Todos têm o direito a ter uma opinião, é perfeitamente legítimo não gostarem do Vítor Pereira. A mim não me interessa o que pensam de mim por eu gostar imenso do trabalho do Vítor Pereira, é alguém com quem já tive o enorme prazer de privar e de ver "in loco" o seu trabalho no dia-a-dia e alguém de quem tenho a melhor das opiniões enquanto treinador de futebol.
Para mim, e não tenho qualquer tipo de vergonha do que os outros pensam ou deixam de pensar, foi o melhor treinador que o FCPorto teve depois de José Mourinho.
O mundo do futebol é um mundo extremamente competitivo e para além disso, tremendamente sujo e desonesto. O Vítor Pereira no FCPorto desde que treinou as camadas jovens era visto como alguém de extrema competência e com capacidade para treinar a equipa principal, não foi por acaso que foi o escolhido pela direcção, não por André Villas Boas, para ser o treinador adjunto. Toda a gente sabia da capacidade técnica e dos conhecimentos que o Vítor tinha.
Assumiu o FCPorto num momento difícil, foi bicampeão e acabou por sair por vários factores que não vale a pena estar a enumerar novamente.
Quando saiu do FCPorto, cometeu o erro de ir para a Arábia Saudita seduzido pelo dinheiro e pela possibilidade de dar garantir um futuro para os filhos. Voltou ao futebol Europeu para ir treinar o Olympiakos foi campeão, é verdade que actualmente qualquer um é campeão no Olympiakos, mas nunca ninguém deu valor ao que Vítor Pereira fez na Grécia, mas ao que Marco Silva fez já todos deram valor. A importância é exactamente a mesma.
Foi para a Turquia para um clube instável como o actual Fenerbahçe, acaba por não ganhar nada, mas o clube após a sua saída, repleto de nomes conhecidos, está ainda pior do que o que estava.
Agora vai abraçar um projecto desportivo que apesar de ser na 2ª liga Alemã, não deixa de ser interessante. Se conseguir na próxima época a subida de um clube histórico como o Munique 1860 relançará a sua carreira, num campeonato importante.
Ao Vítor Pereira faltaram/faltam, algumas coisas importantes, um bom empresário, uma boa imprensa, e também uma boca capacidade de comunicação e algum carisma.
No futebol e na maioria dos desportos, a avaliação que se faz é quantitativa, tudo se resume a títulos, a vitórias, ao produto final. Mas o que nos esquecemos é que no fim, só um pode ganhar, e ninguém e neste caso nenhum treinador tem o controlo total de todos os factores que influenciam uma vitória final.
No aspecto qualitativo valorizo, e continuarei a valorizar sempre que achar que o devo fazer, o trabalho de Vítor Pereira.