Mediocridade por mediocridade, já basta o que temos. Últimas que me lembro que se candidataram foram a Maria de Belém, com apoio partidário creio, e a Ana Gomes.Neste momento nenhuma, mas também não vejo nenhum homem com qualidades suficientes. Há uns anos a Beleza e a Ferreira Leite, daqui a uns anos a Alexandra Leitão ou a Ana Mendes Godinho (não estou a dizer se gosto ou não, estou a falar pela capacidade política, pela articulação do discurso e pela capacidade de moderação). Neste momento o PSD é uma festa da mangueira. Só que na realidade as duas primeiras perderiam sempre para um homem, fosse ele qual fosse, as últimas nunca as deixarão crescer a esse patamar.
A questão é que somos um país machista e nem tão cedo uma mulher competente terá a possibilidade de lá chegar e quando chegar uma parte dos eleitores vai sempre optar por um homem mesmo que não seja tão competente.
A Ferreira Leite acho que teria sido um nome forte, sem dúvida. Até porque pode capitalizar sobre o fracasso de quem a sucedeu.
Não me faz confusão nenhuma uma mulher PR. Mas a Ana Gomes, falando de uma que já foi aqui falada, falhou redondamente até porque andou mais preocupada com os outros que com ela. A Marisa do BE, que tem muita obra feita na UE com muito mérito, parece-me relativamente desconhecida cá.
Estas eleições tem o potencial de substituir o troll por um troll partidário. Tino de Rans pelo Ganda Nóia.