As Contas da(s) SAD(s)

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,852
9,798
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Como extrapolaste isso? É que os custos com pessoal estão "estabilizados" há cerca de 5 anos, dependendo obviamente dos resultados desportivos e correspondentes prémios. Como dedus 107M em 2024 a partir de 88M em 2023?

Em relação ao defice, podes consultar os graficos do primeiro post. Nem era isso que estava em questão mas ok... É um défice crónico. desde sempre.



Não é preciso escrever tanto. É simples. A competição é maior. Os jogadores, mesmo os vindos da America do Sul, querem vir ganhar mais hoje do que há 10 anos.
Caramba, o salario médio de um jogador em Portugal da primeira liga aumentou ou não nestes 10 anos? Isto não é consensual?
E o valor médio de venda dos jogadores não aumentou também?

Quer dizer, para nós se calhar não porque a brigada do reumático que lidera o clube ainda pratica preços de 2010, mas para o resto do mercado sim.
 
  • Like
Reações: domribeiro

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,186
6,305
Como extrapolaste isso? É que os custos com pessoal estão "estabilizados" há cerca de 5 anos, dependendo obviamente dos resultados desportivos e correspondentes prémios. Como dedus 107M em 2024 a partir de 88M em 2023?

Em relação ao defice, podes consultar os graficos do primeiro post. Nem era isso que estava em questão mas ok... É um défice crónico. desde sempre.
A massa salarial em 2022/2023 foi de 94,5M e não de 88M como dizes.
94,5M Já tem um desvio de 9M relativamente ao que deveria de ser efetivamente.

O que eu estou a fazer é uma previsão até final do ano utilizando o montante do 1º semestre e comparando o com o que deveria ser.

Não é preciso escrever tanto. É simples. A competição é maior. Os jogadores, mesmo os vindos da America do Sul, querem vir ganhar mais hoje do que há 10 anos.
Caramba, o salario médio de um jogador em Portugal da primeira liga aumentou ou não nestes 10 anos? Isto não é consensual?
É verdade mas é verdade que o é a reboque dos 3 grandes e do Braga.
Fores ver as contas dos outros clubes a mediana salarial subiu muito pouco. Acho que sinceramente nem a inflação acumulada subiu...
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
Não faz sentido para ti.

Depois não entendes quando se fala dos erros na gestão de plantel e o seu impacto nos resultados financeiros...

O comparativo amortizações vs MV é demasiado simplista para a especificidade do futebol.

Basta comprares dois investimentos alternativos num jogador a custo zero com baixa prémio de assinatura e um salário elevado ou num jogador contratado a outro clube com elevado valor de transferência, mas salário bem mais baixo. Vê o impacto dispar das duas alternativas na tua análise ao "lucro" na rotação de plantel e percebes perfeitamente a limitação desse indicador.
Estás a complicar o q é tão simples…

Queres comparar MV com o q?

Queres falar de custos totais do plantel, amortizações mais salarios? Td bem, devo ser quem mais falou disso aqui. Mas se queres enquadras isso, n podes comparar esse bolo total com mais valias… sendo os custos com pessoal o principal gasto da sad, só faz sentido comparar gastos totais vs custos totais.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
E o valor médio de venda dos jogadores não aumentou também?

Quer dizer, para nós se calhar não porque a brigada do reumático que lidera o clube ainda pratica preços de 2010, mas para o resto do mercado sim.
Claro q aumentou. Mas a compra também. Tudo aumentou.
 
  • Like
Reações: Regod

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
A massa salarial em 2022/2023 foi de 94,5M e não de 88M como dizes.
94,5M Já tem um desvio de 9M relativamente ao que deveria de ser efetivamente.

O que eu estou a fazer é uma previsão até final do ano utilizando o montante do 1º semestre e comparando o com o que deveria ser.


É verdade mas é verdade que o é a reboque dos 3 grandes e do Braga.
Fores ver as contas dos outros clubes a mediana salarial subiu muito pouco. Acho que sinceramente nem a inflação acumulada subiu...
Como assim a inflação acumulada não subiu? n estou a perceber.

O que tenho no R&C individual é 88M mas posso reconfirmar… os 94,5M não serão do clube?
É que depois os 46,7M de 2010/11 são do individual da sad tambem…

Convem comparar o mesmo.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
A massa salarial em 2022/2023 foi de 94,5M e não de 88M como dizes.
94,5M Já tem um desvio de 9M relativamente ao que deveria de ser efetivamente.

O que eu estou a fazer é uma previsão até final do ano utilizando o montante do 1º semestre e comparando o com o que deveria ser.


É verdade mas é verdade que o é a reboque dos 3 grandes e do Braga.
Fores ver as contas dos outros clubes a mediana salarial subiu muito pouco. Acho que sinceramente nem a inflação acumulada subiu...
E os outros campeonatos? Se vais comprar um
Jogador la fora competes com outros campeonatos.

