Aproveitando o embalo, deixo mais um dado interessante
( tenho q começar a "centralizar" estes tesouritos )
A questão é simples: que impacto teve de facto a crise financeira de 2009-13 nos custos com pessoal?( porque sempre que falo neste impacto, a coisa parece que passa ao lado. Hoje apeteceu-me quantificar ) Fica o "agradecimento" ao dr. Vitor Gaspar.
Até 2009, o ultimo escalão de IRS era de 42%
Em 2013, com sobretaxa para os ricos, atingia os 53% onde ainda se mantém.
A questão é que o aumento para o clube não são "apenas" 11% porque tudo é cumulativo. Aliás, para quem já tinha contrato e não viu o seu contrato renovado, perdeu muito dinheiro e o cluibe não teve maiores encargos.
Portanto a questão essencial para o jogador é a mesma que para qualquer assalariado como nós - Quero X de salário liquido. Quando o contratamos ou quando lhe renovamos o contrato.
Ora, fazendo as continhas de encargos para o clube, a diferença para se pagar o mesmo salario liquido ( ultimo escalão) antes de 2009 e pós 2013 é de...
31,8% a mais!
Ou seja, para sustentar o mesmo plantel que ganhe o mesmo salário liquido, os custos para o clube aumentaram mais de 30%.
E agora, só de pensar em somar a isto o enquadramento de competitividade das grandes ligas e dos novos endinheirados, upa upa...