Não vou de maneira nenhuma defender o VP da eliminação da Taça perante uma equipa de um escalão inferior, mas vou defende-lo de comentários fatalistas anunciando a morte de Vítor Pereira na Alemanha.
O Vítor Pereira aceitou o desafio de ir para uma equipa que ocupa o 14º lugar da Bundesliga 2 e de no espaço de ano e meio subir de divisão. É bom perceber a realidade actual do Munique 1860, é uma equipa que nos últimos anos tem estado sempre com a corda no pescoço, sempre nos últimos lugares da 2ª liga Alemã, há 2 anos escaparam da descida para o 3º escalão no play-off de despromoção, têm estado consistentemente nos últimos lugares e têm tido dos plantéis mais fracos do seu escalão.
O Vítor Pereira chegou e mudou de imediato, a equipa do Munique 1860 está a jogar em 3-4-3, num futebol apoiado tipicamente de posse e com a imagem de marca de Vítor Pereira, nota-se que ainda não estão confortáveis e é perfeitamente normal, não sei se vai conseguir ou não, sei que é um grande desafio e sei que é preciso tempo, o que o Vítor Pereira fará esta época é indiferente, o fundamental é assegurar a manutenção e mudar radicalmente o futebol e a mentalidade da equipa para começarem a próxima época com outra tranquilidade.
Não entendo esta atitude por parte de muitos adeptos do FCPorto perante o Vítor Pereira, tratado como se fosse alguém que tivesse feito mal ao clube quando na realidade foi o último treinador a ser campeão no FCPorto. Enquanto que se aproveita tudo e mais alguma coisa para atirar à cara do Vítor Pereira, o Marco Silva que já insultou o FCPorto e o seu treinador na altura Paulo Fonseca é visto como o novo Mourinho. Incompreensível.
Seria fácil chegar à Alemanha e jogar à retranca com as linhas baixas e em contra-ataque para sacar um ponto ali, outro acolá e garantir a manutenção, isso é o que qualquer treinador sabe fazer. Mas a médio prazo, em que é que isso iria beneficiar o Munique 1860? A jogar dessa forma certamente estariam longe do objectivo da próxima época, subir à Bundesliga.