Estádio do Dragão

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,887
24,334
Gaia

Logo na época em que foi terminado o Rebaixamento, segundo o zerozero, 85 mil contra o Dynamo Kiev. Conheço primos e tios que lá estiveram e rebentava pelas costuras. É público que o Estádio comportava cerca de 90 mil pessoas, ainda sem cadeiras. 50 mil totalmente encadeirado.
---------------------

E esse jogo foi à noite e estava fesquinho, ainda em Abril.

• Like
Reações: Edgar Siska

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,474
5,532
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
---------------------

E esse jogo foi à noite e estava fesquinho, ainda em Abril.
E q banho de bola q nós lhes demos na 1a parte... se fosse para intervalo com 4-0 nao tinha sido espanto nenhum. Diziam q eles eram a melhor equipa da europa, nós entramos em campo para provar o contrário. 💙
Mas dp conseguiram reduzir na 2a parte e isso pôs-nos um pouco receosos sobre se conseguiriamos defender a vantagem lá em Kiev. Felizmente conseguimos, e o resto é história! ;)💙

• Love
Reações: grandeporto

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,785
3,209
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Eu não falei em cadeiras. Tu é que estás a falar em cadeiras. 🤭 Sei bem, aliás, que só foram colocados assentos em todo o estádio mais de uma década depois do rebaixamento.

Agora não digo que só levou 60 mil. Dou de barato que em algumas ocasiões tenha estado lá mais gente. Daí até chegar aos 90 mil vai uma grande diferença.

E só me convencem desse numero se me apresentarem varios dados compilados que leve uma conclusão plausível como essa. O que até hoje não vi.

É já um defeito ou virtude) minha. Gosto muito de conclusões baseadas em factos! 👍
Percebo a questão dos factos, mas a única forma de compreender esta questão é olhar aos testemunhos da época num primeiro plano. Num segundo plano, é uma questão de lógica e percepção de que se a lotação oficial era de 55 mil lugares e se em alguns casos houve jogos onde estavam duas pessoas por lugar é fazer contas, acho que é simples. Entre 80 a 90 mil acho que é um completamente razoável.
E isto sem contar com a malta em cima das iluminações e em cima do morro do lado da VCI, só nesse morro meu amigo...

• Like
Reações: cybersoze35

pavlovdoorman

Bancada central
4 Abril 2007
2,032
1,332
Porto
Não esquecer o corredor entre bancadas velhas e bancadas novas, que nesses jogos tinha praí 5-6 pessoas em fila. Conseguir passar pelo corredor era coisa para uma boa dezena de minutos.

Ou se levava snack de casa, ou não havia hipótese de apanhar os vendedores na bancada.

Eram os jogos do clássico: "oh senhor deixe-me entrar consigo".

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,785
3,209
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco
Não esquecer o corredor entre bancadas velhas e bancadas novas, que nesses jogos tinha praí 5-6 pessoas em fila. Conseguir passar pelo corredor era coisa para uma boa dezena de minutos.

Ou se levava snack de casa, ou não havia hipótese de apanhar os vendedores na bancada.

Exacto, que tempos...

Se muita da malta que hoje vai ao estádio feito cagalhão fosse ao estádio naquela altura ficava horrorizado, chamava logo a ASAE e a proteção dos direitos humanos e mais não sei o quê 😂

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,887
24,334
Gaia

---------------------------------

Quem nunca viu um jogo no topo do Topo Norte no famoso camarote do sucateiro!!!

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,044
72,405
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Estás enganado. O Estádio das Antas com cadeiras tinha 55.000 de lotaçao e se dizes q foste a jogos dp do rebaixamento, imediatamente depois, só havia cadeiras nos cativos (bancada poente) e todo o restante estádio qdo eram jogos grandes tinha 2 filas de pessoas por cada fila, tinhamos q estar de pé e se fossemos mais altos estavamos atrás da pessoa da frente na mm fila. Havia gente nas escadas, havia gente em todo o lado, até nas torres de iluminaçao. Eu diria q nao eram todos pagantes e havia mtas falcatruas pré-torniquetes e tb pós-torniquetes qdo eram aqueles q dava para saltar por cima. Até olhando para as fotos antigas fica perfeitamente plausivel acreditar nos 90.000. Pode nao ter sido, e nao ha dados concretos, portanto nisso tens razao. Agora dizer q só levou 60.000 qdo as condiçoes sao as que descrevi e com lugares sentados e toda a gente direitinha, ng nas escadas, etc e tal, levava 55.000. Digamos q isso é q sei q nao é razoavel. Aquelas enchentes de ficarmos "apertadissimos" nao pode ser conseguida com apenas mais 10% de pessoas.
Eu acho que é muito saudosismo.

