Amigo, é muito bom ver-te aqui mais ativo, espero que esteja tudo a melhorar na tua vida pessoal.
Uma questão, se o mercado ditar e aparecerem duas propostas, uma pelo Diogo e outra pelo Varela, ambas de 60 milhões de euros. Quem preferias vender?
O Varela é o jogador mais imprescindível do nosso plantel, mas parece-me que vamos ser surpreendidos pela negativa, é um jogador com 74 jogos nos últimos 15 meses e a qualidade que demonstra, jogo após jogo, duvido que esteja a passar ao lado dos tubarões ingleses.
Boas, Diogo!
Foi algo ocasional, depois um tipo excita-se e vai comentando até ver o tempo que passou na troca de impressões e até salta.
No lado pessoal/familiar infelizmente tudo se mantém na mesma, por um lado é bom (não existe pioria do estado) por outro continua uma sensação de impotência angustiante e um valente desgaste físico e psicológico. Mas como já lido com isso há tanto tempo vai-se gerindo o melhor que se pode. Dia a dia.
Quanto à pergunta... com amigos assim quem precisa de inimigos? Complicado, mistura muito de emoção e razão.
Bem, acho que sabes que o
Diogo é um dos "meus meninos" há muitos anos mas se surgisse uma proposta por ele de 60 M€ pagos "à cabeça" ou num prazo máximo de 1 ano com 3 prestações de "20 M€" de 4 em 4 meses diria que seria ele o escolhido para transferir, mas seria doloroso vê-lo partir já.
Porque o escolho a ele? Por causa da posição especifica e consequente valorização no mercado algo limitada o que faz com que dificilmente algum dia surja uma proposta a rondar os 80 M€. Devido às enormes mais-valias que a operação representa para o FCP. Por ser uma posição em que encontras com relativa facilidade bons atletas entre 5 e 15 M€ para lhe suceder, mesmo que sem a mesma qualidade no jogo de pés.
Por outro lado, o
Varela apesar de já ter muita gente endinheirada em cima dele (salvo seja!), se tivermos em conta a sua importância no 11, ainda só ter 22 anos, o facto de achar que ainda irá melhorar mais com mais 1 ano no Porto (para o ano após umas merecidas férias, uma pré-época normal e já adaptado ainda vai sobressair mais) por achar que ainda vai valorizar mais com o Mundial de Clubes, por achar que é uma questão de tempo (pouco) até se afirmar na seleção, acredito que surgirão novas propostas de 60 M€ ou até de mais e tendo isso em consideração seria importante tentar renovar por mais 1 ou 2 anos subindo a CR para uns 80 ou 90 M€. Encontrar um sucessor imediato para o argentino no mercado não é fácil e a concorrência muita. Acho que se conseguia com maior ou menor dificuldade alguém para lhe suceder no médio prazo (ex: Zambrano, Helguera, etc...), para o imediato...
Abraço!