Actualidade Nacional

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
8,991
11,630
Esmoriz
O que é triste é que ele é bem capaz de estar certo sobre o facto de ir à 2a Volta das Presidenciais.
Está a olhar para o Marques Mendes mas quem rouba mais votos ao seu eleitorado é o Almirante.

Vão ser umas eleições engraçadas, talvez a primeira vez em 30 anos em que não há um vencedor óbvio e antecipado.

As sondagens metem-no para já atrás do Paulo Portas e só aparece à frente do Tózé Seguro, mas rapidamente uma intenção de voto de 8% se transforma no dobro ou no triplo conforme os putativos candidatos se vão afastando. O problema, para ele, são os 80% da taxa de rejeição. É só uma sondagem mas ele tem um bocado o efeito do SLB (lol, nada como uma comparação com bola), quem não é adepto do Ventura, normalmente odeia-o, dificilmente fica indiferente.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,656
2,330
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O que é triste é que ele é bem capaz de estar certo sobre o facto de ir à 2a Volta das Presidenciais.
Se for, leva uma abada do Gouveia e Melo. Vejamos:

Numa disputa de segunda volta entre Gouveia e Melo e Ventura, teremos os seguintes apoios hipotéticos:

Gouveia e Melo - assumidamente: PS, PSD, CDS, IL (?); embora não assumidamente, o eleitorado votará, por lógica de voto útil: PCP, BE, Livre e PAN
Ventura - Chega, e não todo o eleitorado, uma vez que muitos daqueles 18% gostam do Gouveia e Melo.

Por outro lado, numa disputa de segunda volta entre Gouveia e Melo e um candidato do centro-esquerda (Seguro, Vitorino...):

Gouveia e Melo: PSD, CDS, IL, Chega
Candidato CE: PS, BE, PCP, LIVRE, PAN

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
10,731
7,987
Se for, leva uma abada do Gouveia e Melo. Vejamos:

Numa disputa de segunda volta entre Gouveia e Melo e Ventura, teremos os seguintes apoios hipotéticos:

Gouveia e Melo - assumidamente: PS, PSD, CDS, IL (?); embora não assumidamente, o eleitorado votará, por lógica de voto útil: PCP, BE, Livre e PAN
Ventura - Chega, e não todo o eleitorado, uma vez que muitos daqueles 18% gostam do Gouveia e Melo.

Por outro lado, numa disputa de segunda volta entre Gouveia e Melo e um candidato do centro-esquerda (Seguro, Vitorino...):

Gouveia e Melo: PSD, CDS, IL, Chega
Candidato CE: PS, BE, PCP, LIVRE, PAN
Duvido que o PS dê apoio ao Gouveia e Melo.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,656
2,330
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Este circo todo em volta do gouveia e melo é ridícula. Ninguém sabe as suas ideias políticas.
Isso não é relevante. Em primeiro lugar, tens artigos que explicam a ideologia política dele, que embora não sendo "oficiais", no sentido de não ter sido o próprio Gouveia a proceder a uma descrição, certamente terão tido a sua colaboração.

Em segundo, essa conversa vinda dos partidos é muito engraçada. Os dois últimos PM (Costa e Montenegro) não têm qualquer linha ideológica coerente. Principalmente o António Costa, que esteve lá quase 9 anos, e cuja ideologia se resume a "gerir o dia-a-dia e depois logo se vê". O mesmo se passa com o Marcelo, o famoso cata-vento. Ou então com o senhor Desventura, que há 10 anos era um social-democrata, há 5 um liberal conservador e hoje um nacionalista conservador a favor de um Estado Social forte.

De todo o modo, eu estou confortável para falar do Gouveia, pois conheço as suas ideias. Tudo será revelado a seu tempo, quem está na liderança não tem pressa para entregar as suas cartas.