Senão vejamos, hoje somos bem mais Portistas em relação aos anos 90/inícios 2000, temos outra facilidade de acesso, outra rede de transportes e até porque não dize-lo um nível de vida melhor que nos permite ir mais vezes ao estádio. Agora começamos a ter cada vez mais mulheres no futebol, quando antes ou ficavam em casa ou no carro.

Eu fui muitas vezes às Antas a partir de 1996. Era o meu local favorito do mundo. Para mim não existe, nem existirá coisa que se lhe assemelhe.

Mas não vamos entrar em delírios... tal como hoje em dia as Antas estavam a rebentar em jogos decisivos ou quando ia lá um grande europeu.

Eu lembro-me de um jogo europeu uns gregos em 97 ou 98 e o cenário era desolador... cerca de 30 e tal mil. Lembro-me da caminhada da uefa e da champions o estádio ter meia casa. Em anos de sucesso brutal.

O resto é o tempo que nos adocica a memória.

Falar em aumentar o estádio é uma megalomania Pintista. E sim concordo que acusticamente o estádio não nos favorece nada. Pior, favorece os adversários porque aquilo na arqui entoa, enquanto nos sd e coletivo a coisa vai-se desvanecendo.

Primeiro temos de o pôr mais confortável para quem lá vai e levar uma grande intervenção Fechar aqueles topos era ouro, mas isso implica mexer com o projecto e com o arquitecto e por aí não me parece que tenhamos muitas hipóteses.

• Like
Reações: xandre7

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,474
5,532
Conquistas
2
  • Vítor Hugo

Senão vejamos, hoje somos bem mais Portistas em relação aos anos 90/inícios 2000, temos outra facilidade de acesso, outra rede de transportes e até porque não dize-lo um nível de vida melhor que nos permite ir mais vezes ao estádio. Agora começamos a ter cada vez mais mulheres no futebol, quando antes ou ficavam em casa ou no carro.

Eu fui muitas vezes às Antas a partir de 1996. Era o meu local favorito do mundo. Para mim não existe, nem existirá coisa que se lhe assemelhe.

Mas não vamos entrar em delírios... tal como hoje em dia as Antas estavam a rebentar em jogos decisivos ou quando ia lá um grande europeu.

Eu lembro-me de um jogo europeu uns gregos em 97 ou 98 e o cenário era desolador... cerca de 30 e tal mil. Lembro-me da caminhada da uefa e da champions o estádio ter meia casa. Em anos de sucesso brutal.

Falar em aumentar o estádio é uma megalomania Pintista. E sim concordo que acusticamente o estádio não nos favorece nada. Pior, favorece os adversários porque aquilo na arqui entoa, enquanto nos sd e coletivo a coisa vai-se desvanecendo.

Primeiro temos de o pôr mais confortável para quem lá vai e levar uma grande intervenção Fechar aqueles topos era ouro, mas isso implica mexer com o projecto e com o arquitecto e por aí não me parece que tenhamos muitas hipóteses.
Onde é q eu falei em aumentar o estádio?? Eu só respondi a um colega q questionava as estimativas de que nas Antas houve jogos com 90.000 pessoas e dei a minha visao sobre se acho que essa estimativa estará correta ou nao.

