Eu se falo assim, não é num tom ofensivo, mas cansa-me tentar mudar perspectivas e mentalidades (sim, esforço-me por isso) relativamente a pessoas e profissionais com valor. E estar constantemente a ver as pessoas a dizer o mesmo, é possível que leve a repetir-me. Mas adoro este espaço, então esforço-me por impor fortemente algumas ideias ou teorias que tenho. Valem o que valem, estamos num fórum de portistas. Mas não quero nunca que digam que somos como o serorc ou o fórum da lagartagem. Pelo menos em maioria. E nisto nem me refiro a ti, atenção, falo num plano geral. Por isso é que insisto tanto na questão Quaresma. É um problema maior do que se pensa, não pelo jogador chamado Ricardo Quaresma, mas pelo perfil de comportamento e a forma como se permite que tal aconteça.
Acredita que eu concordo com isso tudo que falas. Ele levava-me à loucura. Custa-me que alguém que saiba tanto, no mais fácil por vezes não ser capaz de sobressair quando é preciso mostrar alguma auto-confiança ou arrogância, até.
Por isso, concordo em absoluto que ele não é de todo um modelo de liderança, muito longe disso. Mas por isso é que eu peguei nas questões técnicas e tácticas, porque nisso ele é muito bom. E não há muito a apontar-lhe. Digo-te isto com toda a sinceridade.
E isto leva-me a defendê-lo, porque ele é muito competente, e isso é o primeiro passo para se ser um excelente treinador. Também não o considero um génio da lâmpada, precisamente porque lhe faltam aspectos para o ser, alguns que acabaste de enumerar, e outros. Mas o que se fala e critica nele não é o que faz de alguém bom ou mau, é o que torna alguém fora de série de alguém muito bom. Entendes onde quero chegar?
E por isso é que acho, que mesmo não sendo fora-de-série, em ligas europeias onde há muita gente incompetente, Vítor Pereira, não sendo génio, tem o que é preciso para regularmente vencer os seus opositores. Pois se perde em alguns aspectos importantes, nos determinantes consegue resolver sempre com a competência e o conhecimento que adquiriu durante anos.
E o maior incompetente de todos é aquele que acha que não tem que evoluir, e até nisso há que gabar VP. Porque ele é o primeiro a admitir que "a sua imagem não vende", que "tem tentado melhorar a comunicação", que "vive da tentativa-erro para crescer".
É isto que me faz gostar ainda mais dele, porque é com gente séria como ele que se atinge o sucesso. Mesmo que nunca venha a ser um génio, está a construir um percurso que fará com que não seja visto nunca como incompetente, porque simplesmente não o é, nem nunca foi.
Temos o exemplo de Mourinho, era o "Especial", tanto achou que o era, que não só não evoluiu, como regrediu. É pena, porque é completo, é um sujeito muito próximo desse "génio da lâmpada" que estamos a falar.
Para concluir, o homem competente, por nunca se apaixonar por si próprio e por reconhecer as suas falhas, irá evoluir sempre. Por outro lado, o génio, terá muito mais gente a amá-lo, mas a falta de longevidade desse mesmo génio pode provocar o sentimento contrário. Enquanto que um treinador competente, pode nunca ser amado, mas provavelmente será sempre respeitado.
Eu não pensava assim há uns anos, confesso. Mas com o passar do tempo, evoluindo e crescendo, percebi que não existe gente especial e que há uma explicação para absolutamente tudo, especialmente para o sucesso de qualquer ser humano.