E já nem falo noutras questões, como por exemplo o desporto federado. Para mim, parece-me que praticar desporto federado neste momento é insustentável, principalmente para as pessoas que não vivem dele.
Tenho estado atento a vários casos e a disparidade nas medidas é muito grande e não consigo perceber isso.
Para começar, vejamos o exemplos da Selecção Nacional. Depois do Portugal x Espanha, o Anthony Lopes deu positivo, os restantes jogadores negativo. Não houve isolamento. O caso voltou a repetir-se depois do França x Portugal, tendo calhado a fava ao Ronaldo. E repare-se que eles estão em estágio, estão todos no mesmo hotel, partilham refeições, etc. Não é só um contexto de treino.
No meu caso, acabei recentemente um isolamento de 2 semanas porque um dos meus colegas de equipa deu positivo. Colocaram-nos em isolamento, mas não mandaram realizar nenhum teste. Ninguém teve sintomas, a maior parte do plantel fez teste à sua conta. Toda a gente negativo. Mas, independentemente do resultado do teste, as ordens eram para ficar as 2 semanas em casa. Neste caso o contacto foi apenas em contexto de treino. Não fazemos disso vida e nem sequer tem havido balneário, já vai tudo equipado de casa.
Sei de um caso semelhante noutra equipa, mas a eles mandaram logo fazer o teste. Só não sei se tiveram de ficar em isolamento na mesma.
Por fim, deixo apenas isto:
Agora, alguém que me explique como é que isto funciona e quem é que toma estas decisões, porque eu não entendo. Como é que jogadores amadores ou semi-profissionais podem continuar a praticar desporto sabendo que correm o risco de estar 2 semanas por mês em casa? Que entidade patronal fica satisfeita ao ter um colaborador que está em casa metade do tempo? Principalmente quando falamos de quem não tem a possibilidade de tele-trabalho. Ainda por cima, olhando para o topo da cadeia e vendo que se tomam medidas completamente diferentes.
Na minha opinião, ou se tratam todos da mesma forma, neste caso, como acontece com os profissionais, ou o melhor é cancelar/adiar os campeonatos distritais e algumas competições nacionais. Até porque dá impressão que o contágio em contexto de treino não é assim tão fácil quanto isso, uma vez que têm sido vários os casos onde apenas o atleta infectado testou positivo, os restantes colegas tiveram resultado negativo.
De toda a maneira, as coisas como estão não funcionam, principalmente com a disparidade de medidas que existe. Não entendo como é que se faze regressar a competição e nem sequer há um plano com cabeça, tronco e membros para o caso de haver infectados. Olhando para tudo, dá impressão que a pressa para o regresso do desporto tinha como finalidade a entrada do nas associações/federação. Até porque, dá impressão que continua tudo bem. Eu aqui a ponderar se continuo a jogar este ano e não vejo nenhuma associação ou quê a abordar esta questão.