está bem no chão e já comparado a Vale e Azevedo, nem os benfiquistas se lembrariam de tanto. Já que falas no Museu e depois da poeira assentar, iremos ver quem lhe vai propor as Homenagens.

Independemente da importancia e necessidade desta Auditoria, só quem andou a dormir é que está admirado.
A comparação com Vale e Azevedo não faz sentido. O que Vale e Azevedo ganhou no Benfica não tem comparação com o que PdC deu a ganhar ao FCPorto. Aparentemente, o prejuízo financeiro que PdC causou ao FCPorto tb foi muito maior do que o que VA causou ao Benfica. Não dá para comparar

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,167
24,810
Gaia
Nós temos de ter cuidado com a maneira como estamos a tratar Pinto da Costa. Seria o gaudio do benfiquismo sermos nós próprios a enterrar a desprezar e maltratar este homem. Maltratar PdC é estragar e denegrir a nossa História Desportiva. Cuidado.

Temos de separar os ultimos 12 anos, três mandatos de insucesso desportivo e descalabro financeiro do resto do seu trajeto de maior dirigente desportivo de sempre.

Só lhe aponto a culpa de com mais de 70 anos, fragilizado por doenças e por reatar de amizades familiares e outros amigos, abriu caminho para a podridão no clube. Cuidado da maneira como tratamos Pinto da Costa, sejamos criteriosos e conscientes, ele faz parte da nossa História desportiva.

• Haha
Reações: Mário Jardel

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,946
3,468
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Eu acho que os cegos são os que pedem a sua expulsão. Trata-se da maior figura da história do clube, sem o qual o clube não seria nem um décimo do que é em termos de estatuto, história e dimensão. Muita malta que hoje é portista, incluindo muitos que andarão por este forum, não o seria se não fosse o Pinto da Costa. Daí que eu achar que querer a sua expulsão é uma machadada no próprio clube. Faz muita merda nos últimos 10 anos e pagou por isso nas urnas, mas o que fez pelo clube supera numa de magnitude muito elevada o que fez de mal.

Quanto à comparação com o Salgado e Rendeiro, o meu comentário não engloba obviamente eventuais problemas que venha a ter com a justiça civil.
Até podia ser a maior figura do País. Quando é que vocês entendem que ninguém está acima do clube.

"A sua expulsão é uma machadada no próprio clube"? E então as dezenas de milhões que ele desviou e deixou desviar é o quê? Eu acho, sinceramente, que vocês não pensam no que dizem... ou porque a clubite vos tolda o pensamento, ou então porque estão tão embrenhados nisto que não conseguem ver além da coisa.

Tenho pena, sinceramente, que na nossa sociedade esse pensamento ainda exista, não o digo por mal, nem tenho nada contra ti, mas quando valorizamos mais umas taças e uns títulos do que o facto de se ter desviado dezenas de milhões é uma desgraça.

Pinto da Costa pode ter ajudado a ganhar tudo, a partir do momento que meteu a mão na massa propriamente dita, e então quando se fala das quantias que se fala, perdeu tudo. É como a tal situação da nossa mulher, é uma joia de pessoa, até ao dia em que nos trai, conseguimos perdoar? Já vai de cada um, mas a resposta diz muito do nosso caráter e da forma como nos valorizamos.

J

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,096
9,669
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O fim venal desta presidência coloca-nos questões difíceis, às quais não devemos fugir. Seria fácil uma saída airosa; alegar uma qualquer necessidade de condescendência, de união... atirar para o futuro este quebra-cabeças: o problema de conciliar a imagem do grande presidente com a do mau presidente, aguardando talvez por esquecimento e benevolência vindouros. No futuro, ficarão as conquistas, os registos desportivos ímpares, as taças no museu; porventura, não ficará memória do resto. No entanto, e se assim for, prestar-se-á um desserviço ao próprio clube. Uma traição?