Dragaoinvicto

Bancada central
3 Maio 2024
1,785
3,209
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Deco

Há só um detalhe no teu texto que acho impreciso. Na caminhada da UEFA (2002-2003) fui ver o jogo com o Denizlispor e realmente a casa foi fraca, até tenho fotos de uma camera digital que levei nesse dia. Mas quer contra o Panathinaikos quer contra a Lázio, principalmente a Lázio por razões óbvios tiveste entre 40 e 50 mil nos dois jogos e no jogo da Lázio não choveu simplesmente, Deus nesse dia esqueceu-se das torneiras de casa abertas. E estás a falar de 40 a 50 mil pessoas que saíram de casa a saber que iam estar 90 minutos à chuva (!!!) Onde é que isso acontecia hoje? Hoje a malta se há um bocadinho de vento no estádio já se vem queixar. Aquele pessoal saiu de casa sabendo que ia estar à chuva e tal como nesse dia noutros dias igual. É verdade que há e sempre houve jogos mais fracos, mas a verdade é que nos anos 80 e 90, principalmente, o futebol era o único ou dos poucos escapes que as pessoas tinham.

É verdade que hoje somos mais portistas, há mais mulheres a ir aos estádios, há mais condições. Mas antes havia menos, e havia mais gente disposta a sacrifícios do que há hoje.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,645
194,146
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Há só um detalhe no teu texto que acho impreciso. Na caminhada da UEFA (2002-2003) fui ver o jogo com o Denizlispor e realmente a casa foi fraca, até tenho fotos de uma camera digital que levei nesse dia. Mas quer contra o Panathinaikos quer contra a Lázio, principalmente a Lázio por razões óbvios tiveste entre 40 e 50 mil nos dois jogos e no jogo da Lázio não choveu simplesmente, Deus nesse dia esqueceu-se das torneiras de casa abertas. E estás a falar de 40 a 50 mil pessoas que saíram de casa a saber que iam estar 90 minutos à chuva (!!!) Onde é que isso acontecia hoje? Hoje a malta se há um bocadinho de vento no estádio já se vem queixar. Aquele pessoal saiu de casa sabendo que ia estar à chuva e tal como nesse dia noutros dias igual. É verdade que há e sempre houve jogos mais fracos, mas a verdade é que nos anos 80 e 90, principalmente, o futebol era o único ou dos poucos escapes que as pessoas tinham.

É verdade que hoje somos mais portistas, há mais mulheres a ir aos estádios, há mais condições. Mas antes havia menos, e havia mais gente disposta a sacrifícios do que há hoje.
Numa meia final europeia, estivesse como estivesse o tempo, também metias 50 mil no Dragão

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
74,218
128,484
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Numa meia final europeia, estivesse como estivesse o tempo, também metias 50 mil no Dragão
O Dragão é mais protegidinho contra a chuva felizmente.
Só apanhei alguns pingos até hoje na merda de um jogo da Taça da Carica onde estava uma ventania insuportável que torcia a chuva para dentro.
Já nas Antas, saí várias vezes mais molhado que um pintainho. :LOL:

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,881
10,251
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel

Claramente. Já abordei esse tema por aqui. Pelo menos nos últimos 5/10 anos de vida do estádio, era frequente teres o estádio às moscas nos jogos contra os Campomaiorenses e Alvercas da vida, especialmente se o tempo estivesse merdoso.
15/20 mil espectadores era um bocado a norma nesse contexto.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
74,218
128,484
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Claramente. Já abordei esse tema por aqui. Pelo menos nos últimos 5/10 anos de vida do estádio, era frequente teres o estádio às moscas nos jogos contra os Campomaiorenses e Alvercas da vida, especialmente se o tempo estivesse merdoso.
15/20 mil espectadores era um bocado a norma nesse contexto.
Se estivesse tempo muito merdoso e desse na TV andava por isso nesses jogos com Farenses, Campomaiorenses, Uniões da Madeira.
Principalmente com chuva ou ameaça de...o pessoal por vezes esquece-se que o estádio era a descoberto tirando para uma pequena percentagem dos cativos, e os camarotes :LOL:.
Eu como era numa zona descoberta mamei muitas molhas da cabeça aos pés como mencionei acima.

• Like
Reações: Y_Chippo

Dias_21

“Faz tudo o que puderes pelo clube”
17 Janeiro 2018
30,713
40,980
Conquistas
5
Maia
  • Alfredo Quintana
Sim, não faz sentido nenhum. Temos sim que melhorar as condições do mesmo, não aumentar.
Totalmente de acordo! Nem sequer faz sentido nenhum esta conversa.
Até parece que enchemos o estádio todos os finais de semana …
Temos muito a melhorar e modernizar, isso sim! Agora deixem lá a lotação que está ótimo