O PR é, ao contrário do que muitos pensam, um órgão político ativo, com competências dessa natureza atribuídas constitucionalmente, e competências essas que, devo dizer, podem ser muito poderosas. Por tradição, os PR não as têm explorado, mas elas existem. Quero com isto dizer que as opiniões políticas de Gouveia e Melo serão relevantes dependendo da forma como exerça o seu hipotético mandato: se for tão só um "mediador", um "árbitro", então são quase irrelevantes; se assumir uma posição mais intervencionista - e será este, a meu ver, o mote de Gouveia e Melo -, então aí existirá indubitavelmente uma necessidade de enfatizar o seu discernimento.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,249
16,040
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Isso não é relevante. Em primeiro lugar, tens artigos que explicam a ideologia política dele, que embora não sendo "oficiais", no sentido de não ter sido o próprio Gouveia a proceder a uma descrição, certamente terão tido a sua colaboração.

Em segundo, essa conversa vinda dos partidos é muito engraçada. Os dois últimos PM (Costa e Montenegro) não têm qualquer linha ideológica coerente. Principalmente o António Costa, que esteve lá quase 9 anos, e cuja ideologia se resume a "gerir o dia-a-dia e depois logo se vê". O mesmo se passa com o Marcelo, o famoso cata-vento. Ou então com o senhor Desventura, que há 10 anos era um social-democrata, há 5 um liberal conservador e hoje um nacionalista conservador a favor de um Estado Social forte.

De todo o modo, eu estou confortável para falar do Gouveia, pois conheço as suas ideias. Tudo será revelado a seu tempo, quem está na liderança não tem pressa para entregar as suas cartas.

O PR é, ao contrário do que muitos pensam, um órgão político ativo, com competências dessa natureza atribuídas constitucionalmente, e competências essas que, devo dizer, podem ser muito poderosas. Por tradição, os PR não as têm explorado, mas elas existem. Quero com isto dizer que as opiniões políticas de Gouveia e Melo serão relevantes dependendo da forma como exerça o seu hipotético mandato: se for tão só um "mediador", um "árbitro", então são quase irrelevantes; se assumir uma posição mais intervencionista - e será este, a meu ver, o mote de Gouveia e Melo -, então aí existirá indubitavelmente uma necessidade de enfatizar o seu discernimento.
Eu também conheço Gouveia e Melo, não interessa dissecar aqui como o conheci, e tenho boa impressão dele na ocasião que falei com ele. Tinha ideia que era uma pessoa com mentalidade "retornada" (nasceu em Moçambique) mas ví que não numas perguntas que lhe fiz, e ele tem 7 anos menos que eu o que faz diferença para o 25 de Abril, ele tinha 13 ou 14 e eu 20. Não sei se votarei nele ou não, vai depender muito da personalidade PS que se chegar à frente mas antecipando o meu palpite terá votos de todo o expectro desde a esquerda à direita. Numa 2ª volta improvável dele com Marques Mendes, um catavento que não gosto, votaria nele e ganharia por larga margem. O PS não pode escolher a personalidade que quer, pode influenciar mas não tem voto na escolha que é pessoal, e se tiver 2 por exemplo Seguro e Centeno arrisca-se a não ir a uma 2ª volta, eu arriscava que devia ser Centeno a ir só mas não risco nada nisto.
Marcelo sair de cena é importante porque desbaratou todo o prestígio que chegou a ter mas é importante ter alguém como Presidente com "nível" político.
E dou o exemplo de uma pessoa que está nos antípodas do meu pensamento político mas que foi a pessoa que antes de Marcelo resolveu o problema da geringonça; obrigou-os a fazer um acordo político ESCRITO - Marcelo nunca o faria - Essa pessoa chama-se Aníbal Cavaco Silva. Tem defeitos e virtudes mas é um homem com sentido de Estado.