Pinto da Costa poderá não merecer uma macha tão grande no seu legado e memória, mas o clube tão pouco merecia o que lhe foi feito. Dar-se-á o seu nome a um espaço azul e branco? Ao museu? E como se explicará isso aos futuros sócios e adeptos? Sim, este é o museu do presidente dos presidente, o mais titulado de todos, aquele que transformou para sempre o nosso Porto. E o resto? A coacção sobre os próprios portistas, instrumentalizando a claque para esse fim, a troco de regalias e da negociata dos bilhetes. E o dinheiro que se tirou ao clube para os bolsos dos próprios, de familiares e de compinchas? As transacções "inexplicáveis"?... Será perigoso olvidar esta parte da história. Tudo aconteceu e tudo foi Pinto da Costa. Não devemos branquear o mal que foi feito ao Porto, nem usar o sucesso sem precedentes para remediar práticas inaceitáveis.

blueangel79

Bancada lateral
19 Abril 2016
600
806
-------------------------

Isto não pode ser assim, comparar com o Vale e Azevedo que nada ganhou?
Pinto da Costa no Dirigismo Desportivo foi e será sempre incomparavel, não teremos outro igual e espero que nem nos outros clubes.

PdC até se fazer a SAD e mesmo até 2011, foi o maior Dirigente Desportivo do Mundo. As más praticas financeiras e a má conduta piorou muito após a sua operação e as pazes com o xano. Misturar familia e amigos foi o seu pior, trazer o filho para os negocios do clube e os seus amigos foi erro grave.

Agora é facil andar a bater no homem e na SAD, mas eu desafio a contar pelos dedos das mãos, quantos se atreveram a ir a Assembleias, a criticar PdC na vida do clube e em geral até aqui no Portal quem criticava PdC há 10 anos? Vâo ao histórico.

Somos um Povo de cobardes e sem Espinha, agora muitos que andavam calados atiram pedras.
Eu não sou sadomasoquista... Mas infelizmente houve alguns corajosos que tentaram falar e a coisas não lhes correram bem! Um bem haja para esses corajosos!

E criticas sempre houveram... Pois há muito tempo que se sabiam destas manobras...

Agora não me venham dizer que foi a empregada de limpeza que ficou com as comissões ou qque mandou pagar as férias aos SD ou fornecer os bilhetes e ninguém da Direção sabia nada!

Isto deu jeito a muito boa gente...

Pois quem se vangloria tanto das vitórias, tem que assumir as derrotas e os erros na mesma medida!

• Like
Reações: Dragaoinvicto

verasrbc

Bancada lateral
1 Abril 2015
787
657
Coimbra
Não faço ideia se tem matéria criminal ou não. Não sou jurista e de leis percebo pouco.

Agora, de uma coisa tenho a certeza. A nossa justiça é uma merda.

SE pedófilos saem com TIR, acham mesmo que desviar milhões vai dar cadeia a alguém?

As vezes acho que ha pessoal alheado do que se passa em Portugal e no mundo.
Sei bem do que falo, não é por causa da falta de eficácia da justiça em Portugal, que deixa de ter matéria criminal. Nem vale a pena... não ha criminosos em prisão efetiva em Portugal? O dono da curva deve andar de férias pelas Maldivas. Santa paciência!

• Like
Reações: Dragon G

Pedro Manuel Bártolo

Arquibancada
24 Junho 2019
435
590
Conquistas
4
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • José Maria Pedroto
Nos últimos tempos só para um gajo, Pedro Pinho

Diogo Costa: 10% para a Gestifute e 5% para a PP Sports em qualquer venda até 2/11/2026
Pepê: 10% até 50 milhões, 10% + "bonus de performance" se for acima dos 50; contrato assinado a 10/10/2023 pelo Pedro Pinho
Veron: 10%, Pedro Pinho até 1/7/2025
Borges: 10%, Pedro Pinho, até 1/7/2027
Gonçalo Ribeiro: 10%, Pedro Pinho, até 1/7/2028
Ivan Jaime: 10%, Pedro Pinho, até 30/06/2028
Otávio: 10%, Pinho, 2028
O Evanilson fosse acima dos 60 milhões também eram 10% para o Pedro Pinho, contrato assinado a 6/10/22

Foi obrigado a assinar?
Nestes casos era apurar qual foi a contrapartida dada ao dito cujo. Se não houver, é colocá-lo em tribunal, para desfazer os actos. Se não for possível, é ir para tribunal com a administração da altura, para sermos ressarcidos.

