e em casa. eu vejo com os meus netos quando lá vou - um de 13 anos e outra de 7 anos. antigamente até para comer tinham o tlm ao lado a verem, eu chamei a atenção e agora já não vejo isso.
Foi preciso um pobre desgraçado com 71 anos chamar à atenção para os pais abrirem os olhos?
E em casa da minha namorada quando um filho vai lá almoçar de 15 em 15 dias estavam os pais a comerem e a ver o tlm, foi preciso ela chamar à atenção para deixarem de fazer? e têm ambos 38 e 36 anos...
71 anos é uma idade de firmeza.
Há que elogiar
Aproveito para acrescentar que foi a mudança de sociedade na transição de século que potenciou o que hoje há.
O choque geracional sempre existiu e os pais sempre tiveram o ensejo de dar aos filhos mais do que receberam.
A questão é que no início do séc houve um desenvolvimento exponencial de condições.
Ou seja eu com 42 anos já tive melhores condições que o meu pai e o meu pai teve melhores que o meu avô.
A questão é que os millenials tiveram uma explosão de condições que a geração anterior
Por exemplo eu com 6 anos andava cerca de 1km para ir para escola primária sozinho ou com amigos.
Hoje em dia é impensável isso acontecer sequer com 12 ou 13 anos.
Porque? Porque há uma estrutura social que oferece condições quase de porta a porta.
Aos 10 quando fui para o 5ano para a cidade, tinha de andar 2km até a escola desde a gare ao frio, vento e chuva com 18 kg na mochila.
Hoje em dia é até a porta da escola.
Estas condições menos favoráveis( tenho vergonha de dizer duras porque realmente não era nada de outro mundo) que eu tinha e que pessoas antes de mim forjam a realidade e potênciava que nós desenvolvessemos outras competências.
Hoje com os meios que existem, ninguém precisa de desenvolver competências quer o nível raciocínio ou olhar para uma situação desconfortável e contorna lá porque agora o estímulo desconforto é mínimo ou até nulo.
Não vamos mais longe na minha idade de iniciados num campeonato com 20 e tal jogos jogava 1/2 jogos em relvado natural e tudo o resto em pelado, hoje em dia é sintético ou natural.
E tens petizes a jogar em relvados naturais todos os jogos.
Não olhemos como bom ou mau em termos absolutos.
Terá de ser sempre de que ângulo se olha para a situação.
É bom do ponto de vista de sociedade ter evoluído ao ponto de darmos grandes condições a quem nela vive.
Mas bolas somos conscientes o suficiente para perceber que isso tem custos na forma como as pessoas são moldadas