Se houver mesmo fundo de verdade neste rumor (e no que mete SC a sair do clube) creio que é uma boa escolha, não será certamente o favorito de muita gente, mas creio que em função do nosso provável real mercado de treinadores acaba por ser o único em que não vejo automaticamente como alguém com algo a provar numa comparação com SC, ele é melhor que SC em algumas coisas e pior noutras, um estilo de futebol completamente diferente mas ambos sem dúvida bons treinadores apesar de não serem excepcionais. Mas ele está mais dependente do plantel que a SAD lhe der que SC alguma vez esteve, não é tão bom a potenciar jogadores medianos e a ideia de jogo exige um conjunto de jogadores mais difíceis de arranjar no mercado para ser viável, por outro lado essa ideia de jogo tem um tecto (ao nível de qualidade) superior se os conseguirmos arranjar.
No entanto eu estou-me a basear no VP que eu conhecia e que não aqui treina desde 2013, não sei como evoluiu ao nível da gestão de balneário e comunicação que costumavam ser os seus handicaps, na altura creio que só tinha antes de nos treinar um breve experiência no Santa Clara como treinador principal e isso notava-se tanto pela dificuldade em extrair rendimento dos jogadores como em lidar com uma CS agressiva, mas entretanto e depois de sair já passou pela Arábia Saudita, Grécia, Turquia, Alemanha e China, duvido que com tanta experiência acumulada não tenha evoluído alguma coisa a lidar com jogadores e a interagir com a CS.
É verdade que ele não ganhou muitos títulos durante esses 8 anos e creio que os que ganhou foram só na Grécia e China, embora provavelmente talvez fossem os únicos projectos onde seria realista os alcançar, mas isso também não é surpreendente porque como atrás referi ele não é um treinador muito adaptável (para além de ter o seu feitio peculiar que não encaixa bem em todo lado, tal como SC) e tudo depende da capacidade do clube em lhe arranjar o tal plantel para jogar o 4-3-3 em posse. Numa comparação com a sua última passagem dificilmente estaremos em condições de lhe dar um 11 titular tão forte como o de 2012 e 2013, no entanto se o que lhe arranjarmos não for muito distante e lhe dermos um banco melhor, talvez não faça grande diferença para ter pelo menos sucesso interno, a Champions é que será mais uma incógnita e dependerá do quanto ele tiver evoluído na tal gestão de balneário.
Também será engraçado perceber como os adeptos vão reagir a isto, VP tal como SC sempre teve os seus haters, talvez alguns dos momentos complicados que o clube viveu entretanto tenham moderado algumas expectativas e levado esses adeptos a reavaliarem todo aquele período, mas depois quando o futebol de posse começar, vamos ler por aqui e em outros lados aquilo que hoje lemos de SC com a diferença da substituição das expressões rudimentar e «chuto para a frente» com sonolência e «bola para o lado».