Targaryen

Tribuna
27 Fevereiro 2018
4,099
5,433
Até podia ser a maior figura do País. Quando é que vocês entendem que ninguém está acima do clube.

"A sua expulsão é uma machadada no próprio clube"? E então as dezenas de milhões que ele desviou e deixou desviar é o quê? Eu acho, sinceramente, que vocês não pensam no que dizem... ou porque a clubite vos tolda o pensamento, ou então porque estão tão embrenhados nisto que não conseguem ver além da coisa.

Tenho pena, sinceramente, que na nossa sociedade esse pensamento ainda exista, não o digo por mal, nem tenho nada contra ti, mas quando valorizamos mais umas taças e uns títulos do que o facto de se ter desviado dezenas de milhões é uma desgraça.

Pinto da Costa pode ter ajudado a ganhar tudo, a partir do momento que meteu a mão na massa propriamente dita, e então quando se fala das quantias que se fala, perdeu tudo. É como a tal situação da nossa mulher, é uma joia de pessoa, até ao dia em que nos trai, conseguimos perdoar? Já vai de cada um, mas a resposta diz muito do nosso caráter e da forma como nos valorizamos.
Ninguém está acima do clube é uma frase que não faz sentido na boca de quem faz tábua rasa a tudo que foi feito pelo clube. Eu diria que nada esta acima do clube, incluindo os radicalismos do foro moral. E sim, PdC tem um estatuto especial nesse sentido. Qualquer outro envolvido merece ser expuls

A comparação com o conjuge era facil de antecipar, mas é ridicula-. Porque entre conjuges há, ou deveria haver, uma total simetria de deveres. Eu acho que a comparação mais indicada, em termos familiares, seria se por acaso descobrisses que a tua mãe/pai te tinha roubado umas massas. Deixaria de ser tua mãe para ti?

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
2,047
1,364
Porto
Agora é facil andar a bater no homem e na SAD, mas eu desafio a contar pelos dedos das mãos, quantos se atreveram a ir a Assembleias, a criticar PdC na vida do clube e em geral até aqui no Portal quem criticava PdC há 10 anos? Vâo ao histórico.
Andar por lá uma trupe a ameaçar quem não batia palminhas é capaz de ter deixado muita gente de pé atrás.
Digo eu...

verasrbc

Bancada lateral
1 Abril 2015
787
657
Coimbra

Isto não pode ser assim, comparar com o Vale e Azevedo que nada ganhou?
Pinto da Costa no Dirigismo Desportivo foi e será sempre incomparavel, não teremos outro igual e espero que nem nos outros clubes.

PdC até se fazer a SAD e mesmo até 2011, foi o maior Dirigente Desportivo do Mundo. As más praticas financeiras e a má conduta piorou muito após a sua operação e as pazes com o xano. Misturar familia e amigos foi o seu pior, trazer o filho para os negocios do clube e os seus amigos foi erro grave.

Somos um Povo de cobardes e sem Espinha, agora muitos que andavam calados atiram pedras.
Os únicos calados são os servidores do legado, necessitados de encher os bolsos de "claques" para silenciar os sócios e proteger as jantaradas e festinhas. Os "cobardes" tomaram as rédeas e terminaram com o roubo ao meu clube... o resto é aceitar.

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,946
3,468
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Ninguém está acima do clube é uma frase que não faz sentido na boca de quem faz tábua rasa a tudo que foi feito pelo clube. Eu diria que nada esta acima do clube, incluindo os radicalismos do foro moral. E sim, PdC tem um estatuto especial nesse sentido. Qualquer outro envolvido merece ser expuls

A comparação com o conjuge era facil de antecipar, mas é ridicula-. Porque entre conjuges há, ou deveria haver, uma total simetria de deveres. Eu acho que a comparação mais indicada, em termos familiares, seria se por acaso descobrisses que a tua mãe/pai te tinha roubado umas massas. Deixaria de ser tua mãe para ti?
Radicalismo de foro moral é atribuir a um homem o nível de endeusamento que lhe permite roubar milhões e ser "perdoado". Isso é de uma desonestidade moral/ética difícil de aceitar.
Eu consigo achar mais ridícula a comparação com um familiar "mãe/pai" do que com a do cônjuge. Por muito que custe a alguns, o presidente do clube não tem simetria de deveres connosco sócios/adeptos, não podem ser simétricos os deveres, o presidente tem muitos mais. Comparar um presidente de um clube a um "pai" que pode roubar à vontade porque é perdoado simplesmente porque é pai é o tipo de extremismos que devíamos procurar erradicar de vez.