• Love
Reações: joaovilasboas

Filipe Mendes

Lugar Anual
24 Janeiro 2024
1,680
3,927

Sensações de insegurança.
Assassinar este traste era desperdiçar uma bala.
Enxerga-te, filho da puta. És um Louçã que aproveitou-se do efeito surpresa. Um partido de tenta capitalizar os medos e ignorância das pessoas. Nada mais do que isso.
Facilmente desaparecerá do panorama político se os partidos do centro ganharem um par de colhões.

joaovilasboas

Bancada central
4 Maio 2024
1,656
2,330
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
Eu também conheço Gouveia e Melo, não interessa dissecar aqui como o conheci, e tenho boa impressão dele na ocasião que falei com ele. Tinha ideia que era uma pessoa com mentalidade "retornada" (nasceu em Moçambique) mas ví que não numas perguntas que lhe fiz, e ele tem 7 anos menos que eu o que faz diferença para o 25 de Abril, ele tinha 13 ou 14 e eu 20. Não sei se votarei nele ou não, vai depender muito da personalidade PS que se chegar à frente mas antecipando o meu palpite terá votos de todo o expectro desde a esquerda à direita. Numa 2ª volta improvável dele com Marques Mendes, um catavento que não gosto, votaria nele e ganharia por larga margem. O PS não pode escolher a personalidade que quer, pode influenciar mas não tem voto na escolha que é pessoal, e se tiver 2 por exemplo Seguro e Centeno arrisca-se a não ir a uma 2ª volta, eu arriscava que devia ser Centeno a ir só mas não risco nada nisto.
Marcelo sair de cena é importante porque desbaratou todo o prestígio que chegou a ter mas é importante ter alguém como Presidente com "nível" político.
E dou o exemplo de uma pessoa que está nos antípodas do meu pensamento político mas que foi a pessoa que antes de Marcelo resolveu o problema da geringonça; obrigou-os a fazer um acordo político ESCRITO - Marcelo nunca o faria - Essa pessoa chama-se Aníbal Cavaco Silva. Tem defeitos e virtudes mas é um homem com sentido de Estado.
Tens absoluta razão. Muitos esperam que o Gouveia seja alguém de uma direita firme (diferente da do Chega, porém), mas a realidade não é bem essa. Claro que em certos temas - como a defesa - terá uma opinião que todos associamos à direita, no entanto certamente não é assim que se qualifica. O que posso dizer é o seguinte: trata-se de um moderado.

Tenho o Seguro como um homem honesto e íntegro, mas nestas eleições perde. O Centeno não é honesto e íntegro, mas "cativou" (em todos os sentidos...) os portugueses com um trabalho supostamente irrepreensível...ora, não foi irrepreensível, longe disso na verdade. Recorrendo a determinados esquemas, é fácil apresentar resultados positivos, para além de um aproveitamento das políticas do Governo Passos Coelho, que não se devem a esse governo mas sim ao esforço e resiliência dos portugueses naqueles anos de crise...ainda assim, levaria um baile do Gouveia e Melo.

O António Vitorino é um homem muito inteligente, ponderado e moderado. Ponto negativo: é relativamente desconhecido, esteve demasiado tempo longe dos holofotes nacionais. Não tem chances.

O Marques Mendes é um nepo baby, que possui todos os defeitos do Marcelo sem, contudo, ter as inegáveis qualidades deste.

O Augusto Santos Silva e a Ana Gomes não são personagens conciliatórias; pelo contrário, têm uma tendência para a guerra política suja, o cristalino oposto do que se espera e do que deve ser o exercício de funções de um PR. Não tenho qualquer dúvida de que seriam os candidatos preferidos do Pedro Nuno, porém como já vimos: a máquina do PS sobrepõe-se ao atual secretário-geral.

Quanto ao Ventura, nada a dizer. Todos conhecemos essa personagem. Se for a uma segunda volta, levará uma abada. Não tem o carácter exigido de um PR. A sua candidatura resulta de quatro fatores:

1. Uma rejeição do Gouveia e Melo em relação a um possível apoio do Chega
2. A ausência de quadros no partido que possam ser candidatos fortes
3. A recusa do Passos Coelho de concorrer
4. O aproveitamento do Ventura de mais projeção mediática, que lhe fará muito bem (ou não) nas quase certas eleições legislativas de 2026.