Ainda na semana passada li que o salario medio na premier aumento de 1992 a 2012 1500% por exemplo. São 15x.
 

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,186
6,305
Como assim a inflação acumulada não subiu? n estou a perceber.

O que tenho no R&C individual é 88M mas posso reconfirmar… os 94,5M não serão do clube?
É que depois os 46,7M de 2010/11 são do individual da sad tambem…

Convem comparar o mesmo.
Tou a dizer que um clube como o Guimarães ou Rio Ave não paga 24% a mais de salário que pagava a 12 anos atrás.
A subida foi inferior a essa percentagem
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
Tou a dizer que um clube como o Guimarães ou Rio Ave não paga 24% a mais de salário que pagava a 12 anos atrás.
A subida foi inferior a essa percentagem
Possivel sim. Mas convem perceber ao q isso corresponde.

De qq maneira, o aumento a q se tem assistido generalizado dos salarios dos jogadores abafa bem esses 24%.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,079
18,382
Vila Nova de Gaia, 1975
Estás a complicar o q é tão simples…

Queres comparar MV com o q?

Queres falar de custos totais do plantel, amortizações mais salarios? Td bem, devo ser quem mais falou disso aqui. Mas se queres enquadras isso, n podes comparar esse bolo total com mais valias… sendo os custos com pessoal o principal gasto da sad, só faz sentido comparar gastos totais vs custos totais.
Claro que faz sentido.

O que não faria sentido era querer que as MV cobrissem os dois custos.

Mas faz sentido ver a evolução do custo efetivo liquido do plantel.

Como faz sentido pensar nisso individualmente quando se analisa uma contratação.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
Claro que faz sentido.

O que não faria sentido era querer que as MV cobrissem os dois custos.

Mas faz sentido ver a evolução do custo efetivo liquido do plantel.

Como faz sentido pensar nisso individualmente quando se analisa uma contratação.
Eu sei q tudo isso faz sentido.

O exercicio aqui são mais simples. Conclusivos na sua medida. Depois têm q ser enquadrados na sua medida. Não desprezados.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
A massa salarial em 2022/2023 foi de 94,5M e não de 88M como dizes.
94,5M Já tem um desvio de 9M relativamente ao que deveria de ser efetivamente.

O que eu estou a fazer é uma previsão até final do ano utilizando o montante do 1º semestre e comparando o com o que deveria ser.


É verdade mas é verdade que o é a reboque dos 3 grandes e do Braga.
Fores ver as contas dos outros clubes a mediana salarial subiu muito pouco. Acho que sinceramente nem a inflação acumulada subiu...

Confirmei agora de 94,5M é do consolidado de 22/23.

Consolidado de 2010/11 foi de 50M. 46,7M tb confirmei, é do individual da sad.
 
SUPERMLY

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
7,186
6,305
Confirmei agora de 94,5M é do consolidado de 22/23.

Consolidado de 2010/11 foi de 50M. 46,7M tb confirmei, é do individual da sad.
Isto tudo para dizer o que?
Eu defendo uma gestão em que o Resultado fora venda de passes tenha que ser 0.
Ou seja o que clube consegue em exploração de atividade tem de ser o gasto nessa mesma exploração. Trocando por miudos não pode haver defice
Os valores das mais valias tem de ser reinvestidos em aquisições e para pagar emprestimos.


O project finance do FCP em 2003 tinha como objectivo o autoinvestimento em 2018 ou seja um clube sem necessidade de capital alheio remunerado.

E não me venham com a merda da perda de competitividade porque essa merda é das maiores falacias que já ouvi.
Haja gente competente e o que o clube gera é mais que suficiente para atingir os seus objetivos.
 
  • Like
  • Love
Reações: hugo mocc e Pavão

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
Isto tudo para dizer o que?
Eu defendo uma gestão em que o Resultado fora venda de passes tenha que ser 0.
Ou seja o que clube consegue em exploração de atividade tem de ser o gasto nessa mesma exploração. Trocando por miudos não pode haver defice
Os valores das mais valias tem de ser reinvestidos em aquisições e para pagar emprestimos.


O project finance do FCP em 2003 tinha como objectivo o autoinvestimento em 2018 ou seja um clube sem necessidade de capital alheio remunerado.

E não me venham com a merda da perda de competitividade porque essa merda é das maiores falacias que já ouvi.
Haja gente competente e o que o clube gera é mais que suficiente para atingir os seus objetivos.
Estás a me perguntar a mim? 😅 Tu proprio é que fizeste essas contas e que levaste a questão para aí...
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
Eu não os desprezo.

Mas, na minha opinião, essa simplificação, não só retira significado, mas também enviesa a análise.
Não é uma simplificação, são questões que fazem sentido. Enquadradas de forma certa acrecentam muita informação.