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
2,047
1,364
Porto
Ainda há quem queira defender o homem...

O senhor estava de perninha cruzada, impávido e sereno, a ver os verdadeiros executar o plano orquestrado.
E no fim ainda gozou com a situação porque ninguém "foi parar ao hospital".

Um VERME.

Só essa noite deveria ser suficiente para nunca mais aparecer ligado ao presente do clube, quanto mais ao seu futuro.

• Like
Reações: Gatão1983

Mikev

Bancada central
14 Novembro 2023
1,516
3,019
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa

Pela tua analogia nós somos o Saul. E pela noticia também não conseguiu perdoar os pais.

É difícil fazer todo este jogo e sinto que muita gente está a falar "a quente" como ao mesmo tempo muita gente está a desvalorizar completamente esta auditoria.
Há duas medidas na balança e aí cada pessoa ou fica a meio (que é o meu caso mais ou menos) ou pende para um dos lados.

- Todo o sucesso desportivo que alcançou por mérito dele e das suas decisões ao longo do tempo.
- Tudo o que ele roubou e deu de mamar depenando o clube a nível financeiro.

Relembrem-se apenas do seguinte:
O clube está muito sensível. Muito mesmo. Este processo da auditoria tem que ser feito custe o que custar. Mas que seja o mais rápido possível.

Mesmo que não se concorde com várias coisas, mesmo que estejam chateados com todas estas situações, só voltaremos ao topo unidos. Todos nós. Desde o presidente, à comissão técnica, ao Staff, aos jogadores, aos sócios, às claques, aos adeptos e aos simpatizantes do FC Porto.

Se não pensarmos no bem e para o bem do Clube, tempos difíceis nos esperam pela frente.

• Like
Reações: Gatão1983

Targaryen

Tribuna
27 Fevereiro 2018
4,099
5,433
Radicalismo de foro moral é atribuir a um homem o nível de endeusamento que lhe permite roubar milhões e ser "perdoado". Isso é de uma desonestidade moral/ética difícil de aceitar.
Eu consigo achar mais ridícula a comparação com um familiar "mãe/pai" do que com a do cônjuge. Por muito que custe a alguns, o presidente do clube não tem simetria de deveres connosco sócios/adeptos, não podem ser simétricos os deveres, o presidente tem muitos mais. Comparar um presidente de um clube a um "pai" que pode roubar à vontade porque é perdoado simplesmente porque é pai é o tipo de extremismos que devíamos procurar erradicar de vez.
Foi o que eu disse, não há simetria de deveres, ao contrário do que o que acontece num casal. Uma mãe também tem muito mais deveres do que um filho ao longo da vida.

Uma pergunta simples entao: na tua opiniao PdC fez mais mal que bem ao clube ao longo dos anos?

Queres castigá-lo pelo que fez de mal. Como é que o agradecerias pelo que fez de bem?

Terry Malloy

Arquibancada
7 Outubro 2024
145
249
Artigo 224.º - Infidelidade

1 - Quem, tendo-lhe sido confiado, por lei ou por acto jurídico, o encargo de dispor de interesses patrimoniais alheios ou de os administrar ou fiscalizar, causar a esses interesses, intencionalmente e com grave violação dos deveres que lhe incumbem, prejuízo patrimonial importante é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.
2 - A tentativa é punível.
3 - O procedimento criminal depende de queixa.
4 - É correspondentemente aplicável o disposto nos n.ºs 2 e 3 do artigo 206.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 207.º
O problema deste artigo (que não insolúvel) é o elemento especial do dolo - "intencionalmente".