Ja acima expliquei mas posso aprofundar os porquês:
- Em relação às margens de lucro MV/Amortizações por se perceber qual o verdadeiro valor acrescentado criado, qual a % que fica na rotação do plantel e provar ou não se existe grande diferença na evolução destas margens ao longo dos anos.
- Em relação ao impacto dos impostos e inflação nos custos com pessoal, perceber tambem que impacto, muito ou pouco, têm estas razõs exogenas nos custos com pessoal.

Se isto não é importante, não sei... pessoalmente não posso concordar que não têm.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
23,079
18,382
Vila Nova de Gaia, 1975
Não é uma simplificação, são questões que fazem sentido. Enquadradas de forma certa acrecentam muita informação.

Ja acima expliquei mas posso aprofundar os porquês:
- Em relação às margens de lucro MV/Amortizações por se perceber qual o verdadeiro valor acrescentado criado, qual a % que fica na rotação do plantel e provar ou não se existe grande diferença na evolução destas margens ao longo dos anos.
- Em relação ao impacto dos impostos e inflação nos custos com pessoal, perceber tambem que impacto, muito ou pouco, têm estas razõs exogenas nos custos com pessoal.

Se isto não é importante, não sei... pessoalmente não posso concordar que não têm.
Tudo é importante numa análise.

Agora se queremos analisar a bit picture temos de ir um pouco mais longe, na minha opinião...
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
Só porque ontem se falou nisto... Adicionado nos tópicos iniciais gráfico comparativo dos 3 grandes da evolução dos custos totais por época.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
Li por alto o novo memorando de entendimento, que até tem exemplos. E as conclusões que posso acrescentar são as seguintes:

- Distribuição UCL/UEL/UECL mantém-se igual.
- A nivel de Champions League, é previsto o Prize Money distribuido aos clubes aumentar de 2002M€ em 2023/24 para 2467M€ em 2024/25.
- Tendo em conta, as % de alocação decididas, temos então que:

1. Prémio de participação (27,5%) deve SUBIR de 15,64M€ para 18,85M€ (36 participantes)

2. Prémios de performance (37,5%) (vitoria, empate e apuramentos) deve, de uma forma geral, MANTER-SE - Numero de jogos sobe ~50% para ~50% de aumento de premio. 189 jogos vs 125 jogos atuais. Não obstante, haverá mais jogos para se poder facturar. Por exemplo, para chegar aos oitavos significa 8 ou 10 jogos conforme necessidade de playoff ou não. Atualmente são 6.

3. Prémio de "valor" (35%) (market pool + coef.) - Não se sabe ainda o formato mas o bolo total DESCE. Passamos de 901M€ em 2023/24 para 32 clubes para 863M€ para 36 clubes em 2024/25. Se as regras o ranking a 10 anos se mantivessem + MP, isto significaria o Porto passar de ~29M de prémio para ~25M€ sensivelmente.


Em relação à Europa League (UEL):
- Deixa de haver despromoção de equipas da Champions.
- Aplica-se a mesma distribuição de prémios em % que na Champions.
- Prize money previsto passar de 465 para 565M€.
Errata:

Dos 2467M€, 30M ficam nas fases de qualificação. A desenvolver no post seguinte.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
22,786
15,814
Atualização dos prize money UEFA para 2024/25

Champions League - 2437M€ (30M ficam na fase de qualificação)

1. Prémio participação (27,5%) - 18,64M€ para os 36 clubes

2. Performance (37,5%)
- Vitória na fase grupos - 2,1M€ (baixa de 2,8M)
- Empate na fase de grupos - 0,7M€ (baixa de 0,93M)
- Top 8 da fase de grupos - 2M€
- Presença no Play-Off (entre 9º e 16º lugar) - 1M€
- Prémio Ranking na fase de grupos - 36 shares de 0,275M€ (prémio conforme a classificação na fase de grupos, 37 - lugar x share)
- 1/8F - 11M€ ( sobe de 9,6M)
- QF - 12,5M€
- SF - 15M€
- Finalista - 20M€
- Vencedor - 25M€

3. Prémio de valor (35%) - complicado explicar aqui
- 25% conforme o ranking a 10 anos (valor entre 0,3M€ e 9,9M€ por shares entre as 36 equipas)
- 75% calculado na média de um ranking Market Pool + 5 anos (conforme o ranking final calculado, valor entre os 1 e 36M por shares de cerca de 1M)

Daqui se retira que:

Uma presença simples na fase de grupos com presença no play-off ( orçamento "responsavel" feito por mim) representa um encaixe de 57M€ ( vs ~50M atuais)
Uma caminhada até aos 1/8 com a deste ano, ofereceria cerca de 70M€ (vs ~65M atuais)
 
Última edição: